Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mulheres colorem e encantam as ruas de Vila Velha

24/04/2017

Notícias

Érika Augusto 
Vila Velha (ES) – “A mais bonita das Romarias!” Quem afirmou isso foi o Reitor e Guardião do Convento da Penha, Frei Paulo Pereira. E ele tem razão. Neste domingo, 23, aconteceu a Romaria das Mulheres. Sempre muito colorida, com flores e balões, a Romaria deste domingo ganhou mais cor ainda: as sombrinhas. Há muitos anos, o sol reinava absoluto junto às mulheres, mas neste ano elas ganharam uma nova companhia, a chuva. Que veio fraca em boa parte do trajeto, mas muitas romeiras caminharam protegidas com as sombrinhas, um espetáculo de cores pelas ruas de Vila Velha.

O caminho não é tão longo como o da Romaria dos Homens, mas não deixa de ser menos emocionante. A presença é quase que em sua maioria de mulheres. Alguns homens acompanhavam as esposas, mães e filhas, mas eram poucos. “O dia é todo de vocês”, disse Frei Djalmo Fuck, Pároco do Santuário Divino Espírito Santo. As romeiras responderam com muitos gritos e festa.
Em todo o trajeto, Frei Djalmo, Frei Nazareno Lüdke e Frei Leandro Costa, acompanhados de uma banda da Paróquia, foram animando a romaria, com orações, preces e cantos. A imagem de Nossa Senhora da Penha, toda enfeitada com flores, seguia na frente, guiando as mulheres em direção ao Parque da Prainha.

A romaria, que saiu pontualmente às 16h do Santuário, chegou às 17h10 na Prainha, sendo recebida com grande festa pelas mulheres que tomaram todo o espaço do gramado e da rua. A imagem entrou em procissão, sendo carregada por mulheres vestidas com camiseta rosa. Emocionada, Penha Maria, da Paróquia do Rosário, foi uma delas. imagem. Foi a primeira vez em que ela levou a imagem e afirmou ser uma grande bênção poder levar o andor da Virgem.

Após a entrada da imagem, teve início a Celebração Eucarística, presidida por Dom Rubens Sevilha, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória.

Ele começou sua homilia dando um recado de Deus para as mulheres, afirmando que elas são lindas. “Você é muito bonita e amada por Deus. Quer mulher mais bonita que Maria? E todas as mulheres são filhas desta Mãe, portanto é a beleza dela que está em você”, disse Dom Sevilha.

Em seguida, ele recordou que neste domingo a Igreja celebra o domingo da Misericórdia, e pediu para que as mulheres não se culpassem em demasia, sobretudo por causa dos erros dos filhos. “Às vezes as mães ficam se culpando demais por causa dos erros dos filhos. Não se culpe por causa disso. Você educou, ensinou, mas depois o filho adulto vai seguir o caminho dele. Não vou dizer para não sofrer, porque mãe sofre. Mas não se culpe”, advertiu.

Ele falou ainda sobre o machismo, pedindo que as mães de filhos homens ensinem os filhos a respeitar e valorizar a mulher.

penhaM3_230417

IMPORTÂNCIA DA MULHER NA BÍBLIA

Dom Sevilha recordou as grandes mulheres do Antigo Testamento, destacando o chamado e o sim de Maria no Novo Testamento, e a importância de Nossa Senhora para o Projeto do Reino. Ele falou ainda de uma tradição, que não está escrita na Bíblia, mas que indicaria que a primeira aparição de Jesus Ressuscitado tenha sido para Maria. “O que está escrito no Evangelho é uma outra mulher, Maria Madalena, da qual Jesus havia expulsado 7 demônios”, destacou.

O bispo encerrou sua homilia com uma mensagem de encorajamento às mulheres. “Não deixe a angústia, a tristeza, tomar conta do seu coração. Mas que a graça de Deus te faça enfrentar as tristezas, as dificuldades, mas com Deus e com esta Mãe, que nós temos, nós sempre vamos vencer”, afirmou. E assinalou que o bem sempre vencerá o mal.

DIA DE MUITAS HOMENAGENS

A Celebração Eucarística foi marcada por belíssimas procissões. Na Liturgia da Palavra, as jovens do Santuário fizeram uma procissão, com a Palavra de Deus, o globo terrestre e panos coloridos. No momento de ação de graças, Nossa Senhora foi homenageada em seus muitos títulos. Enquanto as jovens entravam com panos com as estampas de Nossa Senhora, a banda cantava Todas as Nossas Senhoras, de Roberto Carlos.

Antes do encerramento, Frei Paulo Pereira pediu que os frades ficassem junto à imagem de Nossa Senhora da Penha e recordou toda a missão da Ordem dos Frades Menores no Convento da Penha.

Ao final, Dom Sevilha pediu um momento de silêncio e preces por todas as mães que perderam seus filhos, recordando que Nossa Senhora também havia passado por esta terrível dor.

MOMENTO DEVOCIONAL

Antes da chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha, aconteceu o último momento devocional da Festa da Penha deste ano. Frei Valdecir Schwambach conduziu a reflexão do dia.

Ele falou sobre a importância da união. “Se o nosso coração está dividido, nos sentimos enfraquecidos, débeis. Estamos pedindo a graça de permanecermos juntos, porque juntos somos mais”, pediu. O frade afirmou que os cristãos devem fazer a diferença no mundo, contribuindo uns com os outros, mães e filhos, filhos e pais. “Toda divisão nos traz tristeza, nos deixa menores e mais fracos”, acrescentou.

O frade encerrou a reflexão convidando os presentes a estenderem as mãos em direção ao Convento da Penha, enquanto era entoada a loa em honra a Nossa Senhora.

CORAL DA ARCELOR MITTAL

Ao final da celebração, Frei Paulo Pereira convidou as mulheres a permanecerem na Prainha, para uma atração preparada especialmente para elas.
Tratava-se da apresentação do Coral ArcelorMittal. O grupo apresentou um repertório com músicas sacras e encantou os presentes. A imagem de Nossa Senhora da Penha foi levada solenemente em procissão ao som do coral.

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

Nesta segunda-feira, 24, dia de Nossa Senhora da Penha, acontece o encerramento da Festa. Às 7h os grupos de Congo se encontram na Prainha para a 1ª Romaria dos Conguistas. No mesmo horário, a Conferência dos Religiosos do Brasil e o Seminário Arquidiocesano celebram a Eucaristia no Campinho. A Romaria dos Ciclistas sairá de Cobilândia às 8h, e se dirigem para a Prainha, onde acontece a bênção aos ciclistas.

Às 9h haverá uma apresentação das bandas de Congo e às 10h acontece a Missa das Pastorais Sociais. A missa de encerramento será no Parque da Prainha, às 16h.