Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Geral visita a Croácia e a Bósnia-Herzegovina

04/01/2022

Notícias

A Visita Fraterna do Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, às quatro províncias da Croácia e da Bósnia-Herzegovina foi concluída com a Vigília de Oração e a Santa Missa em Medjugorje entre 31 de dezembro de 2021 e 1º de janeiro de 2022.

Durante a Santa Missa, o Ministro exortou os presentes a receberem o dom da paz que vem do alto, isto é, Cristo: “Recebamos este dom da paz na medida em que nos reconhecemos filhos de Deus em Cristo, aquele amado. Filho, Deus encarnado ”, e acrescentou que o motivo que o trouxe a Medjugorje como um peregrino para iniciar o Ano Novo é apresentar toda a Família Franciscana à Mãe de Deus e invocar uma fé mais viva em Jesus por parte de todos.

No final da homilia, Frei Massimo convidou os presentes a rezar pela paz, para que ela promova o desenvolvimento integral das pessoas, para que a fé e o trabalho dos Frades menores cresçam na Família franciscana e para que o santuário se converta num lugar estável como uma porta de escuta e misericórdia para todos que ali chegam.

Acompanhando o Ministro Geral em Medjugorje estavam Frei Konrad Grzegorz Cholewa, Definidor geral; Frei Miljenko Steko, Ministro Provincial de Mostar; e Frei Vjekoslav Miličević, Secretário Pessoal. Após a celebração, o Ministro voltou à Itália.

Texto completo da homilia do Ministro geral em Medjugorje:

Solenidade da Santíssima Mãe de Deus

Medjugorje, 1º de janeiro de 2022

Que o Senhor volte o rosto para você e lhe dê paz!

Neste primeiro dia do ano dedicado à Mãe de Deus e à oração pela paz, as palavras da chamada bênção de Aarão iluminam-nos para o novo tempo que se abre: é o rosto de Deus que nos mostra a direção e nos dá paz.

Não vamos começar o ano confiando em nós mesmos e na nossa capacidade de semear e obter a paz. Sabemos que a paz – Cristo é a nossa paz! – é um dom do alto, uma bênção dirigida a nós, uma promessa de bem.

Aceitamos este dom da paz na medida em que nos reconhecemos filhos de Deus em Cristo, Filho amado, Deus encarnado: «Ele se fez homem e não entrou em homem».

Somos filhos de Deus pelo dom do Espírito de nosso próprio Filho amado. É o Espírito que envolveu a Virgem Maria, dando-lhe por pura graça para dar à luz «na carne o único da Santíssima Trindade, Cristo nosso Deus», tal como proclamado pelo VII Concílio Ecumênico.

O Espírito Santo encheu a Virgem Maria de tal maneira que o seu ventre pôde receber a Cristo, e o seu coração, a sua mente e a sua vontade estavam prontos a ouvir: Maria, por sua vez, guardava todas estas coisas, meditando-as em seu coração.

Maria é a discípula cheia de fé e Mãe de Deus: por isso a nossa terra soube fazer germinar dela Aquele que é a verdadeira paz.

Nesta solenidade que completa os oito dias do Natal, é-nos dado, como rezamos no início da Missa, saborear os primeiros frutos do seu amor misericordioso. Porque a paz é realmente uma dádiva de Deus e não o resultado de nossos pobres esforços.

Que belo é, pois, que o primeiro dia do ano nos faça olhar para Maria, a Mãe de Deus, aquela que deu vida a Deus na sua carne feminina e se ligou a esse filho de uma forma original e irrepetível: por isso nós a chamamos de Theotokos, Mãe de Deus, porque ela está ligada à pessoa do Verbo de Deus feito carne, um de nós!

Com uma só palavra (Θεοτόκος-Mãe de Deus), confessamos o coração da fé na Encarnação do Verbo de Deus e dizemos que o homem se torna filho de Deus e trabalhador daquela paz que é Aquele que nasceu, morreu e ressuscitou por nós.

Vim como peregrino a este santuário para iniciar o novo ano e para trazer aqui com alegria e fé, especialmente a todos os irmãos da Ordem dos Frades Menores, as Clarissas e os numerosos membros da Família Franciscana.

Tornei-me um peregrino aqui para invocar de todos nós uma fé mais viva em Jesus Cristo, o Verbo que se fez carne, centro do cosmos e da história.

Um peregrino aqui, como o sucessor de São Francisco, que “professava um amor inefável pela Mãe de Jesus, porque ela fez do Senhor da majestade nosso irmão. Em sua honra, cantava louvores especiais, elevava orações, oferecia afetos tão numerosos e tais que a linguagem humana não poderia expressá-los ”. É assim que expressa Tomás de Celano.

Neste lugar, durante muitos anos, muitas pessoas viram reavivar a chama da fé a escutar a palavra de Deus e celebrar os sacramentos, especialmente os da Reconciliação e da Eucaristia.

E é aqui que se abre a liberdade de descobrir o dom da oração, especialmente através do silêncio e da adoração. E por isso tantos puderam saborear o dom da reconciliação e da paz neste lugar.

Não encontramos tudo isso na Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa irmã na fé? São Paulo VI escreveu: “Maria é a demonstração do que Deus faz quando encontra uma pessoa disposta: ela é o que devemos ser”.

São Francisco chamou a Maria, a virgem feita Igreja: podemos nos tornar o que vemos realizado nela. Este é o caminho mais profundo de conversão, um dom do Espírito que torna nova a nossa liberdade e a faz crescer.

Podemos chegar a ser realmente com Maria a casa, o palácio, o tabernáculo de Deus no meio do mundo. Como nele, o Espírito do Senhor repousará sobre nós e nos fará sua morada e habitação. E somos filhos de nosso Pai celestial e esposos, irmãos e mães de nosso Senhor Jesus Cristo. Desta forma, podemos gerá-lo por meio de uma atividade sagrada, que deve brilhar como um exemplo para os outros.

Esta é a vida nova, o fruto da paz que vem do acolhimento de Jesus Cristo, o Verbo que se fez carne no seio da Virgem Maria: este é o dom que muitos experimentaram neste lugar e que muitos outros poderão receber. Oremos para que esta obra de Deus continue e cresça de acordo com sua vontade.

Rezemos para que a paz promova o desenvolvimento integral das pessoas, antes de tudo, para que cresça o “diálogo entre gerações, a educação e o trabalho: instrumentos para construir uma paz duradoura”.

Rezemos para que a fé cresça em nossa família franciscana e para que a presença da Virgem Maria seja redescoberta no coração de nosso carisma.

Rezemos para que a presença e o trabalho dos Frades Menores neste lugar se tornem uma porta estável de escuta e de misericórdia para muitos que aqui vêm.

A Mãe de Deus, que tornou o Senhor de Majestade irmão, continue a abençoar-nos e a acompanhar-nos na paz. Amém


Fonte: Site da Ordem (ofm.org)