Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mensagem do Ministro Provincial pelos 125 anos do Grupo Educacional Bom Jesus

07/05/2021

Notícias

Caros confrades, colaboradores, alunos e demais participantes da missão do grupo Bom Jesus,

Paz e Bem!’

São Francisco de Assis viveu há mais de 800 anos, mas continua a ser uma viva inspiração em nosso tempo. Com um coração apaixonado por Jesus Cristo, ele fez do Evangelho uma forma de vida que se tornou luz para o mundo e para a Igreja.

Ele mesmo, ao acolher irmãos para esta experiência fraterna dos valores do Evangelho, fundou a Ordem dos Frades Menores.

Esta fraternidade de homens pobres, simples, humildes e servidores de todos, especialmente dos mais pobres, espalhou-se por todo o mundo.

Hoje, a Ordem dos Frades Menores possui 110 províncias, as subdivisões regionais para a vivência deste ideal e para o serviço à Evangelização.

E os franciscanos, como são conhecidos os frades de São Francisco, chegaram também ao Brasil.

Logo no início, eles se dedicaram às mais diferentes necessidades desta terra, principalmente na evangelização de seus povos originários e dos primeiros colonizadores. Perceberam a carência de ensino para que as pessoas tivessem acesso à Palavra de Deus.

Hoje, o território brasileiro conta com a presença dos frades menores em todas as suas regiões, através de nove entidades franciscanas, dedicadas às mais diversas missões espirituais, sociais, culturais e humanitárias.

A segunda mais antiga é a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, com mais de 345 anos. E é a ela que pertence o Grupo Educacional Bom Jesus.

Os frades desta Província se estabeleceram no Sudeste e Sul do Brasil. Em sua atuação, também perceberam a carência de educação, ao lado de outras necessidades. Fundaram igrejas, mas sempre tendo ao lado uma escola.

A Província da Imaculada está hoje presente nos estados do ES, RJ, SP, PR e SC. E também está no país de Angola, como uma presença missionária.

São Francisco queria que este ideal fosse dinâmico, procurando dar respostas em cada tempo e em cada lugar.

Assim, atualmente a nossa Província possui cinco campos prioritários de ação, que são chamados de Frentes de Evangelização, lugares onde podemos dar a nossa contribuição à Igreja e ao mundo:

♦ Frente das Paróquias e Santuários

♦ Frente das Missões

♦ Frente da Solidariedade para com os empobrecidos

♦ Frente da Comunicação

♦ e Frente da Educação.

Nas respostas dadas hoje, sob a inspiração de São Francisco, os frades e um grande número de colaboradores e voluntários levam adiante esta missão em comunidades de fé e de espiritualidade, mas também em emissoras de Radio e TV, nos canais digitais das novas mídias, em editoras, em projetos sociais de promoção humana e defesa de direitos, especialmente neste tempo difícil da pandemia.

E o trabalho de educação escolar e universitária foi adquirindo novas expressões de serviço à formação, à preparação para o mundo de hoje e também para o social.

Entre as iniciativas educacionais, uma que se desenvolveu e cresceu, é hoje o Grupo Educacional Bom Jesus, que neste 2021 completa 125 anos de dedicação à formação integral e humana de jovens, crianças e adultos.

Presentes em cinco estados, as unidades do Colégio Bom Jesus e os campi da FAE Centro Universitário, para além da excelência de seu ensino, também unem alunos, professores e colaboradores em obras voluntárias de amparo e de acolhimento aos desfavorecidos. E nossos alunos são convidados, desde os anos iniciais, a identificar e cultivar as virtudes humanas necessárias para uma cultura de paz.

Mais de 800 anos depois, os valores franciscanos repercutem até os nossos dias e apaixonam uma multidão incontável de homens e mulheres.

Em nome da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, quero parabenizar a todos aqueles e aquelas que se dedicam a levar adiante esta bela missão franciscana no Grupo Educacional Bom Jesus.

Que os sentimentos de gratidão por esta história centenária continuem como uma bela herança aos nossos alunos, professores, colaboradores e seus familiares, e sejam também oportunidade de renovação da sensibilidade às necessidades do nosso tempo e de busca de intuições nos valores e virtudes franciscanos.

Paz e Bem!

FREI CÉSAR KÜLKAMP

Ministro Provincial

Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil