Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Na alegria do Ressuscitado, fiéis celebram o primeiro dia do Oitavário

16/04/2017

Notícias

Érika Augusto (texto e fotos)

Vila Velha (ES) – Neste domingo de Páscoa, 16 de abril, os devotos de Nossa Senhora da Penha abriram pela 446ª vez, com muita emoção, mais um Oitavário. Nem o sol forte foi capaz de desanimar os fiéis, que desde as primeiras horas da tarde estavam em frente ao presbitério, montado no Campinho, aos pés do Convento da Penha.

Pouco antes das 14h30, Frei Paulo César, Frei Florival e os músicos acolheram os devotos com muita alegria. Frei Paulo Pereira deu as boas vindas aos fiéis, neste que é o seu primeiro ano como Guardião e Reitor do Convento da Penha. O Momento Devocional que precede à Missa foi conduzido pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel. Ele destacou a devoção de Frei Pedro Palácios a Nossa Senhora, e recordou que esta não é uma devoção pessoal, mas uma devoção extremamente franciscana. “Olhando para a Mãe, podemos nos tornar pessoas contemplativas e, através da oração, ser uma Igreja missionária”, afirmou o frade.

penha_160417-37O terço gigante, instalado entre as palmeiras, homenageia Nossa Senhora Aparecida, neste Ano Mariano celebrado pela Igreja no Brasil, recordando os 300 anos de sua aparição e, em sua fala, Frei Fidêncio destacou a relação entre as duas invocações de Nossa Senhora. “Quando nós invocamos a Mãe das Alegrias, também esta Mãe Aparecida traz para todos nós a esperança, a alegria de algo novo, de um Brasil renovado e profético”, concluiu, pedindo que Maria abençoasse todos os dias do Oitavário.

Após o momento devocional, teve início a Celebração Eucarística, presidida por Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo de Vitória, e concelebrada por Dom Rubens Sevilha, Bispo Auxiliar, por Frei Fidêncio Vanboemmel, Frei Paulo Pereira, Frei Djalmo Fuck, Pároco do Santuário Divino Espírito Santo, pelos frades e padres diocesanos.

A multidão presente se protegia do sol como podia. Muitos buscaram uma sombra na lateral do presbitério, embaixo das palmeiras e das barracas instaladas no Campinho e muitos de sombrinha em punho, colorindo a assembleia.

Logo após a procissão de entrada, o momento mais aguardado por todos: a chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha, trazida pelo grupo do Terço dos Homens. Duas jovens, vestidas de anjos, abriam caminho para a procissão. A imagem foi colocada no lado esquerdo do presbitério, onde permanecerá nos próximos dias do Oitavário.

Em sua homilia, Dom Luiz recordou a grande festa celebrada neste domingo, a Páscoa do Senhor, e afirmou que o Tríduo Pascal é um grande retiro celebrado pela Igreja. O Arcebispo destacou os gestos de Jesus, que mostram aos seus seguidores um itinerário a ser seguido. “Jesus ensina um jeito novo de ser, lavadores de pés dos nossos irmãos, servos uns dos outros”, afirmou, referindo-se à Quinta-feira Santa. Ele falou ainda da Crucificação de Jesus e da Adoração à Cruz, feita na Sexta-feira Santa. “Se você foi beijar os pés de Jesus naquela imagem, arrependido do seu pecado, foi um beijo pascal, de vida nova”, e alertou que ao beijar a Cruz sem estar arrependido, é dar um beijo como o beijo de Judas.

Dom Luiz falou ainda de Nossa Senhora das Dores, recordada ao longo de toda a Semana Santa. “Maria, que foi a primeira discípula, nos ensina a assumir a dor na Cruz de Jesus”, afirmou, pedindo por todas as mães que sofrem. “Qual mãe não sente ao ver o seu filho sofrendo?”, questionou o Arcebispo. “Nossa Senhora das Dores nos ensina a unir a nossa dor, os nossos sofrimentos, ao sofrimento de Jesus, e ter muita certeza de que a Cruz é sinal de esperança. Cristo crucificado é sinal de esperança”, afirmou, recordando as palavras do Papa Francisco nas celebrações do Tríduo Pascal deste ano.

Ao final de sua homilia, o Arcebispo recordou ainda Maria sob o título de Nossa Senhora das Vitórias, e pediu que durante os dias do Oitavário, os fiéis tivessem esperança, olhando para o sofrimento e a vitória de Cristo e também de Sua Mãe.

casal

Sara e Leonardo estiveram no 1º dia do Oitavário

Conforme o sol ia se pondo, os fiéis se animavam a ficar mais ao centro do Campinho, que estava quase lotado no primeiro dia do Oitavário. Muitas senhoras, mas também muitos homens, jovens e crianças. Entre os jovens presentes, estava o casal de namorados Leonardo (28) e Sara (25), na foto.  Ele é de Vila Velha e ela de Vitória, e vieram acompanhando os pais de Leonardo. Era a primeira vez de Sara na Festa da Penha. Ela afirma que a família é muito católica e que participa sempre da Igreja, mas que veio pela primeira vez acompanhando os sogros, que são muito devotos.

O Oitavário foi a última atividade neste primeiro dia de festa, que continua até a próxima segunda-feira, 24 de abril.

ROMARIA DOS CAVALEIROS ABRE AS FESTIVIDADES

Nas primeiras horas da manhã deste domingo, O Parque da Prainha, em Vila Velha (ES), recebeu a primeira atividade da Festa da Penha, a Romaria dos Cavaleiros.

Passava das 10 horas da manhã quando o carro de som, com a imagem de Nossa Senhora da Penha, apareceu, seguida de uma centena de cavaleiros, vindo de Cobilândia e de diversas cidades capixabas. Saudando a mãe de Deus, os cavaleiros foram se aproximando do palco, montado no centro da praça, para rezar e agradecer a Deus por mais um ano de romaria.

Na chegada, Frei Paulo Pereira acolheu os cavaleiros. Frei Paulo ressaltou a importância do cuidado com os animais e o meio ambiente, destacando a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema: Biomas brasileiros e a defesa da vida. O frade destacou a importância do cuidado com estes animais antes do regresso para as cidades de origem, deixando-os descansar antes do retorno.
Homens, mulheres e crianças estiveram presentes, demonstrando grande respeito e devoção à Virgem da Penha. Após a oração, os cavaleiros foram abençoados com a água benta.

Este é o 30º ano da Romaria dos Cavaleiros. Há 9 anos a atividade passou a integrar o calendário oficial da Festa da Penha.