Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Missão de Angola recebe 8 postulantes na quinta-feira

06/02/2021

Notícias

Luanda (Angola) – A etapa do Postulantado na Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA) começará nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, durante a Celebração Eucarística, às 9 horas, quando 8 candidatos serão admitidos na capela da Fraternidade Franciscana da Porciúncula, no município de Viana, para fazerem esta experiência de um ano tendo em vista o ingresso no Noviciado.

O presidente da FIMDA, Frei António B. Zovo Baza, representando o Ministro Provincial, Frei César Külkamp, vai acolher os seguintes candidatos à etapa do Postulantado: Daniel Bungwe Soma, Dionísio Katenque Chingui, Eduardo César Himi, Emanuel Francisco Franco Mununga, José Matias Victor Flaviano, Luís Manuel Mugiba, Pedro Caiombe Samuco e Pedro Luis Manuel Mgiba.

Frei Laurindo Júnior

Segundo o mestre dos Postulantes e guardião da Fraternidade, Frei Laurindo Lauro da Silva Júnior,  um novo calendário de educação foi adotado em Angola, tendo como base o formato acadêmico europeu. Por indicação do Conselho da FIMDA, o Definitório Provincial, reunido recentemente, empreendeu uma mudança no calendário para as etapas do aspirantado,  postulantado e  noviciado.

Com essa mudança, o ingresso de novos seminaristas e aspirantes passa a ser em setembro. Ou seja, neste ano, o postulantado terá duas turmas durante três meses. Essa mudança também ocorrerá na etapa do Noviciado, no ano seguinte, que fará admissão dos noviços no início de outubro.

Para o mestre, será uma ano de muita graça e de acompanhamento bem mais personalizado. “As expectativas são as melhores possíveis. Vejo com bons olhos, afinal, é um grupo relativamente pequeno e o acompanhamento tende a ser melhor. Ainda não os conheço pessoalmente, mas darei o meu melhor pelo futuro de uma fundação sólida, evangelizada e evangelizadora”, disse Frei Laurindo. Segundo ele, os candidatos ao postulantado deste ano chegam neste sábado (06/2).

Segundo as Constituições Gerais da Ordem dos Frades Menores, a formação inicial à vida religiosa franciscana é feita em três etapas: postulantado, noviciado e tempo de Profissão temporária: “O Postulantado é o período durante o qual o candidato pede para abraçar nossa vida, com a intenção de preparar-se convenientemente para o Noviciado; e a Fraternidade Provincial, depois de oportuno e recíproco conhecimento, amadurece sua resposta sobre a admissão dele ao Noviciado”, define o documento.

Neste tempo, a Fraternidade formadora terá a missão de ajudar o candidato a conhecer a si mesmo, completar sua primeira formação cristã, se for necessário, analisar as motivações íntimas de sua própria vocação e adquirir gradual conhecimento e experiência da vida franciscana. A Fraternidade Franciscana da Porciúncula tem como guardião Frei Laurindo; Frei João Batista Canjenjenga, vigário da casa e pároco; e Frei Jefferson Max Maciel, vice-mestre  e a serviço da evangelização.