Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Jovens se encontram no mês vocacional

09/09/2014

Notícias

vocacionadosrjNo mês vocacional de agosto, o Serviço de Animação Vocacional do Convento Santo Antônio do Rio de Janeiro reuniu seus vocacionados para um encontro no dia 24, domingo, no Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca. A coordenação esteve a cargo do Frei Nazareno Lüdtke, com a presença de um vocacionado, oriundo da cidade de Petrópolis. Os vocacionados tiveram a oportunidade de vivenciar as atividades da fraternidade local, pernoitando no Convento. As atividades tiveram início com a Santa Missa; após a celebração, houve um momento de convivência e integração entre os jovens; a seguir, os vocacionados foram convidados ao almoço, junto à fraternidade do Convento.

No decorrer da tarde, sucederam-se momentos de oração, leitura, reflexão e de um proveitoso colóquio com o Frei Gilmar José da Silva, Reitor do Santuário de Santo Antônio. O religioso deu ênfase ao significado dos votos de pobreza, obediência e de castidade, bem como ao caráter crítico e renovador, presente na vida de São Francisco, aspectos de uma impressionante atualidade. Frei Gilmar destacou que São Francisco de Assis foi, talvez, um dos maiores “críticos” da Igreja (em obediência à voz de Cristo, no crucifixo de São Damião). Ao contrário de Lutero, Francisco, em seu amor pela Igreja, Místico Corpo de Cristo, manteve-se em comunhão e fidelidade ao Sumo Pontífice, sucessor de São Pedro; o mesmo prometem os seus filhos, no decorrer dos séculos.

Ao término das atividades, o promotor para as vocações, Frei Nazareno, recomendou maior assiduidade às leituras (sobretudo com temática vocacional), bem como à vida de oração. O religioso recomendou aos jovens, a participação ativa e efetiva, na vida paroquial, de suas comunidades de origem. O próximo encontro vocacional está previsto para este mês.

sav-vocacionalO SAV, nas pessoas de Frei Nazareno José Lüdtke (Fraternidade Franciscana Santo Antônio; Ângelo José Luiz e Robson Luiz Scudela (Fraternidade do Sagrado, Petrópolis), participou da profissão temporária à Ordem das Irmãs Pobres da Irmã Jeane Maria de Jesus Sacramentado (Jeane dos Santos Silva); ocorrido no dia 23, sábado, no Mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos, no bairro da Gávea, Rio de Janeiro. Data, a propósito, muito significativa para as Américas, pois é comemorada a primeira santa do continente: Santa Rosa de Lima, religiosa, da Ordem Terceira Dominicana.

A cerimônia foi presidida pelo Pe. Philippe-Marie Schoenenberger, Pároco da Basílica da Imaculada Conceição (Genebra, Suíça). O sacerdote destacou o valor do tesouro encontrado pela Irmã Jeane: a maravilha de estar imersa, no infinito amor de Cristo. Segundo o celebrante, a generosidade vocacional é manifestada pelo sim respondido à “batida na porta, que Jesus faz nos corações”. A alegria era visível em todos os presentes, especialmente para a Irmã Jeane, seus familiares e amigos. Após a celebração, seguiram-se breves momento de cumprimento à religiosa. A todos impressionou o semblante das irmãs que, embora em clausura, não deixaram de transparecer a alegria por viver, em espontânea pobreza, como consagradas ao Senhor. Durante um rápido colóquio, as irmãs encorajaram os quatro jovens à perseverança, na descoberta vocacional, nos passos de São Francisco de Assis.

Frei Nazareno José Lüdtke