Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

No dia do Padre, vocacionados refletem sobre a vocação

05/08/2013

Notícias

savPor Thiago Santos, especial para este site

São Paulo (SP) – Aconteceu no último dia 4 de agosto, o Encontro Vocacional no Largo São Francisco, em São Paulo. Nós, jovens vindos de diversos lugares e com histórias diferentes, reunimo-nos para que, juntos, possamos entender qual o chamado de Deus para nossas vidas.

O último encontro havia sido na cidade de Guaratinguetá, interior de São Paulo, no mês de junho. E julho, devido aos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, não houve encontro, e todos estavam ansiosos para a retomada desse momento de partilha.

O encontro se iniciou com a Santa Missa, e no primeiro domingo do mês de agosto, o mês vocacional, a Igreja celebra o Dia do Padre e a memória de São João Maria Vianney, o Santo Cura D’Ars, protetor e intercessor dos sacerdotes. Nesta Missa foi realizada uma homenagem para nosso animador vocacional, Frei Alvaci Mendes da Luz, em agradecimento pelo seu sim ao chamado sacerdotal.

Logo após a celebração, os novos vocacionados se apresentaram e foram acolhidos carinhosamente pelos demais que estão sendo acompanhados desde fevereiro deste ano. Refletimos sobre a liturgia do dia, onde Jesus nos ensina que a vida do homem não consiste na abundância de bens, mas, sim, na partilha fraterna. E comentamos algumas frases ditas pelo nosso querido Papa Francisco durante sua passagem pelo Brasil, como por exemplo: “A Igreja é mãe. A mãe dá carinho, beija, ama”, mostrando a necessidade de estar sempre próximo dos nossos irmãos.

savÀ tarde, após o convívio com os frades e um delicioso almoço com a fraternidade, retomamos a conversa, e partilhamos o tema da vocação sacerdotal e a extrema importância dos padres (palavra que significa Pai) em nossas vidas. Durante todo o dia vivemos o espírito de amizade, fraternidade e partilha, características da vida franciscana.

O nosso encontro se encerrou por volta das 14h30 com a Oração Vocacional. Saímos do Convento São Francisco ansiosos pelo próximo encontro vocacional e com o desejo de seguir a Jesus Cristo como o nosso Francisco, o Irmão de Assis, o seguiu. Que Santa Clara, cuja festa celebramos no próximo domingo (11), São Francisco de Assis e o Espírito Santo nos iluminem nessa reta final dos encontros vocacionais. Afinal, como Frei Alvaci costuma dizer: “Vocação acertada, vida feliz!”