Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Jufra de Angola celebra 25 anos de fundação

03/09/2015

Notícias

jufra_alto

jufra1

Frei Benjamim Maiato, OFMCap: 92 anos

A Juventude Franciscana (Jufra) de Angola celebrou um momento muito especial na sua caminhada seguindo os passos de nosso Pai Seráfico São Francisco de Assis: o primeiro jubileu da sua fundação. Foi o Frei Joaquim Ribeiro, OFMcap, que reuniu 28 jovens em Luanda no ano de 1990 para lhes apresentar o carisma franciscano, para falar do Francisco de Assis que decidiu imitar a Jesus pobre, casto e crucificado e que há mais de 800 anos encanta jovens, adultos e agora uma pessoa muito especial para nós, católicos, o Papa Francisco.

A Jufra de Angola fechou este ano jubilar com o VIº Acampamento Nacional, realizado de 17 a 23 de agosto, quando participaram 138 jovens dos regionais de Cabinda, SoYo, Úige, Malange, Luanda, Benguela, Huambo, além do presidente da Jufra de Cabo Verde. Participaram do acampamento pela Fundação Imaculada Mãe de Deus, Frei Frei Siro Lwamba e Frei Mário Pelu. Outros confrades participaram das principais celebrações.

Os jovens desta terra franciscana de Angola deram todo seu amor a Francisco de Assis e agora celebram 25 anos vivendo o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo nos passos do Santo de Assis.

jufra2

Frei Joaquim Ribeiro, OFMCap, o fundador da Jufra

E esses jovens rezaram assim:

“Senhor Nosso Deus, neste ano em nos é dado celebrar os 25 anos de presença da Juventude Franciscana nas terras de Angola, imploramos que renoves em nós o Espírito que infundiste no vosso servo Francisco de Assis nosso irmão universal.

Se nos nossos corações houver a mágoa de uma ofensa recebida, a dor de uma partida, o tédio dos dias de labor, semeando a paz e o bem, a solidão dos passos na longa caminhada para a eternidade; o peso da consciência de não praticar o bem que apregoa ao mundo […]

Nós vos pedimos Senhor que ao culminar este jubileu, possamos ser jovens novos […] apaixonados por Cristo segundo os passos de Francisco de Assis […] Abri Senhor a nossa inteligência para que possamos compreender as Sagradas Escrituras, como fizestes aos discípulos de Emaús.

[…] Para que por intercessão de Maria, nossa Mama Muxima, no fim da jornada possamos dizer: «A quem iremos Senhor? Tu tens palavra de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o santo de Deus» Amém!”

jufra4Belas, simples e profundas palavras desta oração!

A Fundação Imaculada Mãe de Deus também vive um momento celebrativo com o Jubileu de 25 anos de presença da Ordem dos Frades Menores em Angola. No dia 27 de setembro, a Fundação celebrará solenemente, com a presença do Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, esse jubileu.

 

Por Frei Siro Lwamba, OFM