Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei José Ariovaldo celebra jubileu de ouro de vida religiosa

07/02/2019

Notícias

Petrópolis – Na noite do dia 5 de fevereiro, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, especialmente os fiéis da Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Petrópolis, renderam graças pelo Jubileu de ouro de vida religiosa de Frei José Ariovaldo da Silva. O ponto alto da comemoração se deu na Santa Missa, presidida pelo jubilando e concelebrada pelos confrades Frei Almir Ribeiro Guimarães, Frei Jorge Paulo Schiavini, Frei Ludovico Garmus e Frei José Clemente Schfaschek.

Em sua homilia, Frei Ariovaldo agradeceu o chamado a seguir Jesus pela modo de vida de São Francisco de Assis e disse não ter o que lamentar pelo tempo vivido em fraternidade nesses 50 anos de vida religiosa. Antes da preparação das ofertas e de joelhos, Frei José Ariovaldo renovou, simbolicamente, uma vez que é professo solene, os votos de pobreza, obediência e castidade na Ordem dos frades menores.

Natural de Canoinhas (SC), Frei José nasceu no dia 1º de janeiro de 1945 e vestiu o hábito franciscano em 2 de fevereiro de 1968 no Noviciado Franciscano de Rodeio. Professou na Ordem dos Frades Menores em 4 de agosto de 1972 e foi ordenado presbítero no dia 30 de dezembro de 1973. É doutor em Liturgia pelo Pontificio Ateneo S. Anselmo (1981), em Roma; professor de Liturgia no Instituto Teológico Franciscano (ITF), em Petrópolis (RJ). É membro fundador da Associação dos Liturgistas do Brasil (Asli), da qual foi primeiro presidente.

Faz parte da Equipe de Reflexão da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). É membro da comissão consultiva para acabamento da Basílica Nacional de Aparecida. Faz parte do Centro de Liturgia D. Clemente Isnard, ligado ao Instituto Pio XI da Universidade Salesiana (Unisal), em São Paulo. Faz conferências e presta assessoria em cursos, seminários e Semanas de Liturgia em institutos teológicos, dioceses e paróquias pelo Brasil afora. Publicou diversos livros, entre os quais: O domingo, páscoa semanal dos cristãos; Os elementos fundamentais do espaço litúrgico para a celebração da missa: sentido teológico, orientações pastorais, pela Paulus; O Movimento litúrgico no Brasil.Estudo histórico; O mistério celebrado: memória e compromisso.

Segundo Frei José, mergulhar no mistério da liturgia é um desafio constante: “É preciso aprofundar progressivamente a vida de comunhão com o Pai, por Cristo, no Espírito Santo. Afinal, esta é a base de nossa fé, de nossa liturgia, de nossa ação como cristãos. Onde falta esta base, será muito difícil conseguir uma liturgia orante”, ensina o frade.

Após a Santa Missa, houve partilha de um bolo no Salão São Francisco.

Michaell Grillo, pela Pascom do Sagrado