Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Santa Clara é celebrada na Paróquia Nossa Senhora do Rosário

12/08/2021

Notícias

Vila Velha (ES) – Com muita alegria, a Comunidade Santa Clara se reuniu na noite da quarta-feira (11/8) para celebrar a Solenidade de sua Padroeira. Como bem lembrou o pároco, Frei Djalmo Fuck, que presidiu a celebração, é uma alegria encontrar a comunidade reunida, já que no ano passado não foi possível. Este ano, graças às flexibilizações das normas sanitárias e ao avanço da vacinação contra a Covid-19, foi possível celebrar de forma presencial, respeitando o distanciamento e o uso de máscara e álcool, mas também no formato virtual, com transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Em sua homilia, Frei Djalmo destacou a feliz coincidência de celebrar a Festa de Santa Clara na Semana Nacional da Família, já que Clara sempre procurou viver em comunidade. O pároco lembrou que, além da nossa família de sangue, temos também a família espiritual que é chamada de Igreja, dada a Deus por nós, e que, em ambas as famílias, passamos por tribulações mas não podemos jamais perder a esperança.

 

Esta Comunidade, amparada por sua Padroeira, jamais perdeu a esperança. ‘Podem nos tirar tudo, só não podem nos tirar a esperança’. […] É como olhar para Santa Clara com o Ostensório na mão: podem lhe tirar tudo, menos aquilo que ela carrega de mais importante, que é Jesus no Santíssimo Sacramento.

Dando continuidade à sua reflexão, o frade recordou que Santa Clara sempre encontrou na comunidade e em Jesus forças para permanecer firme e fez um importante lembrete aos fiéis: “Ninguém pode viver longe da família ou da comunidade. Na família encontramos o alimento necessário para existirmos enquanto seres humanos e, na comunidade, o espaço para vivermos nossa fé. Ainda não conseguimos nos reunir plenamente, mas sabemos da necessidade de viver em comunidade. Estamos habituados a acompanhar tudo pelas redes sociais, mas o grande desafio que permanece assim que tudo isso for passando é resgatar a vida em comunidade que se faz no encontro, para rezar, receber a Eucaristia, ouvir a Palavra, festejar. Não existe uma realidade que substitua o encontro por mais belo que seja participar das celebrações em casa. Isso não é suficiente, pois os discípulos de Jesus precisam uma hora se encontrar, não podemos viver uma fé ‘delivery’, pois uma hora precisamos ir para o fogão. Olhando para Santa Clara, precisamos recuperar a alegria do encontro!”

Ao final da Missa foram sorteados terços e uma bicicleta para os paroquianos que participaram dos dias de festejo na Comunidade. A cada dia, ao chegar para a celebração, eles receberam um número para concorrer aos prêmios no dia Solene. Além dos brindes, ao sair da Igreja, eles também puderam receber um delicioso bolo preparado por voluntários da Comunidade, o bolo de Santa Clara.


Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Rosário