“Natal em Greccio” encanta plateia do Teatro Imperial, em Petrópolis
08/12/2025

Na noite da última quinta-feira, 4 de dezembro, o Teatro Imperial de Petrópolis abriu sua temporada de apresentações natalinas com um espetáculo que emocionou a todos: “Natal em Greccio”, interpretado pelo Coral dos Canarinhos e pelo Coral das Meninas dos Canarinhos. A produção do especial foi uma realização do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis e os coralistas foram regidos pelo Maestro e diretor artístico do IMCP, Marco Aurélio Lischt.
O espetáculo é inspirado na tradição iniciada por São Francisco de Assis, que em 1223 marcou o seu tempo com aquilo que entraria para a história como a representação do momento do nascimento de nosso Senhor na pequena cidade italiana de Greccio. O desejo de Francisco era de que todo o povo pudesse contemplar e viver a grande emoção do Nascimento do Salvador e de que Belém pudesse ser todos os lugares do mundo onde os homens e as mulheres estivessem reunidos no desejo de acolher esse Deus-Menino entre nós!
O concerto trouxe ao palco uma narrativa envolvente, unindo música e encenação de modo a revisitar a tradição franciscana, em especial, o relato de Tomás de Celano acerca desse episódio memorável.
O espetáculo contou com narração, canto coral, solos musicais e cenas que transportaram o público para o espírito do Natal, assim como desejado pelo pobrezinho de Assis. Entre as peças apresentadas estavam trechos do Ceremony of Carols, de Benjamin Britten, além de composições de Leo Hassler e Luca Marenzio.
O ponto alto da noite foi a execução de Noite Feliz, quando o Maestro Marco Aurélio Lischt convidou a plateia a cantar junto com os corais, criando um momento de profunda comunhão e alegria. A emoção foi tanta que a apresentação inspirou até poesia entre os presentes, revelando a força espiritual e artística do Presépio de Greccio e sua atualidade em comunicar a fé e o espírito desse tempo tão bonito do Natal.
A próxima apresentação deste espetáculo será no dia 20 de dezembro, em Sorocaba, como parte das comemorações dos 100 anos da Paróquia de Bom Jesus dos Aflitos, onde os Coros foram especialmente convidados para integrar os festejos.
Vale lembrar que os Corais estrearam o “Presépio de Greccio” em 2023, quando toda a Família Franciscana celebrava os 800 anos desse gesto de fé realizado por São Francisco de Assis e se coloca como um momento atemporal para todos os cristãos no desejo de contemplar o mistério da Encarnação de Nosso Senhor.
Por Rose de Mello

























































