Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Missão de Angola acolhe os novos postulantes

08/02/2016

Notícias

alto

Frei Andre dos Santos Mingas

Viana (Angola) –  A etapa do Postulantado – o período durante o qual o candidato pede para abraçar a vida religiosa franciscana, com a intenção de preparar-se convenientemente para o Noviciado – já começou no último 5 de fevereiro na Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola. Frei José Antonio dos Santos, presidente da Fundação, juntamente com o Nestre dos Postulantes, Frei Marco Antônio dos Santos, presidiram a celebração das vésperas solenes da Imaculada Conceição na Fraternidade Porciúncula, em Viana.

Após a proclamação do Evangelho, Frei Marco Antônio dos Santos fez a chamada de cada um dos 11 aspirantes admitidos na Ordem dos Frades Menores: Adão Bento Abel, Alberto Capiñgala Martinho Sambei, Angelino Socópia Sicaleta, António Sacaputo Maimo, Domingos Makuva Paulo, Eduardo José Cavita Camunha, Inoc Joaquim João, João baptista Kuliaquita, João Tchivandja Lino, José Francisco Inito e Silvério Munga Cajonde. Eles foram apresentados ao presidente da FIMDA e delegado oficial do Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel.

alto3

Enquanto eram admitidos, foram entoados cantos franciscanos. Terminado o momento da admissão, Frei José Antônio proferiu algumas palavras aos novos irmãos que estão começando a etapa do postulantado: “O postulantado é a fase preparatória para a vida religiosa, não é própriamente a vida religiosa em si, pois não têm ainda votos, mas é o início do cultivo dessa dimensão relogiosa no seu dia a dia. Por isso é necessário que cada um esteja de coração aberto para acolher o diferente, como exorta o Papa Francisco, e prestar atenção aos ensinamentos do mestre”, disse ele, pedindo a eles a graça da perseverança. A celebração contou com a presença amiga das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras e suas aspirantes, além dos confrades Frei João Alberto Bunga e Frei João Baptista C. Canjenjenga, estudantes de Teologia em Petrópolis, que se encontram de férias em Angola, e os confrades pertencentes à Fraternidade São Francisco do Palanca. A celebração foi encerrada com cânticos vibrantes de ação de graças em dialeto kimbundo, uma das línguas locais e uma confraternização oferecida pela fraternidade local.

Rezemos todos pelos nossos postulantes para que o Altíssimo Pai Celestial, por intercessão de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora Imaculada Conceição, conceda-lhes a graça da perseverança!

alto2