Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mensagem do PVF aos benfeitores da Província

09/04/2020

Notícias

Estimados benfeitores e benfeitoras do Pró-vocações e Missões Franciscanas!

Hoje chegamos a cada um de vocês com a nossa mensagem de Páscoa deste ano.

Uma mensagem que vem de uma necessidade de nossa parte de expressar a gratidão que, diariamente, devemos manifestar a Deus que se dignou despertar no coração de cada um de vocês uma generosidade infinita, que lhes leva a estarem atentos às necessidades temos e nos amparam em nossas fragilidades. Nosso muito obrigado.

A Páscoa é a celebração da ressurreição do Senhor e do mistério da nossa participação nesta ressurreição.

Neste ano, nossa Páscoa é marcada por uma incerteza que vem do momento que vivemos, diante desta pandemia que nos exige uma atenção no cuidado de todos. Isso, porém, não nos tira a alegria de celebrarmos e de, novamente, sermos fortalecidos pela participação deste Mistério de nossa fé.

Diante das dificuldades que enfrentamos atualmente, o clamor de Jesus parece ser o nosso clamor: “Pai, afasta de mim este cálice!”.

E nós ouvimos do próprio Senhor este clamor, ele que tanto confiava no Pai, porque do Pai veio.

Afasta!!! Como é fácil pedirmos isso. Como sai com rapidez esse pedido de nossas bocas como expressão de nosso maior desejo. E se o Pai me escuta, pronto, parece que a felicidade chegou.

E eis pois que o Pai que tanto ama o Filho, não escuta nem atende o clamor do Filho

Mas o Pai faz muito mais que ouvir o clamor: O Pai vai com o Filho até a cruz.

E é um Pai que sabe quando a cruz do Filho está muito pesada e lhe concede um Cirineu que o ajuda a carregar.

Um pai que sabe quando o Filho precisa que alguém lhe enxugue a face, e faz Verônica lhe ir ao encontro.

Um Pai que sabe quando a solidão do Filho que carrega a Cruz está muito intensa, e lhe permite que mulheres que chorem por ele demonstrando quanto lhe amam.

Um Pai que é pregado com o Filho na cruz porque, sempre unido ao Filho, não o abandona.

O clamor do Filho ao Pai para que lhe afaste o cálice não é fruto no desespero de quem perdeu tudo, mas é antecedido pela grande certeza: “Pai, tudo te é possível!”. Uma certeza que leva o Filho à confiança plena no Pai. Uma confiança que foi capaz de superar a morte e chegar à Ressurreição.

É Páscoa! É ressurreição. É a festa da confiança no Pai.

Queridos benfeitores, Feliz e Abençoada Páscoa!

Nossa gratidão a vocês por toda a generosidade que experimentamos e por vocês também não nos abandonarem, principalmente neste momento que mais precisamos estar juntos. Contem com nossas orações!

Paz e Bem! Feliz Páscoa!

Frei Robson Luiz Scudela, OFM
Coordenador do PVF