Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Policarpo Berri celebra 70 anos de sacerdócio em Pato Branco

25/07/2020

Notícias

Imagens capturadas da transmissão da TV Sudoeste

Moacir Beggo (com TV Sudoeste)

 Pato Branco (PR) – “Como homem de oração, de contemplação, Frei Policarpo transmite para a pessoa com quem convive, a quem ele serve, um pouco dessa face de Deus. E isso que encanta nele”. Foi assim que o Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição, Frei César Külkamp, definiu Frei Policarpo Berri durante a Celebração Eucarística que marcou os 70 anos de vida sacerdotal deste frade, muito estimado e querido pelo povo de Pato Branco e região.

O guardião da Fraternidade Franciscana São Pedro Apóstolo de Pato Branco (PR), Frei Neuri Reinisch, fez a acolhida e falou da alegria de celebrar o dom da vida e da vocação de Frei Policarpo. Presentes na Santa Missa, que começou às 10 horas, com transmissão pela TV Sudoeste, através do seu canal no Youtube, estavam os confrades de Frei Policarpo da Fraternidade e das cidades vizinhas.

Ainda neste mês, Frei Policarpo, que é natural de Rodeio (SC), completou 96 anos de vida. Sua vida caminhada vocacional começou aos 11 anos no Seminário de Rio Negro, no Paraná. Inácio, seu nome de batismo, tornou-se noviço aos 19 anos, em sua cidade natal, ingressando na Ordem dos Frades Menores no dia 20 de dezembro de 1943. Em seguida, estudou Filosofia em Curitiba (PR) e Teologia em Petrópolis (RJ). Fez a Profissão Solene no dia 21 de dezembro de 1947 e foi ordenado sacerdote no dia 25 de julho de 1950, passando a ser chamado de Frei Policarpo.

O frade é um dos 11 filhos de Melânia e Félix Berri. Depois de uma breve passagem pela cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, foi transferido para a cidade de Francisco Beltrão (PR). E depois, com 32 anos de idade, em 1956, mudou-se para Pato Branco, onde permanece por 64 anos.

“Ao acolher o chamado de Deus para a vida franciscana e sacerdotal, Frei Policarpo é como que um luminar, um referencial para todos nós, sacerdotes franciscanos, para todos nós, povo de Deus, que rendemos graças a ele neste dia”, disse Frei César na sua homilia.

“Por esta consagração, por esta vocação, nós podemos dizer que Frei Policarpo se tornou um homem novo, porque acima de tudo, se a vocação é dada por Deus, é um envio, um mandato do próprio Cristo, ela é um revestir-se do próprio Cristo. É ele o grande modelo de serviço, de consagração. Ele é o verdadeiro sacerdote que se entregou por nós todos”, acrescentou.

Segundo o Ministro, esse testemunho, com esse luminar de conformação de consagração ao próprio Cristo, não aconteceu de uma hora para outra, mas foi crescendo nesta adesão ao próprio Cristo, nesta resposta fiel aos pés do Senhor. “Quem convive mais com ele, quem está mais próximo dele, sabe que é uma pessoa reservada porque ele tem o coração também voltado para o Senhor. É do Senhor que ele aprendeu a amar, como o Senhor mesmo nos ama e a servir aqueles que mais precisam desse mesmo amor”, observou Frei César.

Para Frei César, a fidelidade do consagrado, que parte desse voltar-se para o Senhor numa vida de contemplação e de oração, faz-se serviço aos doentes, aos aflitos, aos mais pobres, àqueles que buscam a reconciliação com Deus e com os irmãos.

“E o Frei Policarpo não é um homem, assim, de arroubos entusiasmados. A gente o conhece justamente por este modo reservado, discreto, e assim viveu a sua vida e o seu serviço e assim continua a sua entrega. Justamente desse modo é um serviço duradouro; não é um entusiasmo passageiro”, constata o Ministro Provincial.

“Como homem de oração, de contemplação, transmite para a pessoa com quem convive, a quem ele serve, um pouco dessa face de Deus. E isso que encanta no Frei Policarpo. É isso que leva tanta gente a buscá-lo pelos mais diferentes motivos, mas talvez para sentir um pouquinho mais dessa face de Deus que quer chegar a cada um de nós. Dessa face de Deus que se volta para todos com atenção e cuidado. Por isso, ele tem sempre uma palavra rápida de estímulo, de animação e uma bênção para cada pessoa que chega à sua presença”, continuou Frei César.

Fazendo referência ao salmo cantado na liturgia, disse que a grande herança que temos é o próprio Senhor. “Esse Senhor que se faz refúgio, que se dá em conselho como inspiração e como motivo de profunda alegria. E é tudo isso que significa o serviço sacerdotal de Frei Policarpo, seguindo justamente essa lógica de tornar-se revelação dessa face amorosa, cuidadora do nosso Deus”, assinalou.

Frei César destacou uma característica bem peculiar do Frei Policarpo: a sua bênção, buscada por tanta gente. “Ele faz com muita fidelidade e atenção, mas de uma forma bastante rápida, porque a bênção é sempre dada pelo Senhor. E Frei Policarpo nos ensina isso. Não é bênção do padre, não é a bênção do Frei Policarpo, mas é a bênção de Deus a quem ele serve, a quem ele ministra. A bênção dada por Deus. A missão do sacerdote é justamente abençoar. A grande missão de cada padre é de sempre abençoar”, exortou.

Segundo o celebrante, todos nós devemos pedir sempre as bênçãos de Deus. “E é bonito quando os pais, as pessoas mais velhas, fazem isso a seus filhos e a todas as pessoas, mas é missão do sacerdote transmitir essa ação, esse cuidado que vem da parte de Deus”, observou.

“Por isso, Frei Policarpo, hoje nós queremos agradecer a Deus e também agradecer ao sr. por essa herança que continua nos dando, por esse testemunho que deixa para cada um de nós”, disse.

Frei César lembrou que em 64 anos de sua caminhada – e de modo especial em Pato Branco e nesta região – foram muitas realizações. Frei Policarpo foi também um dos idealizadores da Rede Celinauta de Comunicação, e batalhou pela aquisição da rádio FM e pela concessão do canal de televisão da rede. Com sua participação, hoje a rede Celinauta é o maior grupo de comunicação sob a coordenação da Província Franciscana da Imaculada Conceição no país, e é composta pelas rádios Celinauta AM e Movimento FM e pela TV Sudoeste. “Eu pude verificar nas fichas que estão na Sede Provincial que o Frei Policarpo, cada vez que consultado se um dia aceitaria sair de Pato Branco ou transferir para outra missão, ele sempre disse ‘sim’, que estaria disponível, mas pela graça de Deus pôde continuar e realizar tanta coisa importante aqui. O importante é esta generosidade de buscar realizar, a cada dia, aquilo que é da vontade do Senhor. E por isso tantas coisas bonitas aconteceram para esta região”, celebrou Frei César.

“Acima de tudo, hoje, queremos agradecer a Frei Policarpo por esse testemunho de vida e queremos pedir a seus confrades, ao povo de Deus, de Pato Branco e da própria região, que já pôde contar com sua entrega, com seu serviço, que Deus o abençoe sempre mais, para que também nós possamos celebrar muitas vezes a sua vida, a sua vocação e este serviço sacerdotal que hoje celebramos de modo especial. Que nós possamos celebrar esse dom que é a sua vida para todos nós. Tanto como Província, como a Fraternidade de Pato Branco, como a Paróquia de São Pedro, como todo o serviço de comunicação, tão expressivo nesta cidade, mas também como povo e sociedade de Pato Branco e região. Parabéns pelos 70 anos de serviço e que, a partir de sua bênção e que se torna bênção para todos nós que participamos de sua vida, sejamos também abençoados”, completou o Ministro Provincial.

 

MAIS HOMENAGENS E AGRADECIMENTOS

Frei Policarpo foi homenageado pelos fiéis durante a ação de graças. Foram colocados no altar alguns símbolos que fazem parte da vida do frade: estola, terço, hábito, a imagem da Imaculada Conceição, livros, câmera, rádio e sapatos. Segundo Frei Neuri, os símbolos representam o ministério de Frei Policarpo. “Nossa Fraternidade Provincial, a nossa Fraternidade de Pato Branco, o nosso Regional, a Paróquia, estão contentes pela sua vida, pelo seu ministério”, disse, garantindo que, na Festa de São Francisco, haverá uma grande celebração com a presença do povo de Deus.

“Quando a gente se encontra com Frei Policarpo, nos chamam muita atenção suas mãos que abençoam. Mas foram trazidos aqui à frente os sapatos de Frei Policarpo, e eu me pergunto e fico imaginando em quantos lugares Frei Policarpo andou, em quantas casas entrou, em quantos quartos de hospitais visitou, em quantas famílias ele levou a Palavra de Deus e quantas comunidades foram visitadas. Frei Policarpo, a nossa Paróquia São Pedro e a nossa Diocese têm as marcas de sua evangelização. O Senhor nos agraciou com o dom da vocação e o sr. espalhou muitas sementes por onde passou. Em nome da nossa Paróquia e  nossas lideranças, muito obrigado, porque o Senhor fez de ti um instrumento de paz e de bem”, agradeceu o pároco Frei Alex Sandro Ciarnoscki.

Dom Edgar Xavier Ertl, bispo da Diocese de Palmas/Francisco Beltrão, escreveu no “Diário do Sudoeste” a seguinte mensagem: “Em nome dos sacerdotes, diáconos, religiosas, seminaristas e do povo de Deus da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, quero unir-me ao Frei Policarpo Berri pelos seus 96 anos completados, no dia 13 de julho de 2020, e pelos seus 70 anos de vida sacerdotal, em 25 de julho. Que bênção e graça à Igreja pela vida deste frade franciscano, como servidor da boa semente do Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo, que graça à Diocese em tê-lo como presbítero por décadas. Cumprimentos pela vida em celebração, caro Frei Policarpo, cujo seu nome significa ‘o que produz muitos frutos’! E os frutos que este homem consagrado a Deus, segundo os conselhos evangélicos e o carisma de São Francisco de Assis, produziu em favor das pessoas neste Sudoeste do Paraná são imensuráveis, incalculáveis! Deus sabe quantos e quais foram os frutos produzidos em sua seara! Deus seja louvado pelo Frei Policarpo que está passando pelo mundo e gerando frutos para o seu Reinado”.

O homenageado ganhou um bolo de presente decorado com um boneco seu e o “Parabéns a Você”. Ele, por sua vez, não economizou nos agradecimentos, a começar pelo Ministro Provincial que viajou para sua festa em meio à pandemia. “Eu rezo em gratidão por todos vocês”, disse, dando a bênção final.