Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Santa Clara: delicadeza e força

10/08/2017

Notícias

triduo_100817

São Paulo (SP) – O segundo dia do Tríduo em preparação para a Festa de Santa Clara foi celebrado nesta quarta-feira (9/11), às 15 horas, durante a Celebração Eucarística no Convento São Francisco, no Centro de São Paulo. O pároco e reitor Frei Alvaci Mendes da Luz presidiu a Celebração e abordou o tema “Santa Clara Mulher”, quando destacou a força e a delicadeza do carisma de Clara de Assis.

Frei Alvaci ressaltou a audácia e comprometimento da fundadora da Segunda Ordem Franciscana ao tomar a decisão de largar tudo e se dedicar inteiramente ao seguimento de Cristo, Pobre e Crucificado. A ela se juntaram muitas irmãs que ficaram conhecidas como Damas Pobres de São Damião.

Durante a homilia, o frade recordou a história de Santa Clara, marcada pela dedicação em seus trabalhos, pela coragem em enfrentar exércitos com o poder da fé (episódio em que a cidade de Assis foi invadida pelos sarracenos), e de negar privilégios oferecidos ao seu mosteiro. “Ela queria o privilegio de ser pobre”, disse Frei Alvaci.

triduo_100817_1

Sua imagem foi comparada à mulher cananeia, citada no Evangelho do dia (Mt 15, 21-28). Segundo o Frei Alvaci, assim como a personagem do texto bíblico, que mesmo sendo ignorada insistiu para que Jesus salvasse sua filha, Clara também é sinônimo de teimosia e perseverança.

Refletindo sobre a espiritualidade da seguidora de São Francisco de Assis, disse o frade que ela encondia na fragilidade física uma grande mulher, exemplo no seu tempo e ainda mais hoje.

Frei Alvaci definiu Santa Clara em duas palavras: delicadeza e firmeza. Delicadeza do feminino e firmeza de quem acredita em um ideal.

O Convento e Santuário São Francisco celebra Santa Clara com Missas Solenes durante todo o dia nesta sexta, 11 de agosto: 07h30, 10h30, 12h00, 15h00 e 18h00.

A Missa das 10h30 celebrará o Jubileu de 190 anos de fundação da Faculdade de Direito do Largo São Francisco.