Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Luta por um mundo novo de unidade e paz – 4º dia do Oitavário

04/04/2024

Notícias

O quarto dia do Oitavário da Penha emocionou os devotos no Campinho do Convento, com a bênção dos celulares feita pelos frades e a homenagem às diferentes representações de Nossa Senhora, feita por crianças da Área Pastoral Benevente, de Vila Velha (ES). 

Frei Jeâ Paulo Andrade fez a reflexão do dia, com base no tema: “Luta por um mundo novo de unidade e paz”. Baseado no sermão na montanha, o frade falou sobre as bem-aventuranças e as relacionou com as diferentes realidades e necessidades da humanidade nos dias atuais. “As bem-aventuranças não apenas nos guiam para uma vida plena em Deus, mas elas nos inspiram na luta por um mundo novo de unidade e paz”.

No encerramento do momento devocional, Frei Gabriel Dellandrea conduziu a bênção dos celulares. Ele lembrou que o celular deve ser usado para o bem e alertou sobre o cuidado de não espalhar ‘fake news’ (notícias falsas). 

Santa Missa

Após a oração conduzida pela fraternidade franciscana, a Área Pastoral Benevente, assumiu a programação religiosa, com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Diego Carvalho.

“O Senhor Jesus nos trouxe aqui esta tarde, nos colocou aos pés de sua mãe a Virgem Maria para que na escola de Nossa Senhora nós possamos de fato fazer a experiência do amor e da misericórdia de Deus. Ele é muito bondoso conosco quando nos deu Maria como mãe”, afirmou o sacerdote.

Segundo ele, o tempo da Páscoa é muito propício para reavivarmos dentro do nosso coração aqueles bons sentimentos que vão nos ajudar a percorrer este ano. A partir da leitura do Atos dos Apóstolos e do Evangelho de Lucas, Padre Diego falou do movimento de conversão dos filhos e filhas de Deus, para a construção de um mundo de justiça, unidade e paz. “Saímos da nossa casa, de nossos lares e viemos ao Convento da Penha com o sentimento de que o Senhor olhe para nós, e de que Ele possa realizar em nossa vida a sua obra”, disse.

 No encerramento da celebração, dezessete meninas da catequese da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Guarapari, homenagearam os diferentes títulos de Nossa Senhora. Elas estavam vestidas caracterizadas e as mães carregavam placas identificando as representações. Ao final, a criança que estava vestida como Nossa Senhora da Penha foi coroada. Durante a homenagem foram executados os cantos: Maria de Nazaré, Senhora Rainha e Todas as Nossas Senhoras, interpretados pelo coral da paróquia São José. Os fiéis acompanharam e se expressaram cantando, rezando e se emocionando com a apresentação.

Evento musical

Após a celebração da Santa Missa, os devotos de Nossa Senhora da Penha puderam acompanhar a “ Noite Mariana: Canções de amor e fé, com o padre Joãozinho e Orquestra de Violões, Corda & Acordes, com o maestro Hugo Leonardo.

Quando perguntado sobre a importância da Festa de Nossa Senhora da Penha para o fortalecimento da devoção mariana, Padre Joãozinho, disse que toda festa mariana tem a sua forma dedicada de ser. “Aqui em a subida do convento da Penha que é uma romaria, assim como tem em Aparecida e no Círio de Nazaré. Aqui subir o monte tem uma mística, pois parece que chegamos mais perto do céu. O Convento da Penha é para todos nós uma metáfora do céu. Aqui, com certeza, no colo de Maria, a Senhora da Alegria, a gente vem, depois do sofrimento da subida, repousar no colo da Mãe, nesse lugar que é o Monte Tabor, aqui no Espírito Santo”, concluiu.

A Festa de Nossa Senhora da Penha começou no último domingo (31) e vai até dia 8 de abril. Ela está entre os maiores e mais antigos eventos marianos do Brasil, sendo também de grande relevância a identidade e a cultura do povo capixaba.


Adriana Rabelo (texto) e Frei Augusto Luiz Gabriel (fotos e vídeo)