Ministro Geral dos Franciscanos Conventuais no Brasil
18/08/2016
Salvador (BA) – O Ministro Geral dos Franciscanos Conventuais, Frei Marco Tasca, está no Brasil para um encontro fraterno com os frades das Províncias de São Francisco de Assis e São Maximiliano Kolbe do Brasil, presentes na Bahia. O encontro, que começou no dia 16 de agosto, está sendo realizado na Casa de Retiro das Irmãs Mercedárias do Rio Vermelho, em Salvador.
Participam deste encontro as Fraternidades de Itaberaba e Salvador, da Província de São Francisco de Assis, com sede em Santo André, e as de Candeias e Feira de Santana, da São Maximiliano Kolbe do Brasil, com sede em Brasília. Após a acolhida feita pelo Assistente Geral para América Latina, Frei Carlos Trovareli, estabeleceu-se a dinâmica e a proposta desta reunião fraterna para se conhecer e comunicar as realidades presentes nas Missões onde vivem e atuam os Frades Franciscanos Conventuais.
O primeiro dia foi marcado, na parte da manhã, por uma apresentação pessoal, pelo serviço exercido na fraternidade e o trabalho evangelizador de cada frade na Bahia e também na comunidade de João Pessoa, na Paraíba.
“Cada frade fez uma avaliação pessoal da cultura local, da Igreja local, da Província e da União dos conventuais do Brasil”, explicou Frei Gilson Nunes, Ministro Provincial da Província de São Francisco de Assis. No final da manhã teve início, por ordem de chegada e fundação das casas, a apresentação da realidade e missão de cada presença franciscana. Itaberaba, cuja abertura foi em 1983, iniciou a apresentação expondo a motivação da fundação, a atual composição da fraternidade, o significado e desdobramento desta presença, o projeto comunitário, como se dá a sua manutenção econômica, a significatividade eclesial, o estilo de vida e missão.
“Adentramos no período da tarde falando sobre Candeias, fundada em 1990. Trata-se de um santuário mariano que está sob a responsabilidade dos frades da Província de São Maximiliano Kolbe de Brasília. Em seguida, conhecemos a realidade de Feira de Santana, onde os frades trabalham numa Paróquia urbana: Nossa Senhora de Fátima”, explicou Frei Gílson. Na sequência, os frades de Feira de Santana, Salvador e João Pessoa falaram da vida e do trabalho evangelizador nestas cidades.
Frei Marco fica no Brasil até domingo, quando partirá para Santiago, no Chile, onde visitará a Delegação Provincial de Pádua ali presente. Até domingo ele ficará hospedado na Fraternidade Conventual no bairro da Saúde, próximo do Pelourinho.
Nessa manhã desta quinta-feira, 18 de agosto, presidiu a Eucaristia Frei Gilson Miguel Nunes, Ministro Provincial da Província São Francisco de Assis de Santo André, São Paulo, Brasil.
Em sua homilia destacou o convite do Reis para sua festa como uma parábola de inclusão, comunhão e unidade. Na metáfora dos barcos e do mar aberto, convidou os confrades a se lançarem na aventura do Encontro, superando julgamentos e preconceitos.
A unidade é obra do Espírito do Senhor, asseverou, e continuou dizendo que só Ele pode nos dar um coração de carne, que chegou o tempo de abrir-se, e converter-se à unidade na acolhida das diferenças. .
Frei Marco estará de volta ao Brasil em setembro do próximo ano para a visita canônica tendo em vista do Capítulo Provincial Ordinário da Província de São Francisco de Assis, em Santo André, São Paulo.
Frei Marco é natural de Sant’Angelo di Piove, Pádua (Itália). Nascido em 1957, entrou na Ordem em 1968, e fez o noviciado em Pádua, na Basílica de Santo Antônio (1976-1977). Depois do noviciado empreendeu os estudos de Teologia no Instituto Teológico “Santo Antônio Doutor” de Pádua, e conseguiu o título acadêmico do Bacharelado em 1982.
Em 28 de novembro de 1981 fez a profissão solene. Em 1982 foi transferido para Roma para continuar os estudos na Pontifícia Universidade Salesiana. Ordenou-se sacerdote em 19 de março de 1983 em seu povoado natal, Sant’Angelo di Piove, recebendo o sacramento da Ordem das mãos do então bispo de Pádua, Dom Filippo Franceschi.
Em 1986 obteve a Licenciatura em Psicologia e, dois anos depois, a de Teologia Pastoral. Foi reitor do Seminário menor de Brescia e docente de Psicologia e Catequética no Instituto Teológico do Santo Antonio Doutor”.
No dia 29 de janeiro de 2013 foi reeleito no 200º Capítulo Geral, no Sacro Convento de Assis, o 119º Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores Conventuais.
“Somos custódios da vida de Francisco, de seu carisma, de seus sonhos, de suas fadigas e daquilo que viveu. Tudo isto nos empurra ainda mais a estar em sintonia com a proposta que nos fez”, dizia no seu discurso de segundo mandato, já que tinha sido eleito pela primeira vez em 2007. Antes de ser Geral, foi eleito no capítulo provincial de 2001 Custódio e Guardião do convento do Camposampiero (Pádua), e, em 2005, Ministro Provincial.
Frei Marco (no centro de camisa branca) fica no Brasil até domingo.