Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Jufra de Angola inicia o 9º Acampamento Nacional

13/08/2019

Notícias

Teve início no dia 11 de agosto o 9º Acampamento Nacional da Juventude Franciscana de Angola. Essa edição está sendo realizada na Missão Católica Nossa Senhora das Dores, no município de Quibala, província do Kwanza Sul. Os jovens franciscanos começaram a chegar no sábado e na madrugada de domingo. Ao longo do dia houve tempo para descanso, organização dos espaços, montagem das tendas, preparação do almoço e ensaio de cantos.

No início da noite, com a Celebração Eucarística, às 18:30, ocorreu a abertura oficial, presidida pelo assistente nacional da Jufra, o capuchinho Frei Joaquim Ribeiro, e concelebrada pelo Pe. Francisco Reis, superior da Missão Católica onde ocorre o acampamento.

No início da celebração, Frei Joaquim deixou claro aos jovens que nosso objetivo é a caminhada formativa franciscana. Em seguida provocou os jovens com a pergunta: o que é que te trouxe aqui? Entre tantas respostas, os jufristas disseram: a fraternidade, a paz, o aperfeiçoamento da Vida cristã e franciscana, a conversão, etc. Na sequência, Frei Joaquim recitou o poema “Uma manhã de esperança”, de Carminha de Souza Marques.

Após a liturgia da palavra, Frei Joaquim, falando de Santa Clara, afirmou que ela se manteve sempre atenta e vigilante, por isso, não deixou se levar por uma vida que se tinha programada para ela pela família. Mas ao descobrir o amor apaixonado do Senhor, tudo deixou para O seguir. Também destacou que Clara não deixou o carisma francicano se acomodar depois da morte de São Francisco.

Ao final da celebração, a equipe de coordenação deu boas vindas às fraternidades presentes e o Pe. Reis acolheu a todos com muita simpatia, pedindo para todos ficarem bem à vontade e, no fim do acampamento, retornarem para casa mais franciscanos.

Frei Fabio José Gomes