Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Campanha lembra um ano da morte de Frei Antônio Moser

09/03/2017

Notícias

moser_090317Nesta quinta-feira, dia 09 de março, completa um ano que Frei Antônio Moser foi baleado e morto numa tentativa de assalto na Rodovia Washington Luiz. Até o presente momento não existem informações oficiais sobre a captura dos suspeitos, bem como informações precisas sobre o andamento do caso. 

A ausência de Frei Antônio Moser é sentida diariamente na vida de todos os que tiveram a oportunidade de conviver com o frade, que além de grande teólogo, era um pastor de seus paroquianos e um excepcional administrador das obras da Igreja Católica.

Frei Antônio Moser nasceu em Gaspar – Santa Catarina no dia 29 de agosto de 1939, fruto da união de Elisabeth e Angelo Moser. Em dezembro de 1959, vestiu o hábito franciscano e foi ordenado sacerdote no dia 15 de dezembro de 1965, comemorando os 50 anos de sacerdócio em 2015. Considerado um dos mais importantes teólogos do mundo, no ano de 2015, foi convidado pelo Papa Francisco a participar da XIV Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos realizada na cidade do Vaticano, em Roma. O encontro reuniu 270 pessoas de todo o mundo, entre Bispos e Assessores destes, onze brasileiros. Ele fez parte da Secretaria Especial, com dois Cardeais, quatro Bispos e quatro leigos.

O convite para o Sínodo o pegou de surpresa e, no início, ele não acreditou. “No início, pensei que fosse brincadeira. Foi uma experiência extraordinária. Ali estavam presentes 270 bispos do mundo inteiro, representantes de Igrejas cristãs não católicas, leigos, discutindo com toda a liberdade, representantes de tantas culturas e ritos diferentes, que parecia um verdadeiro Pentecostes”, pontuou Frei Antônio Moser na época do convite.

Frei Moser estudou Filosofia e Teologia em Petrópolis/RJ, em seguida cursou a licenciatura em Teologia em Lyon – França e doutorou-se em Teologia, com especialização em Moral, na Academia Alfonsianum – Roma, com a tese doutoral: “O compromisso do cristão com o mundo na teologia de M.D. Chenu”, obtendo Summa cum laude.

Durante 10 anos lecionou Teologia Patrística, foi professor na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, lecionando na graduação e na pós-graduação, além de ter passagens como professor convidado na Universidade Católica de Lisboa – Portugal e na Universidade de Berkeley – Califórnia. É autor de 27 livros, vários deles traduzidos para outras línguas, participou como coautor e colaborador de inúmeros títulos e publicou incontáveis artigos espalhados por revistas nacionais e internacionais.

Construiu quinze comunidades de fé, algumas na Baixada Fluminense e outras em Petrópolis, era Diretor Presidente da Editora Vozes, Diretor do Centro Educacional Terra Santa, professor de Teologia Moral e Bioética no ITF – Instituto Teológico Franciscano, Pároco da Igreja de Santa Clara, além de conferencista no Brasil e no exterior.

Para os que atuavam diretamente com Frei Antônio Moser, a passagem de um ano de ausência dele não poderia ser ignorada ou mesmo lembrada apenas de forma simbólica. “Frei Antônio Moser era singular na sua forma de seguir os pedidos de Deus. Ele era prático, ágil e sempre trabalhou para salvar vidas, seja através da conversão na fé, pela educação ou através de programas sociais. A ideia de criar uma campanha social, que tem como meta primordial salvar vidas, nasceu no coração do Centro Educacional Terra Santa e de toda a equipe que trabalhava diretamente com Moser e tem como meta ajudar a todos a transformar a saudade que sentimos em vida”, declarou Carla Coelho, jornalista que atuou na Assessoria de Imprensa de Moser por quase 15 anos.

A programação em memória de Frei Antônio Moser é composta por múltiplas atividades:

09 de março de 2017 – quinta-feira – 9h

Atividade: Homenagem simbólica com colocação de Coroa de Flores no busto de Frei Antônio Moser.

Local: Centro Administrativo Frei Antônio Moser

Avenida Barão do Rio Branco, 2846

Centro – Petrópolis/ RJ

09 de março de 2017 – quinta-feira – 14h

Atividade: Missa solene em memória pelo 1º ano de ausência de Frei Antônio Moser, celebrada por Frei Luís Flávio.

Local: Comunidade da Imaculada Conceição

Rua Monsenhor Bacelar, 590

Valparaíso – Petrópolis/ RJ

09 de março de 2017 – quinta-feira – 18h

Atividade: Missa solene em memória pelo 1º ano de ausência de Frei Antônio Moser.

Local: Paróquia do Sagrado Coração de Jesus

Rua Montecaseros, 95

Centro – Petrópolis/ RJ

09 de março de 2017 – quinta-feira – 19h30

Atividade: Missa solene em memória pelo 1º ano de ausência de Frei Antônio Moser.

Local: Comunidade Menino Jesus de Praga

Rua Dias de Oliveira, 1

Duarte da Silveira – Petrópolis/ RJ

11 de março de 2017 – sábado – 7h às 12h

Atividade: Lançamento da campanha “Transforme saudade em vida” que tem como meta salvar vidas através da ação prática de doar sangue.

7h – Abertura do Banco de Sangue

8h – Breve cerimônia em memória da vida e obra de Frei Antônio Moser

8h15 – Apresentação das crianças do Programa Aquarela do Centro Educacional Terra Santa

Local: Banco de Sangue – Hospital Santa Teresa

Rua Paulino Afonso, 477

Quarteirão Ingelhein – Petrópolis/RJ

12 de março de 2017 – domingo – 10h

Atividade: Missa solene em memória pelo 1º ano de ausência de Frei Antônio Moser.

Local: Paróquia de Santa Clara

Rua Dr. Eugênio Barcelos, s/n°

Valparaíso – Petrópolis/ RJ

Mais informações sobre a programação da campanha Transforme Saudade em Vida podem obtidas na sede do Centro Educacional Terra Santa que fica localizado à Rua Monsenhor Bacelar, n° 590 – Valparaíso, através dos telefones (24) 2242-0525, (24) 2246-1061, (24) 99822-4348 e (24) 99941-3352, do e-mail coordenacao@terrasanta.org.br ou no site www.terrasanta.org.br.