Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Geral pede a noviços para ‘se contagiarem’ pelo Senhor Jesus

13/09/2021

Notícias

O Ministro Geral Frei Massimo Fusarelli acolheu na Ordem dos Frades Menores 14 jovens que fizeram a Primeira Profissão durante a Celebração Eucarística (4/9) no Santuário della Verna (Monte Alverne) e motivou-os a ‘se contagiarem’ pela bela novidade: o encontro com o Senhor Jesus. Professaram 4 noviços da Província da Toscana, 2 da Província da Província do Lazio-Abruzzo, onde Frei Massimo era Ministro Provincial antes de ser eleito Ministro Geral, e 8 da Custódia da Terra Santa.

O Ministro Geral fez uma analogia, lembrando que nada será como antes nesta pandemia: “Também para vocês, irmãos noviços, existe o que precede este dia e o que começa hoje. Cada um de vocês conhece o ‘antes’ que os trouxe aqui hoje, e espero que este ano tenham podido olhar para o seu ‘antes’ com novos olhos para acolher este ‘depois’ de uma nova forma. Espero e rezo para que este momento seja marcado pelo encontro com o Senhor Jesus, que gera uma bela e contagiante novidade, uma alegria que deve ser compartilhada: deixemo-nos contagiar!”, disse.

“Vocês passaram um ano aqui no Alverne, em contato com São Francisco, que conheceu o ‘antes’ da sua condição de pecador e o ‘depois’ do encontro com o leproso … diz-o com clareza no Testamento, quando chegou ao fim da sua existência e soube traçar essa fronteira na sua vida: primeiro adorei-me, depois pude encontrar o olhar, a carne podre e o abraço dos leprosos, e naquele ‘nós’ encontrei o meu verdadeiro ‘eu’, o fraterno, marcado pela misericórdia”, acrescentou Frei Massimo.

Segundo o Ministro Geral, Francisco conheceu o ‘antes’ do seu esgotamento (cansaço/esforço) com a fraternidade da Ordem que seguiu outros caminhos e o ‘depois’ do encontro que o tornou semelhante ao Amado no Alverne. Ele se referia à impressão das Chagas de São Francisco, festa franciscana que será celebrada no próximo dia 17 de setembro. “A cruz gloriosa do Senhor imprimiu na carne do coração e da vida de Francisco a marca de um amor humilde: o Serafim se apresenta a Francisco de maneira pacífica e amorosa. Cristo imprime a sua marca vitoriosa no servo: é o amigo, o noivo, o irmão que marca o seu amigo com o fogo e o beijo do amor”, ressaltou.

Frei Massimo enfatizou que Francisco permaneceu firme na fé, como dizia São Paulo aos Colossenses, unido à solidez da rocha que é Cristo: “Começando seu Trânsito, o ‘Poverello’ indica aos seus irmãos que Cristo foi seu tudo, tudo…; mostrou-lhes o seu caminho, que agora deixa aos seus irmãos, a nós, hoje a vocês, para que nos deixemos guiar por Cristo. Aquele corpo deitado na terra nua significa precisamente essa liberdade, esse dom de si mesmo … Oh, como precisamos disso! Que Jesus nos mostre com os olhos do espírito a maneira de dizer um sim novo, mais livre e feliz ao seu chamado!”

“Caros irmãos noviços e em breve professos: desejo-lhes de todo o coração e de todas as forças que se apaixonem verdadeiramente pelo olhar com que o Senhor hoje os vê e os atrai a si. Não lhes desejo mais nada debaixo do céu, nem medo de perder algo, mas saber que com Cristo tudo nos é dado. Para confiar: você pode dar o passo de seguir as pegadas de Jesus dentro e através de suas pobrezas. Deus não tem medo de nossas infidelidades, porque nos conhece e nos ama”, exortou.

“Posso atestar que podemos perder de vista aquele olhar na estrada e procurar outra coisa. Mas também posso dizer que é chegado o momento em que aquele olhar volta a buscar o nosso, e conosco o de muitos, e supera as resistências e os medos, a autossuficiência e os pecados. Acreditamos, confiamos, nos devolvemos a você, a este Amor teimoso e invencível. E nesse olhar, o nosso olhar muda para o mundo, para as pessoas. Criação, realidade. As criaturas se tornam irmãos e irmãs, não inimigos, para serem humildemente amadas e servidas.

“Posso atestar que podemos perder de vista aquele olhar na estrada e procurar outra coisa. Mas também posso dizer que é chegado o momento em que aquele olhar volta a buscar o nosso, e conosco o de muitos, e supera as resistências e os medos, a autossuficiência e os pecados. Acreditamos, confiamos, nos devolvemos a você a este Amor teimoso e invencível. E nesse olhar, o nosso olhar muda para o mundo, para as pessoas, a criação, a realidade. As criaturas se tornam irmãos e irmãs, não inimigas, para serem humildemente amadas e servidas. Bom caminho de acompanhamento na alegria do amor que não decepciona”, desejou.


Fonte: Site da Ordem dos Frades Menores (www.ofm.org)