Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mensagem do Ministro Provincial por ocasião da Festa de Santa Clara de Assis

10/08/2020

Notícias

 

– Queridas Irmãs Clarissas, especialmente dos sete mosteiros que estão no território de nossa Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil;

– Queridas irmãs religiosas franciscanas;

– Caros irmãs e irmãos da Ordem Franciscana Secular e da Jufra;

– Caros confrades, formandos e vocacionados de nossa Província, de nossa Conferência dos Frades Menores do Brasil e do Cone Sul e das demais obediências franciscanas;

– Demais irmãs e irmãos, colaboradores, jovens franciscanos, voluntários e participantes da nossa missão evangelizadora;

 a todos vocês, peço que o Senhor lhes dê a Sua Paz!

Neste espírito tão espalhado de Fraternidade, celebramos mais uma solenidade de Santa Clara de Assis, nossa mãe na mística de seguimento de Jesus, nos passos de São Francisco de Assis. Ela, certamente, foi a discípula mais fiel deste carisma e se tornou uma fascinante inspiração para todo o movimento franciscano.

Neste ano celebramos de forma diferente, ainda obrigados ao distanciamento necessário devido à pandemia da Covid-19, tão destrutiva e em crescente mortalidade, principalmente em nosso país.

Nosso Ministro Geral, Frei Michael Perry, em sua carta de saudação às Irmãs Pobres de Santa Clara, usou um pensamento dela, pronunciado na vigília do último Natal que passou em vida, no ano de 1252, “quando, forçada à imobilidade por causa de sua grave doença, não pôde unir-se às suas irmãs para celebrar o Natal do Senhor”. Dizia ela: “Ó Senhor Deus, eis que fui deixada sozinha por ti neste local”.

Ele nos provoca a ver nesse suspiro, “o lamento de muitos nossos irmãos e irmãs, que ameaçados pela Covid-19, sofrem por causa do isolamento tão angustiante para um coração humano”.

Mas, assim como Clara não foi deixada por Deus na solidão, e recebeu “a consolação de escutar os hinos cantados pelos Frades na Basílica de S. Francisco”, assim também queremos renovar a fé e a esperança de que o Pai não nos deixa sós. Ele está conosco!

Sim, Ele está conosco através da presença solidária de tantos irmãos e irmãs; está conosco através da oração e da palavra do Papa Francisco que, aparentemente sozinho na Praça de São Pedro, abraçou o mundo inteiro; está conosco no generoso e competente cuidado dos profissionais de saúde, das infinitas mãos que constroem proximidade com suas ações solidárias, carregadas de amor ao próximo, especialmente aos mais pobres e necessitados!

Estes e tantos outros testemunhos nos levam a renovar nossa fé na Providência de Deus!

E somos animados também a construir uma nova humanidade durante e depois desta pandemia. O Ministro Geral, em sua carta, nos fala de um “mundo, baseado não mais sobre o paradigma da globalização em nível comercial ou cultural, mas sobre uma volta ao local e à família” e, eu acrescento às nossas comunidades de vida e de fé. Quem sabe aí podemos buscar a inspiração do sonho de Clara e de Francisco, para uma verdadeira fraternidade, mais inclusiva e solidária, e que possa enfrentar com criatividade os grandes dramas da economia e do mercado de trabalho, que como a doença e a morte, ameaçam tristemente o nosso tempo em toda a parte.

A solidariedade nos ajuda a abraçar nossa verdadeira identidade de seres interconectados, que vivem numa casa comum, como pede o Papa Francisco.

E é de Santa Clara também o convite feito às suas irmãs, e que hoje nos consola e fortalece na coragem: “Não temais, pois se Deus está conosco, os inimigos não nos poderão ofender. Confiai-vos a Nosso Senhor Jesus Cristo, Ele vos libertará”.

Que as nossas preces a Deus encontrem a intercessão de nossos pais Francisco e Clara para que a humanidade seja salva da “peste, da fome e da guerra”, mas também do egoísmo, do ódio e do descaso!

Neste ano celebramos Santa Clara um pouco diferente, sem tanta presença de fiéis e devotos e sem o ajuntamento que nos anima, mas celebramos, sim, Santa Clara e, com ela, pedimos ao Senhor que nos livre da solidão e nos ajude a construir proximidade de coração com Ele e com os irmãos e irmãs.

Uma abençoada festa de Santa Clara a todos vocês!

Paz e Bem!

Frei César Külkamp, ofm
Ministro Provincial