Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Não façam do diaconato apenas um trampolim para a Ordenação Sacerdotal”, diz D. Cappio aos novos diáconos

18/12/2023

Notícias

Petrópolis (RJ) – Na manhã do Terceiro Domingo do Advento, o chamado Domingo da Alegria, 17 de dezembro, foram ordenados diáconos quatro frades que até esse ano integravam a Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus e concluíram nesse final de ano os estudos da Faculdade de Teologia: Frei André dos Santos Sungo Mingas, Frei Danilo Santos Oliveira, Frei José João Ganga e Frei Miguel Tchiteculo Tchindjombo Filipe. Os Diáconos tomaram como lema da Ordenação a passagem da Carta de São Paulo aos Gálatas: “Pela caridade, colocai-vos a serviço uns dos outros” (Gl 5,13).

Logo no início da celebração, Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro Provincial, fez a acolhida aos presentes, manifestou a gratidão e a alegria pelo sim desses quatro jovens frades que aderiram ao projeto de Jesus Cristo de se colocarem a serviço da Igreja nesse ministério, passando a ser aqueles que “se inclinam diante do povo mais simples, do povo mais pobre, do doente e necessitado para lhes lavarem os pés”. O Ministro aproveitou e agradeceu a acolhida de toda a fraternidade local e, de modo especial, a presença de Dom Frei Luiz Flávio Cappio, OFM; que presidiu a celebração.

(toque nas imagens menores para ampliá-las)

Frei Luiz, depois muitos anos servindo como Bispo na Diocese de Barra (BA), tornou-se emérito e nas palavras de Frei Paulo “com muita satisfação temos ele de volta em casa, em nossa Província”. Frei Luiz integra hoje a Fraternidade São Francisco de Assis em Rodeio, junto ao noviciado. Como a Diocese de Petrópolis encontra-se vacante, haja vista que o antigo Bispo, Dom Gregório Paixão, assumiu há alguns dias a Arquidiocese de Fortaleza (CE), Frei Luiz aceitou o convite do Governo da Província para ser o Presidente dessa Celebração em que seus jovens confrades seriam Ordenados Diáconos.

(toque nas imagens para ampliá-las)

Em sua homilia, Frei Luiz dirigiu algumas palavras aos ordenandos refletindo acerca do ministério diaconal: “Não façam do diaconato apenas um trampolim para a Ordenação Sacerdotal, o Diaconato é um momento importante e único na vida de vocês, o momento em que vocês vão viver a mística do Jesus Servidor, vão experimentar na vida de vocês e procurar viver de coração o Jesus que veio para servir.” Destacou a importância de se pedir a graça da fidelidade e da perseverança diante do chamado do Senhor Jesus, “um serviço simples, disponível, despojado, humilde e amoroso ao povo de Deus. Lembrem-se queridos confrades, no seguimento do Jesus Servidor vocês não estarão sozinhos. Seus confrades, o povo de Deus e toda a Igreja estão com vocês nesse belo e profundo Ministério hoje aqui abraçado.”

Terminada a homilia, seguiu-se o Rito da Ordenação, cada frade ordenando pode responder pessoalmente o propósito, prometendo diante do Bispo Ordenante a fidelidade ao chamado recebido. Em seguida, foi pedida a intercessão de todos os Santos através Ladainha, pedindo pela vida e vocação de cada jovem frade, confirmando os propósitos assumidos publicamente.

(toque nas imagens menores para ampliá-las)

Depois da Ladainha, o Bispo fez a prece de Ordenação pedindo para que seja enviado o Espírito Santo aos Ordenandos, que os fortaleça com os Sete Dons para que exerçam com fidelidade o seu serviço. Terminada a prece, os confrades presentes ajudaram os ordenados a vestir a túnica e a estola. Depois, de joelhos, diante de Frei Cappio, os novos diáconos receberam o Livro dos Evangelhos como sinal do grande anúncio da Ordem dos Diáconos, os que hão de Proclamar o Evangelho de Nosso Senhor! Terminado o Rito da Ordenação, num gesto de carinho e humildade, Frei Cappio os apresentou ao povo de Deus que acolheu os novos Diáconos da Igreja com uma calorosa salva de palmas.

Durante a Apresentação das Oferendas, Frei Danilo e Frei Miguel ajudaram a preparação do Altar para o Banquete Eucarístico. Os neo-diáconos, seguindo o costume, se colocaram no restante da celebração ao lado do Bispo, Frei Cappio.

(toque nas imagens menores para ampliá-las)

No fim da celebração, Frei Mingas dirigiu alguns agradecimentos, destacando as palavras lindas e encorajadoras do confrade Bispo, estendeu os agradecimentos também aos demais confrades na pessoa do Ministro Provincial, ao Coral dos Canarinhos de Petrópolis e, por fim, ao povo de Deus que se fez presente, seja da Paróquia do Sagrado, como da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Nilópolis, da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem da Rocinha e também do SEFRAS Rio, lugares onde existe a presença dos frades e onde os ordenados desempenharam seu serviço pastoral ao longo do ano.

Terminada a celebração, todos puderam cumprimentar os novos diáconos e partilharam um bolo como sinal de gratidão e alegria por este rico e importante momento da caminhada vocacional destes jovens frades, da Província da Imaculada e da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola!


Frei Gabriel Nogueira, OFM, e Frei João Manoel Zechinatto, OFM