Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mensagem do Ministro Provincial para a Páscoa

10/04/2020

Notícias

Caros confrades de todas as fraternidades da Província da Imaculada Conceição, confrades das outras entidades da nossa Conferência dos frades menores do Brasil, das demais obediências franciscanas, queridas irmãs Clarissas e Concepcionistas, religiosas e religiosos franciscanos, irmãs e irmãos da Ordem franciscana Secular, juventude franciscana e os tantos irmãos e irmãs que participam de nossa vida e de nossa missão nas cinco frentes de evangelização da Província, na proximidade com o carisma franciscano ou com nossas fraternidades,  a todos vocês,

Paz e Bem!

A mensagem de Páscoa deste ano tem um sentido todo especial pela realidade que estamos vivendo, em todo o mundo, de insegurança e medo diante da pandemia do Coronavírus, que tem se mostrado perigosa e devastadora.

Quantas milhares de vidas já foram ceifadas! Quantas pessoas permanecem em tratamentos nos hospitais ou em isolamento! Famílias inteiras viveram esta quaresma em quarentena, como medida de prevenção! Assistimos com tristeza o número tão grande de pessoas que nem tem onde se isolar, porque nem sequer possuem um lar, quanto mais as condições de cuidado, prevenção e atendimento às necessidades básicas!

Muitos de nós também vivem o desespero pela insegurança em seu trabalho, no seu negócio, no seu ganha-pão!

E parece difícil falar do belo sentido da Páscoa, como ressurgimento, como vida nova!

Para isso, quero buscar uma imagem que, durante a quaresma, trouxe muito significado para a vida humana e espiritual de cristãos ou não, no mundo inteiro:

Foi a bênção urbi et orbi, que o Papa Francisco pediu a todos nós da parte de Deus, no fim de tarde chuvoso do dia 27 de março, diante da Praça totalmente vazia de São Pedro, em Roma.

Era uma cena triste, diante do número crescente de doentes e mortos. Mas, o mundo inteiro parecia estar ali e o Papa Francisco não ficou sozinho. Milhões de pessoas puderam sentir muito de perto o seu gesto de amor e de solidariedade, especialmente os enfermos, seus familiares e os profissionais de saúde!

O texto do Evangelho era aquele da tempestade acalmada (Mc 4: 35-41). Com sua reflexão, o Papa levou coragem a todas as pessoas para que confiem em Deus. Ele está no barco da nossa vida e não nos deixará naufragar. Ele quis nos animar na esperança, mesmo ele, o Papa, como todos nós, vivendo neste necessário isolamento social.

A tempestade vai passar porque o Senhor Ressuscitado continua conosco.

No Domingo de Ramos, o Papa Francisco de novo enviou uma mensagem de esperança e encorajamento ao mundo. Animou a todos, pelo testemunho do Cristo em sua Paixão, a servirem até a entrega da própria vida!

“Não nos percamos em coisas de pouca importância; A vida é medida pelo amor. Diante do Crucificado, medida do amor de Deus por nós, peçamos a graça de viver para servir. Não pensemos apenas naquilo que nos falta, pensemos no bem que podemos fazer. Não tenham medo de gastar a vida por Deus e pelos outros.” Estas foram algumas de suas palavras.

Graças ao bom Deus, estamos assistindo, neste tempo, gestos muito bonitos e generosos de atenção por aqueles que sofrem, estão sozinhos ou necessitados.

Em nossas fraternidades, comunidades, serviços, famílias, há muitas formas de se manifestar a solidariedade!

Cuidemos de nossa saúde e daqueles que nos são mais queridos, especialmente os nossos idosos! Mas, cuidemos também para não sermos contaminados pelo medo que paralisa ou pelo individualismo que mata!

Que sejamos movidos pelo amor verdadeiro ao próximo! Sejamos promotores da solidariedade, da unidade e do amor fraterno entre todas as pessoas!

Do nosso isolamento, aqui em São Paulo, epicentro desta crise no  Brasil, quero desejar a cada um de vocês, apesar de todas as circunstâncias, uma Feliz Páscoa!

Páscoa é sempre boa notícia, motivo de alegria e de esperança, e de certeza da vitória da Vida sobre a morte! A morte já foi vencida pela Cruz e Ressurreição do Senhor da Vida!

Feliz Páscoa! E um fraterno abraço a cada um e cada uma!

Paz e Bem!

FREI CÉSAR KÜLKAMP, OFM
Ministro Provincial
Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil