Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Missa solene encerra a 11ª Festa de Frei Bruno em Xaxim

27/02/2023

Notícias

A Paróquia São Luiz Gonzaga, em Xaxim (SC), encerrou neste domingo (26/02), a 11ª Festa em honra a Frei Bruno Linden. Foram 10 dias relembrando os passos do frade franciscano com novena, terço e Santa Missa.

O início das festividades ocorreu na sexta-feira (17/02), às 18h30, na Igreja Matriz com a novena. A cada dia foi abordado um tema: estudantes, trabalhadores, família, enfermos, vida fraterna, vocações, missões e a oração pela beatificação do Servo de Deus.

Neste ano, o tema central da festa foi: “Com São Francisco e Frei Bruno, chamados a viver o Evangelho”. Durante a Novena, a oração pela Beatificação fez parte da liturgia diária e a bênção da “pata de vaca” foi realizada para que os fiéis pudessem fazer o chá em suas casas. As celebrações foram transmitidas pelo Facebook e YouTube da Paróquia.

No domingo, o povo de Deus se reuniu para celebrar a Santa Missa no ginásio São Francisco de Assis, às 9h30. O pároco, Frei Gilson Kammer, presidiu a Eucaristia, que teve como concelebrantes Frei Jacir Zolet, Frei Alan Maia e Frei Moacir Longo.

A manhã do domingo também ficou marcada pelo envio dos 62 novos Ministros da Palavra e da Eucaristia e a renovação de 208 Ministros de toda a Paróquia. Os novos Ministros participaram de um curso de formação, ministrado por um grupo com a coordenação de Frei Jacir Zolet.

                                                               (toque nas imagens para ampliá-las)

Em sua homilia, Frei Gilson agradeceu a presença de todos, que participaram da novena, do terço e dos que acompanharam pelas redes sociais. Recordou a caminhada de Frei Bruno pelo tempo que esteve em Xaxim e como ele é lembrado com carinho por todos que o conheceram em vida.

Durante a entrada das ofertas, os integrantes da Comissão pela Beatificação de Frei Bruno trouxeram símbolos lembrando o frade franciscano, como o guarda-chuva, o terço, as sandálias. A equipe esteve presente na organização e em todos os momentos celebrativos da festa.

                                                               (toque nas imagens menores para ampliá-las)

Ao final da Santa Missa, os novos Ministros leram uma pequena homenagem aos frades da Paróquia em agradecimento pela caminhada durante os meses de formação e entregaram uma pequena lembrança.

Após a celebração, no salão paroquial, foi oferecida uma saborosa churrascada e o sorteio da Ação entre Amigos. Todo o valor arrecadado pela 11ª Festa de Frei Bruno será usado para o restauro da igreja Matriz, que teve início no mês de fevereiro.

As contribuições para o restauro podem ser feitas através de Pix (paroquiaxaximrestauro@gmail.com), por boleto ou por carnê de pagamento. Mais informações pelas redes sociais da Paróquia São Luiz Gonzaga ou pelo (49) 3353-1093.

CAMINHADA PENITENCIAL FREI BRUNO

As festividades em honra ao Servo de Deus Frei Bruno continuam neste domingo em Joaçaba, com a Caminhada Penitencial. Além de ser uma demonstração de fé e conversão, sempre no segundo domingo da Quaresma, essa Caminhada tem a marca registrada da devoção ao Servo de Deus Frei Bruno Linden, um “santo” para os catarinenses, especialmente das regiões que presenciaram as suas peregrinações no Oeste do Estado. O momento também é especial porque o povo volta às ruas pedindo pela beatificação de Frei Bruno depois de três anos sem poder participar presencialmente devido à pandemia de Covid-19. A Romaria, no entanto, aconteceu de forma virtual nesse período.

VEJA MAIS SOBRE FREI BRUNO NO ESPECIAL


Camila Mendo e Diogo Rossoni (fotos), pela Pascom da Paróquia São Luiz Gonzaga