Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Maria, caminha com a tua Igreja: 6º Dia do Oitavário

05/04/2024

Notícias

Nossa Senhora da Penha chegou ao altar do Campinho do Convento, nesta sexta-feira (05), conduzida por soldados da Marinha Brasileira, que participaram da Romaria dos Militares, a primeira dos festejos deste ano dedicados à padroeira do povo capixaba.

A reflexão do 6º dia do Oitavário foi do Frei Adriano Dias do Nascimento, do Santuário do Espírito Santo, em Vila Velha (ES). Com base na leitura do Atos dos Apóstolos, o frade falou aos devotos da Santa da Alegria, a Virgem da Penha, sobre o tema do dia: “Maria, caminha com a tua Igreja”.

“Na Palavra que hoje ouvimos a fala sobre o dia de Pentecostes. Maria está presente junto com os discípulos de Jesus e é nesse contexto que a Igreja está unida em oração. É com Maria junto deles que o Espírito Santo se manifesta, e vem confirmar a graça de Deus nos seus corações.Vem confirmar o testemunho da Igreja  e  sua fidelidade a Jesus, anunciando a Boa Nova do Evangelho. Esse espírito comunica também os seus dons e, caminhando com Maria, esse espírito também nos enche com seus dons”, salientou.

Segundo ele, na medida em que Maria caminha conosco, sabemos o nosso lugar e a nossa importância, o quanto nós devemos nos empenhar para sermos testemunhas de Cristo. “ Maria conosco revela que devemos estar mais unidos a essa graça de Deus. Esse Pentecostes acontece hoje, quando nós nos reunimos na Festa da Penha em oração junto com a mãe de Jesus para que possamos juntos manifestar também essa alegria e os dons do Espírito Santo. Que nos abençoe e nos guarde, Que o Espírito Santo no ilumine”, finalizou.

Conforme havia sugerido aos fiéis e eles corresponderam, Frei Gabriel Dellandrea, ao final do Oitavário abençoou com os demais frades presentes os terços dos devotos de Nossa Senhora da Penha, e disse: “Nós queremos abençoar esses terços para que vocês possam ter ainda mais entusiasmo, mais força, mais alegria para continuar essa devoção rezando por si e pelos outros”.

Assim que todos os fiéis levantaram os terços, o frade brincou e disse que estava faltando mãos para tantos terços e os chamou de terços missionários, que seguirão caminhos para as mãos de outras pessoas que farão suas orações.

Santa Missa

Os padres e diáconos da Área Pastoral de Vitória foram os responsáveis pela celebração da Santa Missa nesta sexta-feira. O presidente da celebração foi o padre Alessandro Rebonato.

A homilia foi do Padre Lucas Muniz Folador Pina, vigário da Paróquia São Francisco de Assis, Jardim da Penha (ES). “Hoje vimos os discípulos sendo ameaçados porque eles estão pregando a ressurreição do Senhor. Diante das ameaças os discípulos não se calam e continuam anunciando o Ressuscitado. Aqui vemos que a ressurreição do Senhor não é uma mentira, uma fábula, porque ninguém morreria por uma mentira, seria preso por uma invenção”, contextualizou.

Segundo ele, os discípulos preferiram ser perseguidos e presos do que negar a palavra do Evangelho. “ E nós, discípulos dessa atualidade? Será que teríamos a mesma ousadia e coragem de Pedro e João? Ou será que estamos nos vendendo para o mundo? Será que estamos anunciando o Ressuscitado porque fizemos uma experiência com ele ou, infelizmente, estamos conformando o Evangelho com as coisas do mundo”, indagou.

Padre Lucas, afirmou que muitas pessoas estão abrindo mão do Evangelho, alegando que a Palavra de está desatualizada.” Será que não fizemos a experiência do Ressuscitado? Se nós fizermos experiência com o Senhor não teremos medo diante do mundo que está contra os ideais e valores cristãos. Que tenhamos coragem não só de usar um crucifixo no peito ou usar uma camiseta de Nossa Senhora da Penha, mas temos que testemunhar o ressuscitado com a vida. Cristo Ressuscitado é a nossa verdade”. 

O sacerdote pediu força aos fiéis e perseverança para acreditar no ressuscitado. “Que nós irmãos possamos então, ao contemplarmos o Cristo vivo e a sua Mãe Santíssima, que outrora era a Senhora das lágrimas de sangue, e agora é a Senhora das Alegrias, possamos ter a certeza que se Ele verdadeiramente ressuscitou, nós também podemos ressuscitar. Vamos abandonar a vida velha e voltar para a vida de oração, vamos nos converter ao Senhor”, concluiu.

Próximos dias dos festejos

Na tarde desta sexta-feira, Frei Gabriel e Frei Felipe Carreta  comunicaram aos devotos a mudança de parte das atividades religiosas e artísticas da Festa de Nossa Senhora da Penha para o Parque da Prainha. O primeiro evento foi realizado no período da noite, com o momento oracional: “Mães que oram pelos filhos”, com Eliana Ribeiro, padre Gudialace Silva de Oliveira e Amo Vox.

Neste sábado, além da celebração, às 7h, na Capela do Convento, haverá a Romaria das pessoas com deficiência, às 8h. A missa será na Prainha. As atividades da tarde serão no Campinho do Convento.

No período da noite será realizada a grande Romaria dos Homens. A missa e o envio será na Catedral de Vitória. A romaria começará, às 19h, com destino ao Parque da Prainha, onde será realizada uma missa, às 23h. A expectativa de participação é de 1 milhão de pessoas.

 


Adriana Rabelo (texto) e Frei Augusto Luiz Gabriel (fotos e vídeo)