Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Leigos franciscanos encerram novena de São Francisco

03/10/2018

Notícias

novena_031018 830
Érika Augusto
São Paulo (SP) – Esta quarta-feira, 3/10, foi o último dia da novena em honra ao padroeiro no Santuário e Convento São Francisco, no centro de São Paulo. A animação litúrgica ficou por conta dos leigos franciscanos, da Ordem Franciscana Secular (OFS) e Juventude Franciscana (Jufra). Padre Francisco das Chagas, da Diocese de Santo Amaro, presidiu a celebração. Muito próximo dos frades, esta é a quinta vez que ele celebra na novena de São Francisco no Santuário.
A homilia ficou por conta do formador da OFS das Chagas, o leigo George Luiz Cardoso. O tema do dia foi: “É morrendo que se vive para a vida eterna”. O pregador afirmou que a morte, neste caso, não pode ser entendida apenas como a morte corporal, mas também a morte de diversos sentimentos interiores, que nos afastam de Deus e do próximo. “O nosso eu interior, nosso ego, quando não é bem trabalhado, afasta-nos da nossa essência. Quando conseguimos fazer morrer todas estas trevas em nossa vida, conseguimos conquistar o céu já aqui nesta terra, como consequência da nossa mudança interior, da nossa conversão”, explicou.
novena_031018bEle falou sobre a conversão de São Francisco, quando ele se aproxima do leproso, dando-lhe um beijo. “Nosso Pai São Francisco, no processo de sua conversão, fazendo morrer o seu ego, disse: Aquilo que era amargo tornou-se doce. E outro bem ele não quis, a não ser servir e amar o Cristo crucificado, o Cristo pobre, o Cristo ressuscitado, presente principalmente na Eucaristia”, afirmou o irmão.
Em seguida, Pe. Chagas pediu que os presentes sejam santos, como Francisco de Assis, dando testemunho de paz na sociedade. “Que possamos construir pontes, estradas, do amor a partir de nossa realidade. Mais do que construir muros, mais do que instigar mentalidades de violência, precisamos ser Francisco de Assis hoje. Cada um em sua realidade, ser os novos Franciscos hoje. Nós podemos ser instrumentos de paz”, exortou o religioso.
Amanhã, 4/10, dia de São Francisco, haverá missa às 7h30, 9h, 10h30, 12h, 13h30, 15h, 16h30 e 18h. Durante todo o dia haverá barracas no lado externo com comidas típicas, adoção de animais, bênção das criaturas, venda de pão do convento e muito mais. Neste dia, às 9h, será inaugurada a Exposição Relíquias Franciscanas – Transcendência e Sacralidade na vida e no corpo dos Santos.
Confira a programação completa no Facebook do Santuário: https://bit.ly/2QVB2Bv
Veja também:
Missa Nordestina | Primeiro dia da Novena | Segundo dia da Novena | Terceiro dia da Novena
Quarto dia da Novena | Quinto dia da Novena | Sexto dia da Novena | Sétimo dia da Novena | Oitavo dia da Novena