Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica são acolhidas no Convento das Graças

08/02/2013

Notícias

Na festa da Apresentação do Senhor, no dia 2 de fevereiro, o Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel acolheu, durante a celebração de Ação de Graças, às 16 horas, as Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica no Convento de Nossa Senhora das Graças, em Guaratinguetá, São Paulo. Além das Irmãs da Congregação, que agora terão este convento como residência, participaram da celebração frades da Província, representantes das Congregações femininas de Guará e os 16 jovens que ingressaram na etapa do Postulantado neste ano no Seminário Frei Galvão.

Em sua homilia, Frei Fidêncio refletiu que o encontro do velho Simeão e da profetisa Ana com o Menino Jesus expressa o Antigo dando as boas vindas ao Novo Testamento. Lembrou ainda que o gesto de Maria em colocar o Menino nos braços dos dois anciãos significou a sua entrega à humanidade num gesto de coragem, apontando para os momentos de alegria e de dor. O Ministro também destacou a figura da profetisa Ana como a figura feminina na missão evangelizadora do templo e conselheira espiritual.

Dirigindo-se à comunidade dos fiéis da Igreja Nossa Senhora das Graças, Frei Fidêncio assim se expressou: “Nós, Frades Menores, não nos despedimos de Guaratinguetá. Apenas pedimos ajuda às Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica para, juntos, apresentarmos Jesus à humanidade, através de nossa missão evangelizadora na Igreja”.

O Ministro reforçou o compromisso dos Frades Menores na colaboração com a comunidade das Irmãs no atendimento dos fiéis e celebração da Eucaristia, exortando-as a serem novas “Anas” para o povo.

“Com essa manifestação de carinho, amizade, generosidade, partilha e confiança, nós, Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica, fomos acolhidas no Convento das Graças. Com alegria, agradecemos a Deus por nossos Irmãos Menores e suplicamos que envie à Província da Imaculada Conceição do Brasil abundantes graças e bênçãos. Que possamos corresponder à confiança que nos foi dada e continuar o bonito trabalho e fecunda missão que os frades desenvolveram nesse local por tantos anos. Que a exemplo de Maria, apresentemos Jesus às pessoas que recorrerem a esse lugar mariano e, como a profetisa Ana, sejamos a figura feminina que saberá deixar as marcas do amor de Deus no coração e na vida de todos”, agradeceu Irmã Vicentina Monteiro, Provincial das Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica.

Um pouco de história

A Congregação das Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica foi fundada no dia 2 de maio de 1854. Foi neste dia que partiram do Convento das Irmãs Franciscanas na cidade de Dillingen, na Alemanha, quatro Irmãs – Maria Ludovika Wille, Maria Adelheid Dollinger, Maria Pia Spar e Maria Hedwig Bader -, com destino a Au am Inn, na Baviera, Alemanha, a fim de fundarem a nova Congregação e uma escola de educação para meninas.

Depois de escalarem altas montanhas, em meio a orações e medo, foram recebidas carinhosamente pelo pároco da pequena Cidade de Au, Monsenhor Joseph Rödle e diversas autoridades religiosas e civis, inclusive o representante do Rei Ludoviko, dando início à Congregação das Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica. Neste início, elas tiveram como residência o antigo Convento dos Agostinianos, que devido à guerra estava fechado por mais de 50 anos. A Congressão cresceu e, em 1921, enviava ao Brasil as primeiras missionárias: Ir. Benedicta Tafelmeier, Ir. Bonifatia Vordermayer, Ir. Ludmilla Schropp e Ir. Willibalda Mayer. Hoje, com sede provincial em  Pindamonhangaba (SP), a Congregação tem 27 irmãs, que estão presentes no Estado de São Paulo e Nordeste. Ir. Vicentina Monteiro foi eleita Provincial em 2008 para um mandato até 2014.

 

Da esq. para dir.: Ir. Bonifatia Vordermayer, Ir. Benedicta Tafelmeier, Ir. Ludmilla Schropp e Ir. Willibalda Mayer.