Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Live dos frades do tempo de Teologia encerra Mês Vocacional

22/08/2021

Notícias

Petrópolis (RJ) – Uma noite franciscana. Assim foi a 3ª edição da Live Vocacional promovida pelo Serviço de Animação Vocacional da Província da Imaculada Conceição do Brasil, que desta vez contou com o apoio e a força dos jovens frades do Tempo da Teologia. Com muita espontaneidade, os internautas puderam conhecer mais sobre a vida e a regra dos Frades Menores e sobre a vida e missão evangelizadora dos religiosos franciscanos. Com transmissão pelas redes sociais da Paróquia do Sagrado, Santuário Frei Galvão e pela TvFranciscanos no YouTube, o evento que aconteceu neste sábado (21/08), às 20h30, congregou espiritualidade, fraternidade e músicas franciscanas.

A live começou do lado de fora do Convento do Sagrado Coração de Jesus, quando os apresentadores Frei Gabriel Dellandrea e Frei Felipe Medeiros Carretta acolheram a todos os internautas com a conhecida saudação franciscana de “Paz e Bem”. Eles caminharam até o interior da Igreja do Sagrado, enquanto isso, conduziram um momento reflexivo sobre a realidade vocacional de cada um, com perguntas próprias de jovens. “Teve um jovem que há muito tempo já se fez essas perguntas”, lembrou Frei Gabriel. “Esse jovem foi Francisco de Assis”, completou Frei Felipe.

Com velas acessas, já no interior da igreja, os apresentadores dirigiram-se até o presbitério onde o coral dos Frades Estudantes estava a postos para entoar a música, Salve Sancte Pater, uma antífona tradicional do franciscanismo, cantada no trânsito de São Francisco. O maestro do Instituto dos Meninos Cantores, Marco Aurélio Lischt, fez-se presente e regeu o coro.

ANO JUBILAR

Em seguida, já no intervalo, foi exibido um vídeo institucional da Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus, que neste ano completa 125 anos de presença franciscana em terras imperiais. “Francisco, vai e restaura a minha Igreja”, assim começa o vídeo, que faz memória dos primórdios da Ordem Franciscana. Foi também a esse apelo que no final do século XIX os missionários alemães vieram restaurar a Província da Imaculada Conceição. “Assim, há 125 anos, chegava a cidade de Petrópolis três frades, nesta que seria uma das mais belas páginas da história franciscana de nossa Província. Eles se instalaram na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, comunidade de fé que atendia, em especial, os colonos alemães que aqui já residiam”, narrou Frei João Manoel Zechinatto.

INTERATIVIDADE

Interatividade também fez parte da Live Vocacional. Com a pergunta: “Que tipo de frei/irmã você seria?”, Frei Felipe e Frei Gabriel lançaram o primeiro filtro da Província Franciscana no Instagram. Nele, os internautas puderam brincar sobre a vocação de ser um frade ou irmã. As respostas são bem variadas e engraçadas, visto que a inspiração nasceu de Frei Junípero, um santo homem do tempo de Francisco de Assis. A canção, Cristo quero ser instrumento, de Frei Fabretti, coroou esse momento.

MOMENTO FORMATIVO

Os importantes passos que os frades dão no Tempo da Teologia, como por exemplo a Profissão Solene na Ordem dos Frades Menores e a formação para os ministérios ordenados foram abordados neste momento formativo. Os frades também explicaram como funcionam os estudos, trabalhos fraternos internos, bem como sobre a atuação junto às Frentes de Evangelização da Província, dado que a fraternidade contempla grande parte destes trabalhos evangelizadores. Este espaço contou com a presença de Frei Evaristo, Frei Jonas, Frei João Manoel e Frei Thiago. Já Frei Fábio Vasconcelos conduziu, durante toda a live, o quadro das interações em frente de um painel de leterring, com frases franciscanas, fazendo a leitura de comentários e respondendo perguntas dos que acompanhavam a live.

FUNDAÇÃO IMACULADA MÃE DE DEUS

Os frades da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA) abrilhantaram a noite com duas apresentações sobre a vida e a missão dos franciscanos em terras angolanas. Além disso, Frei André Mingas contou resumidamente a história da FIMDA, que em 2020 completou 30 anos. Segundo ele, foi em 1990 que chegaram os primeiros frades brasileiros para fazer missão em Angola. “Hoje, os frades estão situados em três províncias (estados), distribuídos entre cinco fraternidades”, explicou, lembrando que só no Brasil, entre as etapas da Filosofia e Teologia, 30 frades estão fazendo o processo formativo.  Siomara de Azevedo escreveu: “​Que saudades dos freis que passaram por aqui, e que agora estão nesta linda missão em nossa mãe África”.

VEM E SEGUE-ME

Já se encaminhando para o final da live, o animador vocacional local, Frei Thiago da Silva Soares, fez um apelo aos jovens e adolescentes que desejam ser frades franciscanos e como devem fazer para encontrar orientações vocacionais: “Ser franciscano é uma resposta de amor dado ao Nosso Senhor Jesus Cristo”. Segundo ele, os candidatos que desejam ser frades podem escrever para os endereços oficiais da Província e do Serviço de Animação Vocacional: “Você que tem esse desejo de seguir a Jesus Cristo, a modo de Francisco de Assis, procure a nossa fraternidade provincial”.

“Linda e emocionante live. De arrepiar. Parabéns a todos vocês por trazer música, oração e paz aos nossos corações”, disse Conceição Costa. “Está sendo muito gratificante assistir está live de orientação sobre a vocação franciscana”, afirmou Griselda Eyng. “Sou mãe de três filhos e dois escolheram ser freis franciscanos. Sou muito grata a Deus por essa escolha deles”, revelou Terezinha Dellandrea, mãe de Frei Gabriel e Daniel. “Parabéns, confrades. Uma megaprodução à altura da importância desse tema vocacional”, parabenizou Frei Diego Melo.

A Live Vocacional encerrou com chave de ouro com a música “Quando o fogo do amor”, de Pe. Geraldo e Pe. Joãozinho, SCJ. O refrão expressa a alegria e certeza de que se pode ser sim muito mais feliz, seguindo o exemplo de Francisco de Assis.


Frei Augusto Luiz Gabriel (texto), Frei Andrei Nascimento dos Anjos (fotos)

VEJA COMO FOI A LIVE