Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Lançamento do livro “O mundo religioso”, no Instituto Teológico Franciscano

03/05/2019

Notícias

No dia 08 de maio,  às 19 horas, o Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), recebe o lançamento do livro “O mundo religioso”, do professor Frei Volney J. Berkenbrock. Na ocasião, o autor conversará com o público sobre o conteúdo da obra, em um bate-papo mediado pelo psicólogo Sandro Rodrigues.

Pesquisador das religiões afro-brasileiras, Frei Volney Berkenbrock acaba de lançar, pela Editora Vozes, o seu mais novo trabalho: “O Mundo Religioso”.  O propósito desta obra é proporcionar aos leitores e leitoras conhecimentos amplos sobre o rico universo das religiões. Sem preconceitos, sem a pretensão de defender esta ou aquela tradição, sem qualquer pretensão de destacar alguma religião em detrimento da outra, com a consciência de que nenhum tema será tratado exaustivamente.

Para Frei Volney, a forma de olhar as religiões é com o maior conjunto existente de ideias a respeito de compreensões sobre o ser humano, sobre a existência, sobre a vida individual e comunitária, sobre a origem e o destino, sobre a vida feliz e a infelicidade, sobre ideais e virtudes, sobre limites e misérias humanas. Enfim, em nenhum outro campo do conhecimento humano há tantas compreensões quanto as acumuladas pelas tradições religiosas.

A estrutura desta obra foi construída não a partir dos grupos religiosos, mas a partir do fenômeno religioso e de como o mundo das religiões pode ser visto sob pontos de vista diversificados.

Em entrevista concedida  à IHU On-line, em novembro de 2015, Berkenbrock falou como começou esse seu olhar de pesquisador a respeito da temática das religiões. Além das principais características da experiência religiosa do Candomblé, o teólogo abordou a situação da identidade do católico a partir do diálogo com as religiões de matriz africana, não só diante das diferenças teológicas, mas também perante o contexto social e histórico que cercam as tradições religiosas. Ainda, abordou o tema do sincretismo religioso, um modo peculiar do brasileiro de se relacionar com o sagrado e transitar pelo cenário multicultural do país, onde as diferentes tradições religiosas, como o catolicismo e o Candomblé, se afetam e constroem-se reciprocamente.

“Entendo que o sincretismo é um processo permanente de diálogo, parte da dinâmica cultural. Assim, dentro dele, há elementos que são interessantes numa análise. Um deles é justamente esta mútua influência. Ao falarmos de sincretismo no Brasil, muitas vezes se pensa logo nas religiões afro-brasileiras, como se fossem somente elas passíveis de serem sincretizadas; fazendo uma análise mais apurada se pode perceber que — mesmo estando em condição social muito adversa — as compreensões religiosas de matriz africana também deixaram marcas em tradições cristãs”, aponta o frade (veja o link da entrevista abaixo).

Frei Volney é doutor em Teologia pela Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität, Bonn, Alemanha. É pesquisador das religiões afro-brasileiras, com enfoque especial na experiência religiosa do Candomblé. Professor do Departamento de Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), pesquisador do Programa de Pós-Graduação do mesmo departamento e membro do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ). Linhas de pesquisa de destaque: Religiões afro-brasileiras (com ênfase para o Candomblé); Religiões e Diálogo; História das Religiões. Autor de diversos livros, capítulos de livros e artigos na área de Teologia e Ciência da Religião.

Serviço:

Data: 08 de maio
Horário: 19 horas
Local: Instituto Teológico Franciscano – Rua Coronel Veiga, 550 – Petrópolis – RJ