Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa da Penha 2019 dá atenção para o jovem

01/12/2018

Notícias

Vila Velha (ES) – O jovem está no foco da Festa da Penha 2019, tendo em vista o Sínodo do Jovens, recém-encerrado, e a Jornada Mundial da Juventude, no final de janeiro, no Panamá, e que tem como tema a resposta de Maria ao chamado de Deus: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38). Nessa sintonia, a Festa deste ano terá como tema: “Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1, 38), que também é a primeira das 7 Alegrias de Nossa Senhora.

O Convento da Penha, a Arquidiocese de Vitória e a Associação dos Amigos do Convento da Penha lançaram, na manhã desta terça-feira (27/11), a Festa da Penha 2019. Foram apresentados pelo Convento da Penha, pela Arquidiocese de Vitória e pela Associação dos Amigos do Convento da Penha, o tema, lema, a programação e a logomarca oficial. A festa, que sempre tem início no Domingo da Páscoa do Senhor, que neste ano é dia 21 de abril,  se estenderá até o dia 29 de abril, dia da Padroeira do Espírito Santo.

Estão previstas as tradicionais romarias, Missas, Oitavário, shows e eventos noturnos, além da devoção e amor que os capixabas e fiéis peregrinos já manifestam à Mãe da Penha. No lançamento à imprensa, Frei Pedro de Oliveira acolheu a todos com a  oração inicial e falou brevemente sobre a história da Festa da Penha, do Convento e da devoção capixaba. Explicou também o tema extraído do Evangelho de Lucas. “É quando ela recebe o anúncio do anjo dizendo que seria a mãe de Jesus e, espontaneamente, diz ‘eis aqui a serva’”, disse o frade, lembrando que os frades cuidam do Santuário há mais de quatro séculos. “Os franciscanos são os guardiães da Padroeira do Espírito Santo. A nossa grande responsabilidade é cuidar da Padroeira não só de todos os capixabas, mas porque não de todos os brasileiros, porque é uma festa que se espalhou pelo Brasil e pelo mundo”, disse, já que peregrinos de todo o país visitam o Santuário e falam da Festa da Penha do Espírito Santo.

Para Frei Pedro, “o grande foco da Festa da Penha 2019 é a juventude e a vocação, sobretudo a vocação do jovem em geral, tanto do lado religioso quanto do lado profissional. “Investir no jovem é fundamental, investir na juventude é investir no futuro do Brasil… Vocação dos jovens, não só para a vida religiosa, mas para o mundo do trabalho. Nós, de fato, acreditamos e esperamos que haja um grande envolvimento da juventude neste evento”, finalizou.

Para Padre Renato Criste, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória,  a Festa da Penha está relacionada diretamente à festa da luz porque acontece no tempo pascal (oitava da páscoa). A partir desta “relação iluminadora”, foi possível desenvolver a arte oficial da festa contemplando um dos mais marcantes elementos decorativos que aparecem nas igrejas: os vitrais.

O coordenador de Pastoral disse que a Comissão Geral estuda enfatizar e agregar mais a juventude à Festa, incluindo a peregrinação dos jovens dentro da romaria. Garantiu ainda que a programação cultural será jovem e estará na linguagem mais próxima possível do jovem. Por fim, explicou como foi a escolha do tema e arte. “Nós fomos buscar na teologia, na Sagrada Escritura, na tradição, os fundamentos para a escolha desta identidade visual. A luz é um símbolo característico nas Sagradas Escrituras e na tradição da Igreja e a própria cor, o amarelo, nos remete ao divino, à força, à vida. A Festa da Penha começa exatamente no domingo da Páscoa, da ressurreição do Senhor, que é a festa da luz, a festa das alegrias. Então, a identidade visual deste ano quis trazer esse símbolo marcante para o cristianismo, a força da luz que nos remete também à divindade”, concluiu o coordenador. Também estava presente no lançamento Padre Gudialace Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Vila Velha e um dos integrantes da Comissão Geral de organização da Festa da Penha.

Para a subsecretária de Turismo de Vila Velha e ex-campeã mundial de bodyboard, Neymara Carvalho, a Festa da Penha é o principal e mais esperado evento do ano, atraindo milhares de turistas. Neymara adiantou que a Prefeitura está trabalhando para que “a festa seja a mais bonita do Brasil”, estruturando com tudo que for preciso e necessário para a realização da “mais expressiva manifestação de fé do Espírito Santo”. Ela acredita também que o Convento, por ser um dos maiores monumentos turísticos do Brasil, após a nova iluminação, deve atrair ainda mais pessoas.

Mais informações: www.conventodapenha.org.br

A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DA PENHA 2019