Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Lages celebra 100 anos do Conventinho e 50 anos de Frei José

20/12/2015

Notícias

alto

Frei Augusto Luiz Gabriel, OFM

 Lages (SC) – A cidade de Lages celebrou como muita alegria e solenidade o centenário do Convento São José, ou Conventinho como é mais conhecido, neste domingo, 20 de dezembro. Mas não foi só a festa do centenário que marcou esta data. No encerramento da novena preparatória para este jubileu (19/12), Frei José Lino Lückmann, celebrou o seu jubileu de vida consagrada, ou melhor, completou neste dia, os seus 50 anos de vida religiosa franciscana.

Duas belas celebrações que confirmam a presença viva do carisma franciscano na serra catarinense. Foi em 1891 que os frades, com muitas limitações, bem ao estilo dos tropeiros da época, chegaram à cidade na região dos Campos de Lages. No dia 21 de dezembro de 1915 era lançada a pedra fundamental do Convento, que se tornou referência na cidade, assim como a Matriz erguida à padroeira Nossa Senhora dos Prazeres, construída pelos franciscanos da Província da Imaculada Conceição a partir de 1912.

Este Convento acolheu inúmeros frades e, durante muitos anos, foi casa de formação dos seminaristas da Província. Sob o patrocínio de São José, os frades partiam e voltavam da missão evangelizadora. Essa presença centenária acabou dando frutos e muitas vocações nasceram em Lages.

alto1

A festa não foi só franciscana, mas reuniu padres diocesanos, irmãs religiosas, autoridades do Estado de Santa Catarina e o povo lageano. A Celebração Eucarística, às 10 horas, presidida pelo Definidor da Província da Imaculada Conceição, Frei João Mannes, que representou o Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanböemmel, teve entre os concelebrantes uma personalidade importante para essa história franciscana: o Cardeal Dom Frei Paulo Evaristo Arns, que completou 94 anos em agosto último – e celebrou os seus jubileus de 75 anos de vida religiosa e 70 anos de vida sacerdotal no último dia 8 de dezembro, em Rondinha.

Na homilia, Frei João lembrou que ao longo do centenário, este Convento acolheu inúmeros frades da Província, tornando-se um centro de irradiação do carisma franciscano e ponto de referência religiosa para o povo lageano.”Sem dúvida, irmãos e irmãs, Lages não pode contar a sua história sem se referir à presença evangelizadora e educadora dos frades franciscanos”, enfatizou.

pauloTendo como base o Evangelho proclamado, Frei João fez referência à parábola da casa construída sobre a rocha, que não se abala diante das tempestades, porque está firme sobre a base. “A história centenária dos frades franciscanos deste Convento, construída sobre a rocha dos valores evangélicos, resistiu às enchentes, tempestades, enfim, a todas as dificuldades e provações da vida. Caso contrário, como ouvimos no Evangelho, a casa construída na areia não resistiu e foi à ruína completa”, explicou.

Frei João destacou a importância da construção material deste Convento, com sua capela, mas ressaltou que mais importante é a construção da “comunidade de fé” em Jesus Cristo. “Os franciscanos vieram para cá e não trouxeram nem ouro, nem prata, mas o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nós, franciscanos, diante de Deus e da comunidade aqui reunida queremos renovar o nosso desejo de continuar servindo a Igreja de Lages neste Conventinho. Queremos continuar servindo no espírito de São Francisco e de Santa Clara de Assis. Queremos continuar nestas terras semeando a boa semente do Evangelho de Jesus, para que a pessoa de Jesus Cristo seja cada vez mais conhecida, amada e seguida por cada um de nós”, exortou o presidente da Celebração.

Após a comunhão, Dom Frei Paulo Evaristo Arns dirigiu algumas palavras aos presentes e foi aplaudido de pé por um longo tempo. Em seguida, o deputado Gabriel Ribeiro, em nome da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, entregou a Frei José Lino uma lembrança por ocasião do centenário do Convento.

“Queremos nesta solene celebração, louvar e agradecer a Deus pela história dos 100 anos deste Convento, e especialmente queremos render graças a Deus pela presença dos frades franciscanos na região de Lages”, concluiu o Definidor Frei João Mannes.

A festa terminou com uma confraternização no Salão Paroquial da Paróquia do Navio.

alto3

O JUBILEU DE FREI JOSÉ LINO

Natural de Ituporanga, SC, onde nasceu no dia 15 de março de 1944, Frei José Lino ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 19 de dezembro de 1964, portanto há 50 anos. Fez a profissão solene no dia 11 de novembro de 1969 e foi ordenado sacerdote no dia 19 de dezembro de 1970.

Na celebração do seu jubileu, foi difícil para o frade segurar a emoção com as homenagens. Principalmente quando sua sobrinha, representando seus familiares, disse que a falecida mãe de Frei José fazia novenas pela sua perseverança no rigoroso inverno da Serra catarinense.

Frei José Lino presidiu a Celebração Eucarística. A capela do Convento estava lotada: amigos, fiéis e familiares, de Norte a Sul, marcaram presença neste momento em que Frei José Lino renovou suas promessas de Vida Religiosa Franciscana.

linoA homilia, contudo, foi feita pelo seu confrade Frei Tarcísio Theiss, que usou a imagem da Videira e dos frutos para mostrar que permanecer em Jesus é essencial para viver e frutificar. “É dos ramos que nós colhemos os frutos, mas é necessário estarmos ligados ao tronco e à videira, que é Jesus. Nós vivemos a partir de Jesus Cristo. Ele é a fonte e a esperança para produzirmos frutos”, disse.

Neste centenário do Convento, segundo o frade, fazemos a memória da misericórdia de Deus que age pelo seu espírito em nós e através de nós. “É sempre pela ação do Espírito Santo, este Espírito de Jesus Cristo que está em nós. Como Deus é bom, como Deus foi bom para nós, e como Deus será sempre bom para nós se estivermos ligado a Ele. Quanta misericórdia o Pai nos mostrou através de Jesus Cristo nos enviando seus missionários franciscanos, missionários redentoristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas e, entre todos eles, também nos enviou Frei José Lino. É Deus que nos mandou”, completou.

Em seguida, Frei José Lino, de joelhos em frente ao altar do Senhor, renovou suas promessas religiosas, relembrando também todos os seus confrades de turma. Momento ímpar e especial para ele foi a presença de seus familiares e confrades nesta celebração.

Após a celebração, grande parte das pessoas presentes se dirigiu ao pátio do Convento para saborear deliciosos pastéis, ‘regados’ de boas conversas e também do tradicional jogo da roleta.