Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ordenação presbiteral e primícias de Frei Douglas Machado

27/09/2015

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel e Moacir Beggo

São José (SC) – A Primeira Missa do neopresbítero Frei Douglas Paulo Machado foi celebrada neste domingo, 27 de setembro, com muita solenidade na Capela São Miguel e Santa Rita, em São José (SC), onde reside sua família. A data coincidiu com a festa do Padroeiro São Miguel, que liturgicamente é celebrado com os Santos Arcanjos no dia 29 de setembro, mas foi transferida para este domingo.

meioA chuva, que cancelou a procissão pelas ruas com a imagem do Padroeiro, caiu por toda a manhã, mas o povo da Comunidade e os fiéis de Concórdia lotaram a igreja na bairro Areias, em São José. O pároco Frei Kelvin Konz acolheu os paroquianos, visitantes e frades que participaram da celebração.

Frei Douglas escolheu para pregador desta sua Primeira Missa como presbítero o orientador do Seminário e Aspirantado de Ituporanga, Frei Alberto Eckel, que, em uma homilia curta, foi didático ao falar sobre os arcanjos e deixou a sua mensagem com clareza e sentimento ao neopresbítero. “Celebrar a festa dos Arcanjos não é simplesmente uma devoção, nem mesmo uma crença em seres espirituais e de luz, como outras denominações religiosas os entendem. A propósito, São Gregório Magno nos lembra que a palavra anjo não indica a natureza, mas a função, o ofício, o serviço de anunciar. Assim, anjos são aqueles que anunciam fatos menores e arcanjos são os portadores das grandes notícias da história da Salvação. Os nomes que os arcanjos recebem – Miguel, Gabriel e Rafael – expressam, pois, uma dimensão da ação poderosa e salvadora de Deus ao longo da história”, explicou Frei Eckel.

 

“Assim, celebrar os arcanjos é reconhecer a bondade, o cuidado e o carinho que Deus tem para com seu povo. Miguel (Quem como Deus?) é o defensor dos amigos de Deus. É aquele que acompanha os justos e os defende em todas as adversidades e momentos de tentação. Gabriel (Força de Deus) é aquele que, dentre outras missões, foi o encarregado de anunciar a vinda do Messias e seu nascimento. Rafael (Deus cura), por sua vez, acompanhou e protegeu o jovem Tobias ao longo de sua viagem, trazendo também a cura ao seu pai”, acrescentou o pregador.

Ao neopresbítero, Frei Eckel lembrou que o lema escolhido por ele – “…como Cristo amou sua Igreja e se entregou por ela” (Ef 5,25) – orientará o seu ministério presbiteral. “Frei Douglas abraça toda a Igreja num ato de amor, assim como o Cristo o fez. É um amor que aniquila-se a si mesmo, numa entrega incondicional e gratuita. É o amor e o serviço realizados no mistério da Cruz, testemunhado e anunciado por tantos homens e mulheres ao longo da história, verdadeiros anjos e profetas destemidos que também foram capazes de amar e morrer por sua Igreja, pelo povo de Deus, assim como o Cristo o fez”, emendou.

meio2

“Esta é a vocação e a missão de Frei Douglas: anunciar com a vida e a palavra o amor de Deus, em Jesus Cristo, pela Igreja, pelo seu povo, pela humanidade inteira. É também a vocação e a missão de todos nós: testemunhar com a vida e a palavra o encontro com Jesus Morto-Ressuscitado, em quem Deus manifesta toda a sua força e seu amor. É a vocação e a missão de toda a Igreja: ser anunciadora – ser anjo – da entrega e do amor de Jesus, que nós fazemos memória, celebramos e contemplamos, juntos com todos os anjos e arcanjos, nesta Eucaristia”.

Adirleia de Moraes Alves Jeremias falou em nome da comunidade, agradecendo a Frei Douglas pela escolha do local para celebrar a Primeira Missa e ao pároco pelo empenho e dedicação. “É uma grande dádiva para a Paróquia a ordenação de um padre entre nós”, disse, acolhendo os peregrinos de Concórdia. Por último, leu os nomes dos festeiros deste ano e os festeiros que vão cuidar da festa no ano que vem.

Frei Evandro Balestrin, pároco em Concórdia, agradeceu pela acolhida e pediu a proteção dos Arcanjos para esta caminhada que se inicia na vida sacerdotal.  A manhã festiva terminou no Salão Paroquial com o almoço. Neste domingo, Frei Douglas ainda presidirá a Santa Missa às 19 horas na Paróquia Santa Cruz, onde foi ordenado ontem.