Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Provincial encerra a Novena

04/06/2017

Notícias

Com o tema, “o Espírito Santo intercede por nós”, o nono e último dia da Novena de Pentecostes, no Santuário do Divino Espírito Santo, em Vila Velha (ES), teve como presidente Frei Fidêncio Vanboemmel, Ministro Provincial da Província Imaculada Conceição, com sede em São Paulo. A prece estava direcionada às Pastorais, Movimentos e Serviços da comunidade. Frei Djalmo acolheu a todos que estavam em comunidade e apresentou Frei Fidêncio, exaltando a importância de sua presença, principalmente neste último dia da Novena.

“O Espírito do Senhor vem em socorro de nossa fraqueza e acende em nós o amor e a alegria de sermos a assembleia amada de Deus”.

A Nona vela da novena foi entregue a Frei Djalmo, Pároco do Santuário, representando o serviço e a missão de todos os franciscanos que aqui estão e os que já passaram por aqui.  Ele acendeu a vela no Círio Pascal e foi ao encontro de alguns membros das diversas, pastorais e movimentos, que formavam um corredor central, iluminado. Em seguida, Frei Djalmo guiou os representantes da comunidade, que estavam com as velas, até imagem de Nossa Senhora Aparecida, onde todas as velas são colocadas e entoado o canto “A Nós descei”.

 ABRIR O CORAÇÃO AO ESPÍRITO DE DEUS

Frei Fidêncio saudou os confrades e as pastorais, movimentos e serviços do Santuário neste ano jubilar, onde completa 50 anos e também no jubileu do Ano Mariano.  Santuário, uma igreja que se prepara para celebrar Aquele que aqui é sempre invocado,  o Divino Espirito Santo.

O Ministro destacou que, com o tema do dia “O Espírito Santo intercede por nós”, o foco é olhar exatamente para o Espírito Santo como nosso verdadeiro intercessor.  Segundo o frade, intercessor é aquele ou aquela que se coloca no lugar do outro para ajudá-lo em uma eventual necessidade.  Aquele que se coloca como defesa da pessoa. Intercessor é aquele que se move para o meio, para o centro.  Não é apenas movimento físico, mas se coloca no centro de nossas causas.  Por isso, invocamos o Espírito Santo para que esteja sempre no centro de nossas ações e causas. O Espírito Santo é aquele que intercede a Deus por nós e nossas necessidades. Neste domingo, celebramos o Espírito Santo que aparece entre línguas de fogo.

Mas para entender melhor toda essa palavra, devemos retroceder um pouquinho.  Quando lemos Carta de Paulo, onde fala de um só mediador que é Jesus Cristo.  Onde colocar o Espírito Santo se o próprio Deus fala de um só mediador.  Como assim se desde pequenos fomos educados a pedir a ajuda da mãe? Quando lemos a palavra “..e quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho Jesus Cristo para que fosse nosso mediador”.  Quando jesus inicia sua missão, ele proclama “o Espirito do Senhor está sobre mim”.

Foi assim que Jesus, o grande e único mediador, passou pela terra pedindo. A samaritana ele oferece o perdão;  ao cego ele oferece a visão; à multidão faminta ele oferece a partilha do pão;  aos leprosos ele purifica a pele;  aos medrosos ele oferece a fé;  ao pecador no alto da cruz o perdão;  e a Pedro, que o negou 3 vezes, ele ainda o pergunta: Pedro você me ama?

Enfim, o único mediador, Jesus rezou e intercedeu por todos os que creram nele. Portando, Jesus é o primeiro grande intercessor entre Deus e a vida humana. Ele foi de fato e continua a ser o nosso advogado, que não precisa de muitas palavras, mas usa da misericórdia de Deus para fazer o bem  a cada uma das pessoas. Depois de cumprir a missão na terra, Jesus começa a preparar o coração dos discípulos para que eles pudessem abrir seu coração à vinda do Espírito Santo: “eu novamente vou para o Pai.  E é muito bom, porque se eu for, vou enviar o Paráclito que lhes ensinará todas as coisas. Quando vier o paráclito, ele é que vai dar testemunho de Mim.  Não precisam ter medo, porque através do Espírito Santo Eu estarei com vocês.

Frei Fidêncio lembrou que ouvimos um texto maravilhoso da segunda leitura, quando São Paulo fala: “Também o Espírito vem em socorro de vossa franqueza.  Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que vem em socorro da nossa fraqueza..”… Jesus foi mediador enquanto viveu e depois nos enviou o Espírito Santo.  Mas, o Espírito Santo precisa ser invocado, não somos nós que oramos para o Espírito Santo e o Espírito Santo que ora em nós.  Por isso é importante invocar para que Ele seja de fato nosso protetor.  Se acreditamos que Jesus é o mediador, quem nos dá essa fé é o Espírito Santo, o defensor enviado por Jesus para nos defender diante do Pai.

A primeira atitude, segundo o Ministro Provincial,  e a mais importante é abrir o coração ao Espírito Santo de Deus. Porque é do coração que brotam todas as coisas boas, todo o bem. Não devemos deixar o espírito da luxúria e da ganância tomar conta de nós. Devemos pedir para que esse Espírito Santo do Senhor nos anime para que possamos continuar nessa caminhada de Deus.  Nos preparamos em união como Espírito Santo nesses nove dias para receber e nos saciar da grande festa da vida.  Devemos invocar o Espírito Santo para que nos encaminhe para Jesus, para o evangelho.  E finalizou invocando “Espírito Santo de Deus intercedei por nós”.

PAZ SONHADA E CANTADA

Após a Comunhão, Frei Florival lembrou da Festa de Pentecostes e falou do temor que tiveram se dariam conta de fazer uma  Novena.  Mas, ressaltou que quando colocamos nossos dons e carismas a serviço do irmão, o Espírito Santo intercede por nós.

Alguns jovens com vestes brancas e bandeiras se posicionaram à  frente do altar e no presbitério.  Ao som de uma música,  abriram as bandeiras, onde se lia “PAZ” e caminharam pela igreja.  Um grande véu branco foi- se abrindo e cobrindo as pessoas.  Em seguida outros jovens entraram com corações vermelhos, onde estavam em destaque os dons do Espírito Santo. Um momento de muita emoção e alegria que foi finalizado com toda a assembleia cantando ‘Seja bem-vindo Espírito Santo”.

HOMENAGEM

Como gesto de agradecimento à comunidade paroquial pelos inúmeros esforços de seus membros, Frei Djalmo chamou Dona Eutalinha ao altar para lhe prestar agradecimentos, por tudo que ela é, e por tudo que representa para a comunidade Santuário.  De forma brevíssima, Frei Djalmo fez uma reverente lembrança da caminhada de Dona Eutalinha. Ele contou que Dona Eutalinha dava catequese para as crianças no presbitério da igreja, onde ainda não tinha nada.  Além de ajudar em outros serviços.  O que faz até hoje.

Duas crianças entregaram rosas e uma placa comemorativa dos 50 anos do Santuário a Dona Eutalinha.  Na placa, os dizeres: “Ao celebrar 50 anos de existência, o Santuário do Divino Espírito Santo presta justa homenagem e agradecimento a Sra. Eutália, pelos muitos anos de serviço e gratidão”.  Dona Eutalinha, ou vovó Tatá, como é carinhosamente chamada, deu um emocionado depoimento, lembrando todos que passaram e fizeram história  no Santuário, principalmente os Freis falecidos: Frei Márcio, Frei Vitalino e Frei Vunibaldo.

Em seguida, Frei Djalmo abençoou as medalhas que, como aconteceu durante toda a semana, foram entregues ao final das celebrações. Frei Fidêncio, no final, deu a bênção de Pentecostes, antes de se iniciar a Vigília de Pentecostes durante toda a noite.