Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

No encerramento do Tríduo, o tema é a Vocação Presbiteral

13/10/2023

Notícias

 Xaxim (SC) – Em uma bonita Celebração Eucarística na Comunidade Ari Lunardi, que tem como Padroeiro São Cristovão, em Xaxim (SC), nesta sexta-feira (13/10), Frei Augusto Luiz Gabriel fez o Juramento de Fidelidade à Igreja no último dia do Tríduo em preparação para a sua ordenação presbiteral, que acontece neste sábado, às 16 horas, na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, nesta cidade. Ele será ordenado presbítero pelas mãos de Dom Odelir José Magri, bispo diocesano de Chapecó. Sua Primeira Missa será celebrada no dia 15 de outubro, às 10 horas, na Comunidade Nossa Sra. da Salete de Vila Tigre, em Xaxim. “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura”, é o lema de Frei Augusto para a ordenação presbiteral.

“Neste terceiro dia do Tríduo, a gente vai refletir sobre as vocações sacerdotais, a vocação da Igreja para o serviço do altar. Já refletimos sobre a vocação batismal, que todos nós somos chamados, a vocação religiosa, que nós consagrados fazemos; e hoje a vocação do presbítero, aquele que tem a tarefa de servir a Igreja, os sacramentos, no altar do Senhor”, explicou Frei Jeâ Paulo de Andrade, do Serviço de Animação Vocacional.

O presidente da Celebração Eucarística foi o pároco da Paróquia Santa Clara de Colatina (ES), Frei Pedro de Oliveira Rodrigues. Mas não foi só por isso que ele foi convidado a ser presidente desta Santa Missa. Ele foi o catequista de Frei Augusto quando residiu em Xaxim e ainda celebrou a Primeira Comunhão de Frei Augusto, em 2005. O frade não poupou elogios ao futuro presbítero e lembrou que esta Missa seria a última em que Frei Augusto serviria o altar como diácono.

“Hoje, aqui, nos encontramos em preparação para a ordenação presbiteral de nosso irmão, de nosso confrade, Frei Augusto Luiz Gabriel. É um momento marcante em sua vida, em sua caminhada e para mim, que tive a graça de acompanhá-lo na catequese e na Primeira Comunhão, também é marcante esse momento”, disse Frei Pedro.

Refletindo sobre a Palavra de Deus hoje, na primeira leitura, Jeremias nos mostra que Deus sempre contou e continua contando com colaboradores e colaboradoras para a missão de servir. “A missão do profeta é anunciar o reino, o reino da vida, o reino da justiça, do amor, da fraternidade, da solidariedade e denunciar tudo aquilo que vai contra esse projeto do reino. Então, essa é a missão do profeta. Essa missão de todos aqueles e aquelas que assumiram este compromisso de se tornarem seguidores e seguidoras do Senhor”, lembrou.

Segundo ele, Jesus confia aos seus discípulos e a cada um de nós a missão de anunciar o seu reino. “O reino da fraternidade, num mundo marcado por tantas injustiças; o reino da paz, marcado por tanta violência; o reino da solidariedade, da fraternidade, marcados por tantas desigualdades. E para curar também. A cura da qual Jesus fala em Mateus são as feridas. A ferida da intolerância, a ferida da indiferença, a ferida do egoísmo, a ferida da omissão e outras tantas feridas. Hoje, o Senhor espera poder contar com você, Frei Augusto, para atenuar, amenizar a dor de tantos irmãos e irmãs que por acaso surgirem no seu caminho. Compadecer-se delas porque estavam cansadas e abatidas”, exortou.

“Restaurar a esperança aos desesperançados; restaurar alegria aos tristes e abatidos; restaurar o ânimo de todos aqueles que perderam o gozo de viver. Estas são algumas das tarefas que o Senhor também lhe confere”, disse, dirigindo-se a Frei Augusto.

“A messe é grande e os operários são poucos. Olhando para a nossa realidade de Igreja, quantas necessidades temos de operários que possam dar tudo de si em prol de algo maior. Cada um de nós temos essa missão: sermos portadores da Boa-Nova do Reino, propagadores da paz e do bem, assim como usamos essa saudação de paz e bem”, observou.

Segundo ele, a maior arma capaz de destruir todo mal chama a arma da paz. E dizermos ao mundo que, como seguidores de Francisco de Assis, admiradores e admiradoras deste grande homem, somos capazes de propagar essa paz onde estivermos. “O mundo precisa reaprender a usar essa arma. E todos nós, franciscanos, temos em mãos essa arma. Que saibamos usá-la em prol do mundo mais justo, humano e fraterno. A messe é grande e os operários são poucos”, completou.

Terminada a homilia, Frei Jeâ convidou ao Frei Augusto para vir até a frente do altar com o Evangeliário, dando mais um passo nesta preparação. “O padre é aquele que comunica a Palavra de Deus em nosso meio”, disse, convidando os coroinhas para, em círculo, ajudarem a Frei Augusto segurar a Palavra de Deus. “Ele agora vai fazer esse juramento de fidelidade para com a Igreja povo de Deus. “Eu, Frei Augusto, ao assumir a função de presbítero prometo conservar sempre a comunhão com a Igreja católica”, disse o frade.

Nesta sexta, a Semana Missionária terminou às 17 horas. Os missionários visitaram casas das famílias da Matriz, Ari Lunardi, Bairro Chagas e Pilão de Pedra.


Moacir Beggo