Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Provincial inaugura capela na Paróquia Santo Antônio

02/06/2018

Notícias

floripa_040618G

Na noite do dia 31 de maio, a Paróquia Santo Antônio em Florianópolis (SC) iniciou a Trezena festiva em preparação para o dia do seu padroeiro. O primeiro dia da trezena contou com a presença do Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Fidêncio Vanboemmel.

No início da celebração, o pároco Frei Vanderley Grassi acolheu o Ministro Provincial, os frades da Paróquia e todo povo de Deus que se fizeram presente para a solene liturgia.

Durante a celebração, em menção à Solenidade de Corpus Christi, Frei Fidêncio pregou sobre a importância do zelo com a Santíssima Eucaristia. “O povo de Deus peregrino caminhou em busca da Terra Prometida e segundo o Antigo Testamento, foi alimentado com o maná, no deserto. Com a instituição da Sagrada Eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo, eis sua preciosidade para nós católicos”, afirmou.

Após a Liturgia Eucarística, o Ministro Provincial, juntamente com os freis, seguiu para a nova capela, onde toda a comunidade de fé se aglomerou para participar da tão esperada bênção da nova capela de Santo Antônio.

Durante a inauguração e bênção à capela, Frei Fidêncio comparou o espaço devocional “a uma pequena porção de Assis no coração de Florianópolis”.

O espaço aos devotos, mas especialmente um lugar de oração, silêncio e contemplação era um sonho que Frei Vanderley vinha alimentando desde quando assumiu o pastoreio da comunidade de fé, em setembro de 2013. Hoje, esse sonho se transformou em realidade, graças ao seu dinamismo em conduzir a comunidade.

Este espaço é fruto de uma obra coletiva, mas idealizada e organizada pelo nosso pároco. Faz parte de um conjunto de ações e obras realizadas nos últimos anos na comunidade: telhado da igreja (2015), presbitério, banheiros da sacristia e salão paroquial (2016), reforma interna da igreja, restauração da via sacra, escadaria, calçadas, segunda parte do salão paroquial (2017), reforma externa da igreja, revitalização do jardim, rampa de acesso, banheiros com acesso inclusivo, padaria e a capela de Santo Antônio (2018). As obras foram realizadas por meio de captação de recursos na própria comunidade de fé.

Este ano, a fim de promover uma maior participação dos devotos nas festividades, 13 famílias ao final de cada liturgia levarão para casa a imagem de Santo Antônio peregrino, com o compromisso de trazê-la na celebração no dia seguinte, oportunizando assim que durante toda a Trezena as famílias façam seu momento de oração e devoção em suas casas.

A Trezena continua até dia 12 de junho, com missas diárias, e programação gastronômica no salão paroquial.

Pelo sexto ano consecutivo, nos dias 8 a 13 de junho, teremos o tradicional bolo de Santo Antônio.

No dia 13 de junho acontece a grande festa de Santo Antônio, com missa solene às 19 horas em frente à igreja e procissão luminosa pelas ruas de Florianópolis, evento que vem mobilizando a cada ano mais devotos.

No momento da bênção da capela, Frei Fidêncio fez um agradecimento a todos os benfeitores, aos frades e a todas as pessoas que trabalharam para que esta capela pudesse ser construída e agradeceu o convite a acolhida que recebeu.

Frei Vanderley, em nome dos frades, agradeceu a presença fraterna de Frei Fidêncio e a todos os benfeitores da nova capela, envolvidos nas campanhas e nos trabalhos e aos que voluntariamente dedicaram-se em prol desta obra.

“Antônio nos ensina que a busca dos altos ideais é cheia de percalços e dificuldades, mas, quando a intenção é reta e iluminada pela Palavra de Deus, Ele mesmo toma a direção e nos guia pelas mãos”.