Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Franklin Matheus renova os votos temporários

05/12/2022

Notícias

No segundo domingo do Advento (4/12), Frei Franklin Matheus da Costa, OFM, renovou os votos religiosos, por mais um ano, nas mãos de Frei José Francisco de Cássia dos Santos, OFM, delegado de Frei Paulo Roberto Pereira, OFM, Ministro Provincial desta Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que se encontra em viagem à Missão de Angola.

Frei José Francisco, guardião da Fraternidade Santo Antônio do Pari, presidiu a Celebração Eucarística às 19 horas, na Igreja Santo Antônio do Pari, saudando Frei Franklin, o povo e seus confrades, que vieram das quatro Fraternidades de São Paulo, entre eles os Definidores Frei Fidêncio Vanboemmel e Frei Robson Luiz Scudela.

Frei Tiago Gomes Elias, no comentário inicial, saudou as religiosas e o povo de Deus: “O profeta Isaias escrevendo de forma poética nos fala de um sonho em que, do tronco de Jessé surgiria um broto e do broto uma flor – o messias – e sobre ele repousaria o Espirito do Senhor. Hoje em torno dessa profecia a Igreja se reúne, nas fraternidades das Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica, Irmãs catequistas Franciscanas, Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, Irmãs de Cristo Operário, assim também com a presença das Irmãs Scalabrinianas, Irmãs de Santa Maria e Ordem Franciscana Secular e todo povo de Deus, para animar e encorajar a Renovação dos Votos de Frei Franklin Matheus da Costa, na Ordem dos Frades Menores. Pedimos a intercessão de São Francisco de Assis para que nosso irmão persevere no Seguimento de Cristo Pobre e Crucificado”.

Este rito é próprio do religioso que depois de fazer o noviciado, por alguns anos, renova o compromisso de viver os conselhos evangélicos de sem nada de próprio, castidade e obediência até que faça a profissão perpétua dos votos. Este período é chamado de Tempo de Profissão Temporária.

Após a homilia, seguiu-se o rito de renovação, quando o delegado do Ministro Provincial rezou: “A exemplo de nosso Pai São Francisco, que costumava repetir: 1Comecemos, irmãos, a servir o Senhor Deus, porque até agora pouco ou nada fizemos’, elevemos, irmãos caríssimos, a nossa oração a Deus nosso Pai, de quem procede a perseverança no bem, que conceda o auxílio de sua graça a este nosso irmão que, hoje, quer renovar sua profissão na Ordem Franciscana”. Frei Franklin, então, prometeu, durante um ano, a vivência dos conselhos evangélicos ao modo de São Francisco de Assis. Em seguida, ele assinou o documento desta renovação.

Frei Franklin residiu nesta Fraternidade em 2022 durante o Ano Missionário, etapa formativa depois do tempo de Filosofia, onde esteve a serviço da evangelização no Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade).
Frei Franklin Matheus da Costa nasceu em Heliodora (MG) no dia 13/04/1999. É filho de Ana Lúcia da Costa e irmão de Pâmela da Costa Barbosa. Com 13 anos fez o acompanhamento Vocacional na Paróquia Porciúncula de Santana, em Niterói (RJ), e ingressou no Seminário São Francisco em Ituporanga (SC) no dia 2 de fevereiro de 2014, onde cursou e concluiu os estudos do Ensino Médio. Em seguida, fez o Postulantado em Guaratinguetá em 2017. Ingressou no Noviciado de Rodeio em 2018, quando fez a profissão temporária na Ordem dos Frades Menores no dia 10 de janeiro de 2019. Cursou Filosofia no instituto São Boaventura, de 2019 a 2021. Em 2022, fez a experiência de Ano Missionário e segue agora para Petrópolis, onde vai residir e cursar Teologia durante quatro anos.