Reta final da Trezena tem igreja cheia, trabalho intenso e últimas visitas da imagem peregrina
12/06/2024
A 342ª Trezena de Santo Antônio chega ao final neste dia 12 de junho, quarta-feira. Como costuma ocorrer, nestes dias finais ocorre a intensificação dos preparativos para o Dia de Santo Antônio e o aumento do fluxo de fiéis. Tanto na segunda, dia 10, quanto na terça, dia 11 de junho, os fiéis lotaram a Capela do Convento para as celebrações eucarísticas presididas pelo Pregador deste ano, Frei Gilberto da Silva. No dia 10, o tema foi “Santo Antônio, o amigo dos pobres” e, no dia 11, “Santo Antônio, o irmão da graça”. Além das celebrações, também é tempo de trabalho duro e pesado, este ano ainda mais desafiante por conta da paralisação dos elevadores para a obra de acessibilidade. Só de itens para preparar os alimentos (pastel, ervilha, canjica, cachorro quente, bolo etc), além das bebidas (água, refrigerante, mate…), foram mais de 10 toneladas carregadas escada acima. Também precisaram ser transportados todos os itens para a montagem das barracas, que já estão também preparadas.
Enquanto no Convento a movimentação é intensa, a Imagem peregrina também segue seu percurso. Na segunda-feira, dia 10, esteve na Paulus Livraria, localizada à Rua México, vizinha ao Convento, onde foi recepcionada pelos funcionários e clientes. Ao destacar a importância do momento, Frei Gustavo Wayand Medella recordou que Santo Antônio foi um homem profundamente dedicado à leitura, ao estudo e à produção do conhecimento, tendo sido proclamado “Doutor da Igreja”. “Vir a este lugar que se dedica à promoção e à divulgação do conhecimento e do estudo é também ocasião de recordar o quanto nossa sociedade segue necessitada deste exercício do pensamento com comprometimento e profundidade. Vivemos uma época onde o estudo e a pesquisa séria são constantemente colocados em descrédito frente a leituras superficiais, preconceituosas e até mesmo falsas da vida e da realidade. Que Santo Antônio, homem do estudo e do conhecimento, possa ajudar nossa sociedade a superar estes desafios”, pediu Frei Gustavo.
Na terça-feira, dia 11, foi a vez de a Imagem visitar o Centro Administrativo São Sebastião, da Prefeitura do Rio, onde foi recebida pelo Prefeito Eduardo Paes, acompanhado do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Carlo Caiado, além dos vereadores Átila Alexandre Nunes e Rosa Fernandes. O Prefeito agradeceu a presença dos frades com a imagem e recordou que “o Convento Santo Antônio, uma das maiores representações da origem da fé e da religiosidade do povo carioca, pelo seu tempo de fundação, tendo vivido e superado todos os avanços da modernidade e as transformações em seu entorno, identifica-se com as características do Rio de Janeiro, uma cidade resiliente, uma cidade firme, uma cidade que, ao mesmo tempo que tem estas características, espalha o amor”, destacou o prefeito. “Tenho certeza de que, neste ano da amizade e da fraternidade, a mensagem desta trezena vai inundar ainda mais o espírito dos cariocas e daqueles que nos visitam. Que Santo Antônio possa nos abençoar para seguirmos firmes construindo um Rio de Janeiro melhor, sempre sob o olhar dele, com as bênçãos dele”, concluiu o prefeito, pedindo a intercessão do Santo.
Nesta quarta, 12 de junho, último dia da Trezena, após a Missa do meio dia, haverá bênção dos casais e distribuição do bolo pelo 342º aniversário da Trezena. A imagem peregrina fará uma visita à Sede da Companhia de Desenvolvimento Rodoviários e Terminais do Rio de Janeiro (CODERTE), na parte da manhã e, à tarde, estará na Fundação São Martinho, junto aos Arcos da Lapa. No dia 13 de junho, a Imagem “sobe” ao Corcovado, onde, aos pés do Cristo Redentor, às 11h, será celebrada a missa pelo dia festivo de Santo Antônio.
Equipe de comunicação Convento Santo Antônio Largo da Carioca