Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mensagens de condolências

09/03/2016

Notícias

A Província Franciscana da Imaculada Conceição recebeu as mensagens de condolências pelo falecimento de Frei Antônio Moser, que abaixo publicamos. Nosso agradecimento de coração a todos.

MINISTRO GERAL

Nesta tarde eu soube da morte inesperada e triste de nosso confrade Frei Antônio Moser. Através desta quero fazer-me presente com vocês demonstrando minha proximidade à Província e aos familiares de Frei Antônio.
Tenho convicção de que o empenho de Frei Antônio foi sempre para construir a paz e a boa convivência entre as pessoas. Infelizmente, a humanidade não está convencida de que é preciso investir na construção da paz e no respeito pela vida. Ele, que defendeu a vida humana desde a concepção e fez com que milhares de teólogos e leigos entendessem que de fato é preciso defendê-la desde a concepção, não pode defender-se de um ato violento causado por pessoas armadas.
Sinto muito que um confrade que trabalhou tanto evangelizando na Baixada Fluminense e no Centro Educacional Terra Santa, formando as crianças e jovens para não serem violentos, tenha sido vítima de violência nestas circunstâncias.
Recebam minhas saudações de condolências e orações pelo nosso Frei Antônio, pelos confrades da Província e pelos seus familiares.

Fraternalmente,
Frei Michael A. Perry, OFM, Ministro Geral


NOTA DE FALECIMENTO

MINISTRO PROVINCIAL FREI FIDÊNCIO VANBOEMMEL 

Irmãos e Irmãs!
Paz e Bem!
Na manhã deste dia 09 de março de 2016 fomos surpreendidos com a triste notícia do assassinato do nosso confrade FREI ANTÔNIO MOSER, da Rodovia Washington Luís, Duque de Caxias, RJ.
Sim, estamos muito tristes! E esta tristeza, acrescida de espanto e perplexidade, atingiu milhares de pessoas que conheceram a trajetória deste Confrade que acabou de celebrar seus 50 anos de Sacerdócio: a Família, a Ordem dos Frades Menores na Província Franciscana da Imaculada Conceição, a Editora Vozes, o Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, a Obra Social ‘Terra Santa’ de Petrópolis, enfim, a Igreja de Deus e de todas as pessoas que acreditavam nos valores da Ética e da Moral, tão divulgados pela literatura teológica de Frei Antônio Moser.
A dura realidade que povoa com frequência os nossos noticiários bate à nossa porta. Com susto e tristeza recebemos a notícia da partida repentina de um irmão, vítima da violência que infelizmente tem se tornado cada vez mais comum. Frei Antônio Moser sempre teve como marcas o entusiasmo e a determinação. Atuou em muitas frentes simultaneamente, desde o estudo e a pesquisa, o trabalho pastoral, as aulas, conferências, o trabalho na comunicação, a dedicação a obras sociais. Especialmente nas décadas de 1970 e 1980, dedicou-se de corpo e alma ao pastoreio de comunidades da Baixada Fluminense, atuando na formação do povo e na construção de igrejas. Hoje, infelizmente, devolvemos a Deus a vida deste irmão, vítima de assassinato na mesma Baixada que tanto amou. Que sua partida leve toda a sociedade a buscar caminhos alternativos, que vençam a violência e a dor, que suplantem a injustiça e a morte, que abram para o mundo um horizonte de esperança. Para nossa Província fica um vazio e aumenta nossa responsabilidade em levar adiante o legado por ele deixado.
Estamos tristes! Necessitamos de silêncio para compreender tamanha brutalidade! Mas este silêncio necessário não pode e não deve intimidar-nos diante de tanta violência. Este silêncio deve ser fecundo para encorajar-nos numa eloquência real e profética em favor da vida, da justiça e do direito de todas as pessoas. Por isso imploramos: Senhor, fazei-nos instrumentos da Paz, da Justiça, da Misericórdia e da Solidariedade, especialmente com todas as famílias que perderam vidas preciosas ceifadas por um ‘mundo demoníaco’, carente de justiça, de moral e de ética.
Muito Obrigado pela vossa solidariedade e comunhão!
Frei Fidêncio Vanboemmel, OFM
Ministro Provincial
Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil
São Paulo, 9 de março de 2016


FREI VALMIR

Olá Frei Fidêncio, paz e bem!

Vi com muita tristeza a notícia que Frei Antônio Moser foi baleado em Duque de Caxias.
Me uno a todos os confrades da Província e da Ordem em oração.
É lamentável que a violência o tenha tirado de sua missão.
Lamento também a grande perda para a Igreja e para os cristãos.
Fraternalmente

Frei Valmir Ramos, ofm

Definidor Geral


D. JAIME SPENGLER
Caro irmão Frei Fidêncio:

A Paz do Senhor!

“A vida dos justos está nas mãos de Deus!”
Esta frase da Sagrada Escritura sempre me impressionou. Recordei-me dela hoje de manhã quando li a noticia a respeito do estúpido assassinato de Frei Antonio Moser. Ele que tanto se empenhou por defender e promover a vida em todos os seus estágios e dimensões, foi atingido de forma cruel por balas de alguém que da vida dá sinais de nada entender. Estamos diante da banalização do mal!
A sociedade se encontra paralisada diante de tanta violência. O Poder Público mostra pouco empenho por promover segurança. No fundo parece que a Igreja, através de seus ministros e fieis conscientes, parece ser uma voz a clamar no deserto da indiferença!

Mas, para nós “a vida dos justos está nas mãos de Deus!”
Cremos que, para os que creem, a vida não é tirada, mas transformada!
Possa essa vida ‘roubada’ se transformar em sinal do novo que todos ansiamos! Possa essa existência empenhada na causa da vida, continuar repercutindo entre nós, para que jamais percamos em que consiste nossa missão: ser promotores de vida e vida em abundância para todos.

“A vida dos justos está nas mãos de Deus!” Pois, ‘é morrendo que se vive para a vida eterna’!
Possa este nosso irmão e mestre gozar das alegrias eternas e lá de junto do Supremo Pastor de nossas almas, interceder por nós que continuamos a nossa missão de promover e colaborar na construção da Paz.

Em Cristo,

+ Jaime Spengler
Frade menor e Bispo


D. ORANI TEMPESTA

Revmo. Fr. Fidêncio Vanboemmel
Ministro Provincial
Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil
Neste momento de perplexidade e pesar pelo repentino falecimento de
Fr.Antônio Moser, apresento à Comunidade Franciscana minhas
condolências, em união fraterna nas orações em sua intenção. Ele deixa
uma grande lacuna na comunidade acadêmica católica e certamente
entre seus confrades.
Tendo nosso irmão feito sua páscoa, colocamos nossa esperança nas
promessas do Senhor de ressurreição e vida eterna.
Com estima, envio a todos minha bênção fraterna.
Orani João Cardeal Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, 09 de março de 2016.


D. DIAMANTINO

Lamentando a morte de Frei Antônio Moser, expresso minha solidariedade à Província Franciscana, aos Familiares e Paroquianos.

E suplico a Deus acolha em seu Reino esse seu fiel servidor.

Com um abraço de Paz e Bem!

+ D. Diamantino Prata de Carvalho, ofm


MISSIONSZENTRALE DER FRANZISKANER

Querido Ministro Provincial Fr. Fidêncio Vanboemmel,

 

A Missionszentrale foi muito tocada e comovida pela morte a força do Frei Antônio Moser. Compartimos a sua tristeza em cheio. Tivemos bons contatos com Fr. Antônio como diretor do “Centro Educacional Terra Santa”, a obra pelos crianças, adolescentes e jovens em Petrópolis. Perdemos um bom amigo e comfrade e um grande parceiro na cooperação com os projetos no Brasil.

Comunicamos a nossa condolência sincera ao você, à Provincia, à família e ao Centro Educacional Terra Santa. Fr. Antônio é incluído nos orações de todos de nós. R.i.p.

Fraternalmente

Fr. Claudius Gross OFM

Presidente Missionszentrale der Franziskaner


FRANCISCANOS DE PORTUGAL

Estimado Frei Fidêncio :

Em razão de ausência em atividade que me mantinha incontactável, só agora tomo conhecimento do trágico falecimento do também por nós, Irmãos de Portugal, tão apreciado e estimado Frei António Moser. É com a mais profunda emoção e dor que

estamos vivendo este momento e nos solidarizamos convosco em comunhão de fraterna condolência e fé de ressurreição. Em meu nome pessoal, que por ele e pela sua obra ímpar nutria  profunda estima e admiração, e de todos os Irmãos da Província Portuguesa, onde a Vozes e ele mesmo são objeto da mais elevada consideração e apreço, apresento as nossas sentidas e emocionadas condolências e, dando graças a Deus por no-lo ter dado, peço que o recompense de tantos méritos, virtudes e trabalhos e o acolha na eterna glória. Honra e glória ao seu nome. Paz eterna à sua alma.

Com toda a amizade e fraterna estima

Frei Vitor Melicias, OFM, min. prov.


 

PROVÍNCIA FRANCISCANA DE SANTO ANTÔNIO

Caro Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel,

E demais confrades
Da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil,
Paz e bem!
É com muito pesar que recebemos a notícia da trágica morte de nosso confrade Frei Antonio Moser. O Governo da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, recém reestruturado, se solidariza com o Digníssimo Ministro da Província Franciscana
da Imaculada Conceição do Brasil, bem como com toda a Província.
Lamentamos tal fato ocorrido inesperadamente e de maneira surpreendente. Infelizmente, por conta de toda uma situação que enfrentamos na nossa sociedade, precisamos parar e refletir para que tragédias desta maneira sejam sanadas e não
venhamos a perder, antes do tempo, tantas pessoas que assumem compromissos de muita responsabilidade na família, na Igreja e na sociedade.
Como dizia o Apóstolo, “quero conhecer a Cristo ainda mais e a força da sua ressurreição”. Que nosso confrade, pela misericórdia divina, entre nas realidades eternas, ressuscitando com Cristo para a vida.
Requiescat in pace!
Dado no Provincialado, na Casa de Santo Antônio do Recife.
Aos nove de março de 2016.
Em Cristo e São Francisco,

Frei João Amilton dos Santos
Ministro Provincial

Frei Sérgio Moura Rodrigues,
Vigário Provincial


CUSTÓDIA FRANCISCANA DAS SETE ALEGRIAS DE NOSSA SENHORA

Caríssimo Frei Fidêncio Vanboemmel,
Paz e Bem!

É com muita tristeza que recebemos a notícia da morte de Frei Antônio Moser, morto nesta manhã na Rodovia Washington Luiz, na altura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, vitima da violência.
Para nós, franciscanos e para toda a Igreja é um momento de muita dor e também de intensa reflexão sobre a banalização da vida em que nosso confrade foi mais uma vítima entre centenas de pessoas que morrem diariamente em razão da estrutura que leva à violência.
Neste momento nos unimos em oração juntamente com todos os familiares e amigos, pendindo em prece o conforto da Virgem Maria e de nosso Pai Seráfico, São Francisco de Assis.

Campo Grande, 09 de março de 2016

O Senhor vos dê a Paz!

Frei Roberto Miguel do Nascimento, OFM
Custodio
Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora


CUSTÓDIA FRANCISCANA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Estimado Frei Fidêncio,
Paz e Bem!

É com pesar que recebemos nesta manhã
A trágica morte de Frei Antônio Moser.
Nossa Custódia se Solidariza com a Província Franciscana Da Imaculada
Conceição.
Neste triste momento nos unimos em oração Pelo descanso eterno de nosso
confrade.
Hoje nos lembramos do grande homem que foi Frei Moser.
E nos cabe lembrar que ele não era só um exímio Professor E Doutor, também
um grande nome para Ordem e para a Igreja.
Nossos mais profundos sentimentos.

Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus.


PROVÍNCIA FRANCISCANA DE SAN PABLO APÒSTOL – COLÔMBIA

Inmenso dolor nos ha causado, en la Provincia, y entre los hermanos que lo conocimos y lo tratamos, la trágica muerte del querido hermano Fray Antonio Moser. Se pierde una una vida invaluable, un ser de calidades excepcionales, para la Provincia, la Orden y la Iglesia. Seguimos en nuestro continente pagando un inmerecido tributo a la violencia. Ojalá que la vida sacrificada de Fray Antonio, que tanto bien sembró en su vida, contribuya a aumentar en nuestros países la paz y la fraternidad. Que el Buen-Dios-Padre-Madre siga bendiciendo a su provincia con hermanos tan queridos y de tantas cualidades como Fray Antonio.

Fraternalmente,

Fray Alonso Morales D.

Secretario Provincial

Provincia franciscana de San Pablo Apòstol en Colombia


FRADES CAPUCHINHOS

úria Provincial

Fortaleza – Ceará, 10 de março de 2016
Caríssimos irmãos confrades,
Paz e bem!

Cientes do falecimento de Frei Antônio Moser ontem, expressamos sinceramente nossos sentimentos de pesar e nossa solidariedade diante deste lamentável acontecimento.
Considerando as circunstâncias de sua morte, desejamos que este acontecimento se torne como uma semente, que desperta o mundo para ver que a violência não condiz com a dignidade do ser humano, o qual em Cristo foi remido mas que ainda resiste em viver na graça da vida nova que Cristo nos oferece.
Caríssimos irmãos, o sangue de Frei Antônio Moser desperte nossa consciência, muitas vezes anestesiada, e nos anime a ser instrumentos da paz e do bem com que a humanidade sonha – cada um de nós, mais concretamente. Ao mesmo tempo que se busca a justiça evangélica, esta seja a nossa resposta.
São Francisco de Assis, que bem encarnou o Evangelho, seja nossa inspiração nesse compromisso.
Que Deus o acolha junto de Si.
Na certeza de nossas orações,

Confrades capuchinhos.
Província São Francisco das Chagas do Ceará e Piauí

Frei Santos – Ministro Provincial
Frei Aloísio Albuquerque – Secretário Provincial             


REDENTORISTAS

A Província Redentorista de Campo Grande (que abrange os Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná), reunida em Curitiba/PR, de 07 a 11 de março para o Retiro Anual, une-se em oração com a família franciscana e lamenta a morte do Frei Moser, ocorrida neste dia 09. Com certeza foi uma grande perda para a Igreja e entristece-nos a forma trágica como tudo aconteceu. Neste Ano da Misericórdia, que Jesus Redentor continue nos mostrando a face misericordiosa do Pai e nos ajude a seguir em frente com Fé, Esperança e Amor. Família Franciscana receba o abraço e as orações de nossa Família Redentorista.
Curitiba, PR, 09 de Março de 2016.

Pe. Edilei Rosa Silva, CSsR
Superior Provincial


PE. ZEZINHO

AOS IRMÃOS FRANCISCANOS .

MEUS SENTIDOS PÊSAMES aos queridos franciscanos, pela morte cruel de Frei Moser , teólogo, pedagogo,escritor, fundador de obras sociais, ativista social, homem de mil talentos. Admirava-o muito e ele sempre me incentivava. Ultima vez que o vi foi há 4 anos, pouco antes de meu AVC, nos seus 50 anos de vida religiosa, de sacerdócio. Fiz um show por suas obras.

Era um vulcão em atividade. Tínhamos a mesma idade! Vai deixar muita saudade !

Aproveito para estender minha admiração aos caros franciscanos, que já nos deram grandes bispos e cardeais , grandes sábios e teólogos e homens que marcaram a Igreja do Brasil e um santo canonizado e alguns beatos.

O Brasil está marcado pela seus testemunho desde 1500. Eles e os jesuítas!

Sou grato aos amigos franciscanos . Nem preciso dizer que os considero meus irmãos.

Esta noite orei por este filho de São Francisco. E pelos seus confrades !

 Sentido e agradecido : Pe Zezinho SCJ


NOTA DE SOLIDARIEDADE

Belo Horizonte, 09 de março de 2016

Nós, do Instituto Santo Tomás de Aquino, situados em Belo Horizonte, recebemos a notícia do assassinato do Frei Antônio Moser com muita tristeza, pesar e perplexidade.
Entre nós, Frei Antônio Moser passou fazendo o bem, inclusive no ano passado, nos ajudando com uma Conferência sobre o Sínodo da Família. Seus inúmeros livros também fazem parte da bibliografia de vários de nossos professores.
No nosso quadro docente figuram vários religiosos da Província Franciscana de Santa Cruz, com significativa presença e contribuição. Daí também o nosso elo com a vida consagrada franciscana.
Lamentamos muito e queremos manifestar nossa solidariedade aos religiosos da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.
Deus, Pai misericordioso, certamente o recebe e faz do Seu coração de Pai o novo endereço do nosso querido Frei Antônio Moser.

Em Cristo

Pe. Manoel José de Godoy
Diretor Executivo do ISTA (Instituto Santo Tomás de Aquino)


CANÇÃO NOVA
A Canção Nova recebeu com tristeza a informação da morte de Frei Antônio Moser, vítima nesta quarta-feira de uma tentativa de assalto, quando se deslocava para participar da gravação de um programa em nossa TV.

Frei Moser – diretor presidente da Editora Vozes, professor de Teologia Moral e Bioética – apresentava desde 2005 o programa “Em Pauta”, sempre com entusiasmo e determinação.

Homem de Deus, de imensa sabedoria, foi um dos 11 brasileiros convidados pelo Papa Francisco no Sínodo das Famílias do ano passado. Sua defesa apaixonada pela dignidade da vida, do ser humano, nos iluminou e não será apagada por este ato de violência.

Aos familiares e à família franciscana nossos sentimentos e orações.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova


OSCAR BEOZZO

Prezado Frei Fidêncio,

foi um choque doloroso receber na manhã de hoje a notícia do falecimento do Frei Moser, amigo de longa data.

Em meu nome pessoal, da equipe e direção do CESEEP, queremos exprimir o nosso profundo pesar, assegurando-lhe nossas preces e solidariedade com a Editora e toda a província.

Pe. José Oscar Beozzo
Coordenador geral do CESEEP


 CLARISSAS

Caríssimo Frei Fidêncio,
paz e bem!
Soubemos do assassinado de Frei Antônio Mozer. Nossos sentimentos. Nossa proximidade fraterna.
Rezamos pela sua alma, que esteja juntinho d’Aquele que, há tantos anos, já experimentava tão próximo, tendo-O nas mãos sacerdotais e no sacrário do coração.
Com carinho,
Madre Maria José e as Irmãs do Mosteiro de Anápolis


CATEQUISTAS FRANCISCANAS

Caríssimo Frei Fidêncio!

A Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas recebeu com grande pesar a notícia da morte trágica de Frei Antônio Moser,
vítima de violência nesta manhã, na Baixada Fluminense, enquanto se dirigia a São Paulo, para a gravação de um programa na Canção Nova.
Sabemos o quanto significava a dedicação incansável e competente de Frei Antônio Moser para a OFM, para a Igreja e a sociedade.
A violência, um dos maiores problemas de nosso país infelizmente está atingindo também as ordens e congregações religiosas.
Oxalá, o sacrifício da vida de Frei Antônio a serviço de uma missão toque e converta o coração das pessoas mal intencionadas
e que possamos viver com mais justiça e paz em nosso país.

Unida em preces pela Província Imaculada Conceição e pelo governo provincial que é mais diretamente atingido,

a Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas.


MOSTEIRO DA GÁVEA
Querido Padre Provincial,
Acabamos de ler a surpreendente e dolorosa notícia da morte trágica do nosso ilustre e querido Frei Antonio Moser, que foi tema de artigos e entrevistas em um dos números das Comunicações.
Vimos, apresentar a V. Paternidade e à toda querida Província da Imaculada Conceição as nossas sentidas condolências.
Estamos ainda aturdidas com tão triste e assustadora notícia da súbita perda de alguém tão especial para a nossa Ordem e toda a Igreja! Imaginamos, então, a dor de V. Rev.ma e dos Confrades, especialmente os que lhes estavam mais próximos Como também os familiares! Que o Senhor os conforte e console. Ele que chorou a morte dos Amigos. Quanto mais de um Irmão tão precioso e querido! Meu Jesus, misericórdia!
Pelas gratas Irmãs Clarissas da Porciúncula de Nossa Senhora dos Anjos, da Gávea, que lhe pedem a bênção do seráfico Pai e oram em suas especiais intenções,
Ir. Maria Pacífica e Comunidade


OFS SÃO PAULO

Caros Frades da Província Imaculada Conceição,
Paz e Bem!
Em nome da OFS – Regional Sudeste III – SP, venho externar minha solidariedade e meus sentimentos pela perda de seu confrade, Frei Antonio Moser num lamentável e trágico ato de violência, na manhã do dia 09 de março.
O Deus da Vida, a quem Francisco desejou entregar toda sua vida, seja o grande Consolador, a força necessária e a maior fonte de esperança para aqueles que sofrem a dor da perda de seus amados. Que todos os confrades desta estimada Província Imaculada Conceição de São Paulo sejam sinal da presença amorosa e consoladora do Cristo Pobre, Humilde e Crucificado, a quem Francisco amou incondicionalmente, do Filho de Deus que não se furta em ir ao encontro dos mais duros sofrimentos de seus irmãos e irmãs.
Nesta mensagem incluo, em espírito de comunhão fraterna, as orações e a solidariedade de todos os irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular, rezando na intenção de todos atingidos por esta tragédia.
Fraternalmente,

Denize Aparecida Marum Gusmão – OFS
(Ministra Regional – SP)


CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS

A morte de frei Antônio Moser, de forma tão violenta, nos choca a todos. Petrópolis perde um referencial de cultura e uma liderança religiosa ímpar. Na semana que vem Frei Moser receberia da Câmara de Vereadores, a Medalha Koeler Cruz de Mérito – uma das mais altas honrarias concedidas pelo município. Presidente da Editora Vozes, professor do Instituto Teológico Franciscano, conferencista que viajava pelo mundo, Frei Moser fazia também um trabalho exemplar também como diretor do Centro Educacional Terra Santa, onde estivemos com ele por algumas vezes. O cuidado com a administração da escola que atende famílias carentes deixava explicita sua preocupação com a questão social. Trabalho reconhecido pelo Papa Francisco, que o convocou para a XIV Assembléia Extraordinária do Sínodo dos Bispos. Petrópolis perde muito com a sua morte.
Decretamos luto oficial por três dias na Câmara de Vereadores e estamos estudando medidas a serem adotadas pela Casa para reivindicar mais segurança para usuários da BR-040, uma vez que desde o ano passado já havíamos solicitado diretamente à Polícia Rodoviária Federal e à Polícia Militar reforço no policiamento, bem como à Concer ações para melhorar as condições de segurança na rodovia, em todo o trecho usado diariamente por milhares de petropolitanos.

Paulo Igor Carelli – Presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, via Facebook


FILHAS DE MARIA IMACULADA
Revmo. Sr. frei Provincial da Provincia Franciscana da Imaculada Conceição,

Nós, Irmãs Dimesse Filhas de Maria Imaculada – Delegação do Brasil – nos unimos ao senhor e a cada irmão da sua província na oração por nosso querido Fr. Antonio Moser.
Agradecemos pelo dom de sua vida e missão entre nós e pedimos que Deus lhes dê o consolo pela perda tão repentina de nosso Irmão.
Unidas na oração saudamos a todos e lhes asseguramos nossas orações.
Irmãs Dimesse Filhas de Maria Imaculada, Delegação do Brasil
Ir. Luzia Ribeiro Furtado


 IRMÃS FRANCISCANAS DE ALLEGANY

Paz e Bem!

A notícia do assassinato de frei Antônio Moser a caminho do seu trabalho trouxe a todas nós, Irmãs Franciscanas de Allegany, profundo pesar e uma tristeza imensa pelo caos que se instalou em nosso país. Frei Antônio foi mais uma vítima do desrespeito à vida do ser humano, tão exposta e entregue a um sistema onde o vale tudo dita o tempo e os limites aonde as pessoas podem transitar, não nos dando o direito de escolher o que desejamos construir em nossa vida e como desejamos conduzi-la.

Frei Antônio deixa um vazio enorme na Igreja que ele amava, em sua Província onde moldou o seu modo franciscano de ver e viver o seu ideal e para todas as pessoas que tiveram o privilégio de conhecer e saborear da sua experiência e ensinamentos que tanto bem fez à Família Franciscana no Brasil e em outros países.

Nós nos solidarizamos com todos os nossos irmãos da Província Imaculada Conceição neste momento de dor e rezamos para que Frei Antônio interceda pelo nosso país para que cesse a violência e imperem o amor e o respeito à vida em todas as suas manifestações e, assim, sejamos realmente irmãos.

Nossas orações,

Irmã Marinêz Arantes da Silva, OSF

Ministra Regional

Irmãs Franciscanas de Allegany – Região Brasil


IRMÃS FRANCISCANAS DE SISSEN

Presado  Frei Fidêncio. A Irmã morte nos visitou nossa Família Franciscana  novamente de modo tão brutal. Nossos sinceros sentimentos pela morte dolorosa de Frei Antonio Moser. Na liturgia de hoje ouvimos do Profeta Isaías:”Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela  esquecer, eu, porém, mão me esquecerei de ti“.  Com esse pensamento expressamos nossa unidade na oração. Experimentamos o quanto dói essa dor. No entanto sabemos também que na fé, no exercício do perdão podemos continuar a caminhada. Deus os abençoem. Maria os projeta com o seu manto. Que a dor seja transformada em graças a todos envolvidos.

Ir. Rosa Maria Severino

Provincial

Congregação das Franciscanas de Siessen


Com pesar lamentamos o assassinato de Frei Antônio Moser.

Deus o acolheu nos seus braços misericordiosos. Que ele descanse em paz.
A todos os seus confrades nossas orações e unidade.

Fraternalmente,
Ir. Iracema – Franciscana de Siessen
Comunidade de Garça/SP


Queridos Freis!
Estamos unidas ao sofrimento pel sentimento de profunda perda do vosso Irmão e nosso também em São Francisco e Cristo: Frei A.Moser , que vítima da maldade humana deixa este mundo mais pobre sem a sua presença iluminada e fraterna.
Estaremos em oração por todos e por sua família. Que Deus os conforte e os fortaleça neste tempo e em todo o sempre.
Paz!
Ir.Romana


Meu caríssimo confrade Fr. Fidêncio – Ministro Provincial.

Paz e Bem!

Tomando conhecimentos pela mídia na manhã de hoje sobre o bárbaro assassinato do querido Fr. Antônio Moser, presto em nome pessoal e em nome da Diocese de São João Del Rei minha solidariedade junto ao senhor e demais confrades da Província da Imaculada Conceição.
É muito triste ver o final de vida de um confrade que tanto bem prestou à nossa Igreja. Agora nos cabe colocar nas mãos de Deus este fato e rogar para que dias melhores possam vir para a humanidade. Não podemos perder a esperança de que da semente que cai na terra – e que semente foi Fr. Antônio Moser! – novos frutos possam surgir em nossa caminhada cristã.
Há pouco celebrei pelo querido confrade e na intenção de vocês.
Com fraternal abraço.
+ Célio OGoulart ofm


Prezado Frei Estêvão,

Nós nos solidarizamos com vocês em sua Província por esta perda tão trágica! Sentimos muito e rezamos por Frei Antônio Moser. Com toda certeza está na glória de Deus.
Que mais esta morte chame a atenção das autoridades para o “cuidado”.
Um grande abraço e sentimentos profundos das Irmãs Franciscanas de Dillingen/ Duque de Caxias/RJ.
Saudações de Ir. Sueli


UNILASALLE – CANOAS

​​Prezada Comunidade Franciscana.

​Em nome da Comunidade Acadêmica do Unilasalle Canoas/RS, externamos nossos sinceros sentimentos diante da tragédia que vitimou o estimado Frei Antônio Moser na última quarta-feira.

Compartilhamos com a Comunidade Franciscana, amigos e seus próximos, a dor pela sua perda.

Atenciosamente.
____________________________
​Gabinete da Reitoria


 

PE. MAURÍLIO – FAJOPA

Prezados Frei Fidêncio – Ministro Provincial

Frei Walter – SecretárioProvincial

Paz e bem!

Consternados pela triste notícia da morte trágica do querido frei Antonio Moser, expressamos nossa profunda comunhão espiritual com toda a família franciscana.

Nossa Faculdade João Paulo II, de Marília -SP, é grata por toda colaboração que vem recebendo ao longo dos anos dos franciscanos desta Província, Frei Moser, mas também frei Fidêncio, Frei Nilo, Frei Alberto.

Deus receba com festa este filho amado e que sua intercessão ajude a mover os corações para uma vida de partilha, condição para a diminuição da violência em nosso país.

Unidos em oração, Pe. Maurílio Alves Rodrigues – Diretor da FAJOPA.


UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

A Universidade Católica de Brasília – UCB, com pesar, expressa as mais profundas
e sinceras condolências pelo falecimento do Frei Antônio Moser.
O Apóstolo Paulo em sua carta a comunidade de coríntios (2Cor 5, 1) diz:
“…sabemos que, se a nossa morada terrestre, que não passa de uma tenda, vem a
destruir-se, nós temos um edifício, obra de Deus, uma morada eterna nos céus que
não é feita por mão de homem”.
Rogamos a Deus conforto e fortaleza ao coração dos familiares e daqueles que
conviveram com o Professor.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Gilberto Gonçalves Garcia
Reitor


Congregação das Irmãs Franciscanas de São José
Para Franciscanos
Aos nossos Irmãos Franciscanos, Frei Michel, Min. Geral, a Frei Fidêncio, Min. Provincial e a cada Irmão da Ordem, nossos sentimentos de pesar pela partida de Frei Antônio Moser.
A Congregação Irmãs Franciscanas de São José é imensamente agradecida pelas muitas vezes que contamos com a presença amiga, fraterna e cheia de sabedoria de Frei Moser nos cursos de formação e outros momentos. Reconhecemos seu grande serviço em defesa da vida pelo seu testemunho, cursos e suas publicações.
A todos nossa prece fraterna e solidária neste momento de dor. Que Deus, fonte de Misericórdia o acolha em sua santa morada. A todos paz e bem!
Irmã Inês Pereira, pela CIFSJ – Curitiba


 FREI EDERSON

Frei Fidêncio, paz! Recebi com grande pesar a trágica morte de Frei Moser. Uno-me a todos nesta hora de dor e de esperança. Guardo com gratidão grandes recordações de qdo fui seu aluno no Sagrado. Saiba que estou unido e em comunhão de preces.

Com estima, Frei Ederson


 

Foi com grande choque quando ontem li uma reportage sobre a morte brutal de Frei Antonio Moser. Desde entao, as lembrancas de um grande ser humano nao saem da minha memoria e gostaria de expresser nao soh as minhas condolencias mas tambem minha homenagem e agradecimento a essa grande personalidade.

Meus pais, Dragan e Elfie Seljan, faziam parte das Equipes de Nossa Senhora e eram frequentadores da Igreja do Sagrado por varios anos. Meu irmao e eu crescemos com varios franciscanos visitando a nossa casa e em especial, dois franciscanos que marcaram a minha vida: Frei Orlando Bernardi e Frei Antonio Moser. Me lembro que depois de formada em Medicina, Fr. Orlando e Fr. Antonio me perguntaram se eu aceitaria clinicar na Baixada, eles estavam trabalhando em Piabeta e Rio D’ouro e havia um ambulatorio antigo que fazia parte da paroquia, o qual estava abandonado ha varios anos. Aceitei o convite e ateh hoje, mais de 30 anos depois, eu agradeco a oportunidade que os dois me deram, a qual tanto me ensinou. Os dois me ensinaram muito em compaixao e service ao proximo e foram pessoas importantes contribuindo na formacao da pessoa que sou hoje. A triste realidade eh que Frei Antonio foi morto na area onde ele dedicou tanto tempo e prestou tanta ajuda aos necessitados da regiao.

Tambem descobri hoje que frei Orlando faleceu ha um ano atraz e penso ser um alento a ideia de que os dois, Fr. Orlando e Fr. Antonio estao novamente juntos e na paz de Deus.

Minhas oracoes estao com a comunidade franciscana. Infelizmente moro for a do Brasil e impossibilitada de comparacer ao funeral. Mas estarei em pensamentos e oracoes.

Um grande abraco,

Palma Seljan


 

Me uno a la querida Provincia de la Inmaculada por la inesperada partida de Frei Antonio Moser. El Señor le conceda el descanso de los justos.
Frei Saul Zamorano, ofm


 

ENSINAMENTOS CONTINUARÃO

Os ensinamentos do Frei Moser traduzidos em livros e áudio visuais continuarão transmitindo valores morais e éticos para a construção de um mundo que ele queria ver melhor.
Jaques Douglas Bonamigo


Prezados freis,

Com imenso pesar recebemos a notícia do falecimento de Frei Antônio Moser.
Registramos nossos sentimentos de perda e de perplexidade, na intenção de unir nossas vozes às milhares que por muito tempo entoarão cânticos e orações em sua memória.

Com saudades,
Marcelo Fereira de Andrades
Adriana Leika Frigo de Andrades


  MENSAGENS DO FACEBOOK

A Província Franciscana da Imaculada Conceição também agradece por todas as mensagens postadas na página do Facebook desta entidade.