Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades e Clarissas celebram a misericórdia de Deus no Mosteiro de Colatina

02/08/2023

Notícias

 Colatina (ES) – No dia em que a Igreja e em especial a Ordem Franciscana celebra o Dia de Nossa Senhora dos Anjos, a Porciúncula, também conhecida como a Festa do Perdão de Assis, os frades da Fraternidade Frei Galvão se juntaram às Irmãs Clarissas do Mosteiro Santíssima Trindade de Colatina (ES) para, em família, celebrar o “exagero” da misericórdia de Deus. A Celebração Eucarística realizou-se às 7h deste dia 2 de agosto e contou com a presença de Frei Gabriel Dellandrea, que presidiu a Santa Missa pela primeira vez no mosteiro, e de Frei Roger Strapazzon.

Com os cantos da “Missa de Nossa Senhora dos Anjos”, cuja letra é de Frei Walter Hugo de Almeida e música de Frei Antônio Fernando Fabretti, as Irmãs Clarissas abrilhantaram a celebração. Além das intenções por todos os frades da Província da Imaculada Conceição do Brasil e Irmãs da Federação Sagrada Família, duas intenções são especiais: o aniversário de 60 anos de Dona Teresinha Dellandrea, mãe de Frei Gabriel e Frei Daniel, e renovação dos votos perpétuos das Irmãs Maria Francisca das Santas Chagas e Maria Clara do Pai Eterno.

Na homilia, Frei Gabriel ressaltou a importância desta festa mariana para toda Ordem e Família Franciscana, que está ligada à dedicação de uma Igreja. Segundo ele, existe um texto das Fontes Franciscanas que diz que se um dia os frades forem expulsos desta igreja pela porta da frente, eles seriam obrigados a entrar pela janela. “É nesta igreja que tudo começa. O espírito que brota desta igrejinha se espalhou pelo mundo através do carisma franciscano e atinge os corações daqueles que até mesmo nunca foram até lá. Nós conhecemos os frutos daqueles que em Santa Maria dos Anjos começaram este carisma e que se espalhou até nós”, disse.

Frei Gabriel, que foi ordenado presbítero em maio deste ano, explicou que esta igreja é dedicada à Virgem Maria, cuja padroeira é Nossa Senhora dos Anjos, motivo de grande vigor vocacional. “Como ouvimos no Evangelho, Maria deu um sim generoso a Deus. Tanto amor teu sim nos deu’, frisou, citando o canto de aclamação.

“Um sim generoso, um sim como o das irmãs que renovaram os votos. Assim como Maria, que inspirou Francisco e Clara a darem seu sim, especialmente o de Clara que aqui consagrou-se, queremos com Maria dar o nosso sim”, destacou.

Segundo ele, um outro motivo de não ‘arredar o pé’ de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula é pelo fato de que ali, São Francisco continuou a reconstrução da igreja de pedras e de corações. “São Francisco ao reconstruir a Igrejinha ele reconstrói também a nossa vida. É mais um motivo de querermos estar mais perto do espírito que ronda a Igreja da Porciúncula”, sublinhou e citou o Papa Francisco que com seu apostolado também busca inspiração em São Francisco para reconstruir a Igreja através de suas ações em favor dos mais pobres e necessitados.

Fez memória que é nesta Igreja que São Francisco pede ao Papa a Indulgência Plenária não por anos, mas por almas. “Eu quero o exagero do perdão. Eu quero o perdão para sempre”, disse e explicou que é nesta igreja que São Francisco conquista o Perdão de Assis.

“E nesta celebração queremos renovar o nosso sim vocacional. O sim como irmãs, como frades e povo de Deus. Junto com São Francisco e Santa Clara, queremos continuar mostrando como é bom termos um Deus que nos ama, como é bom transformar a Palavra de Deus em ação. É a partir desta igreja que Clara começou a sua conversão. Com certeza quando ela disse ‘não perca de vista seu ponto de partida’, é porque tem muito ponto de partida aqui. Que nós com nossa vocação não percamos de vista nosso ponto de partida”, concluiu.

No final, Frei Gabriel agradeceu às Irmãs Clarissas pela celebração e pelas orações. Partilhou também sobre a recente realização da Caminhada Franciscana da Juventude, realizada no último final de semana em Vila Velha, e agradeceu por todo apoio e incentivo das irmãs. Depois, os frades foram acolhidos no refeitório das Irmãs Clarissas, como Clara um dia foi acolhida por Francisco em Santa Maria dos Anjos, para uma bonita partilha de vida e do pão de cada dia.

Neste ano, as irmãs do Mosteiro Santíssima Trindade darão continuidade à série “Clara por Claras”. O Especial, que já chega em sua 4ª edição, pode ser acompanhado pela Web TvFranciscanos no YouTube e visa celebrar as festividades pelo dia de Santa Clara, celebrado por toda Igreja e Família Franciscana no dia 11 de agosto.


Frei Augusto Luiz Gabriel e Frei Roger Strapazzon