Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Cortella lança hoje novo livro pela Editora Vozes

09/03/2019

Notícias

A Editora Vozes e Rádio CBN promovem, nesta próxima segunda-feira, 11 de março, o lançamento do livro “Filosofia: e nós com isso?”, de Mario Sergio Cortella, um dos grandes nomes da filosofia nacional atual. Este momento será realizado no Teatro FAAP, às 19h30, com a participação do autor em um Talk Show, tendo a mediação da jornalista Fabiola Cidral. Na sequência haverá a sessão de autógrafos.

Cortella é autor de mais de 35 livros com edições no Brasil e no exterior, entre eles, pela Editora Vozes: “Não espere pelo epitáfio!”; “Não nascemos prontos!”; “Não se desespere!”; “Filosofia e Ensino Médio: certas razões, alguns senões, uma proposta”; “Pensar bem nos faz bem!” (4 volumes); “Felicidade foi-se embora?” (com Frei Betto e Leonardo Boff) e “Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética”, Cortella destaca nesta obra porque a Filosofia é tão importante para nossa vida.

Segundo o autor, a principal contribuição da Filosofia é criar obstáculos, de modo a impedir que as pessoas fiquem prisioneiras do óbvio, isto é, que circunscrevam a sua existência dentro de limites estreitos, de horizontes indigentes e de esperanças delirantes. A Filosofia não é a única que pode dificultar a nossa mediocrização, mas é aquela que tem impacto mais significativo nessa empreitada, pois requer um pensamento e uma reflexão que ultrapassem as bordas do evidente e introduzam alguma suspeita naquilo que vivemos e acreditamos. Em outras palavras, a Filosofia estende a nossa consciência e fortalece nossa autonomia.

Toda dimensão reflexiva precisa ser radical, ou seja, lançar raízes profundas e escapar da superficialidade. A Filosofia, quando sistemática e não dogmática, nos oferece algumas ferramentas mentais para procurar mais precisão no foco de uma existência que, mesmo que finita, não precisa ser vulgar e parasitária; ela implica aprofundar as “razões” e os “senões” daquilo que, ao mesmo tempo, se deseja e se percebe viável.

Mais do que uma Filosofia do cotidiano seria uma Filosofia no cotidiano! Isto é, a presença da indagação filosófica sobre temas da nossa vivência de agora, iluminados pela história do pensamento, mas sem mergulhar em meras abstrações eruditas, com simplicidade (sem ser simplória) e com compreensibilidade (sem ser superficial).

Mario Sergio Cortella é natural de Londrina (PR), onde nasceu em 5 de março de 1954. É filósofo e escritor, com mestrado e doutorado em Educação, professor-titular da PUC-SP (na qual atuou por 35 anos, 1977/2012), com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação: Currículo (1997/2012) e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião (1977/2007); é professor-convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e ensinou no GVpec da FGV-SP (1998/2010). Foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992).

Para participar deste evento, é necessário retirar o ingresso na bilheteria do teatro a partir das 17h30.


SERVIÇO

Talk Show de lançamento do livro “Filosofia: e nós com isso?” com Mario Sergio Cortella e mediação de Fabiola Cidral

Data: 11 de março de 2019

Horário: 19h30

Local: Teatro FAAP

Rua Alagoas, 903

Higienópolis, São Paulo/SP

Obs.: Os convites deverão ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 17h30.

Realização: Editora Vozes e Rádio CBN

Apoio: Teatro FAAP