Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

II Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan

16/08/2022

Notícias

Agudos (SP) – No último final de semana, 13 e 14 de agosto, a juventude de Agudos foi convidada a meditar sobre o seu chamado no segundo Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan. O evento começou por volta das 14h no sábado com uma caminhada da comunidade São Francisco de Assis até o Seminário Santo Antônio, e encerrou com a Celebração Eucarística na manhã do domingo às 10h, reunindo cerca de 50 jovens de toda a região.

Durante a caminhada os jovens fizeram três paradas para refletir a sua relação com Deus e o seu chamado na sociedade e na Igreja. Na Paróquia São Paulo Apóstolo foi realizada a primeira parada, quando se refletiu sobre a vocação à vida, um chamado comum a todos, e a motivação foi feita pela Rosana Padial e pelo Frei André Gurzynski, da pastoral da Ecologia Integral.

Já mais à frente, na Paróquia Santo Antônio, uma outra vocação, também universal, foi apresentada aos jovens: a vocação à santidade. A animação e a motivação dessa parada foi do Padre Felipe Gomes, vigário, e do seminarista Gabriel Fantinati, da diocese de Bauru.

     (toque nas imagens para ampliá-las)

A última parada antes do Seminário aconteceu na praça do sol, e nessa todos tiveram a oportunidade de refletir sobre suas escolhas e os caminhos que têm seguido, foi também nessa parada que se apresentou as vocações específicas da Igreja.

No Seminário, eles tiveram momentos privilegiados para estar diante do Santíssimo, momentos de mística e espiritualidade, além dos momentos de partilha e de formação. Nessa última eles puderam escolher uma entre as cinco vocações apresentadas para participar de uma oficina. Foram elas: Vida religiosa consagrada, apresentada pelas Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Bauru; Vocação Familiar, apresentada pelo Gustavo e a Daniela, casal de ministros na Paróquia; Vocação Sacerdotal, apresentada pelo Frei Ladí Antoniazzi; Vocação do leigo, apresentada pela Isabela Gaspar, Pascom da paróquia; e a vocação missionária, apresentada pelo Frei André Gurzynski.

Na manhã de domingo, dia dos pais, o acampamento aconteceu também para os pais, que levaram do Seminário o trabalho de cultivar a semente que foi plantada no coração de cada um, com obras e palavras. A missa de encerramento foi presidida pelo guardião do Seminário, Frei Ademir Sanquetti, que manifestou o seu entusiasmo pela juventude reunida e recordou-lhes que não há outro caminho senão seguir a Cristo.

Essa foi a segunda edição do Acampamento que leva o nome de Frei Carlos Pierezan, homenagem singela ao confrade que faleceu em 2019 e que, em seus anos em Agudos, esteve muito próximo da juventude, sempre trazendo questionamentos oportunos sobre as vocações em suas homilias e rodas de conversa.


Frei Gilberto Silveira da Costa Junior, OFM.