Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Alverne reúne jovens do Rio de Janeiro e Espírito Santo em Tanguá

07/05/2023

Notícias

Tanguá (RJ) – Entre os dias 5 e 7 de maio, foi realizada a 2° edição do Alverne RJ x ES, em Tanguá (RJ). O encontro contou com a presença de cerca de 50 jovens do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com o tema “Virtudes Cavalheirescas”, o  encontro foi assessorado por Frei Vitório Mazzuco e sua equipe da Pastoral Universitária da USF, Vanessa Araújo, Irmã Janaína de Souza e Elisângela Cadoni.

A cozinha foi integrada pelas “tias” da Rocinha e de Niterói; e pelo Frei Heberti Senra Inácio, da Rocinha. Durante as formações, Frei Vitório abordou os elementos presentes no Código da Cavalaria Medieval: Fidelidade, lealdade, obediência, controle das palavras, vassalidade, nobreza de costumes, prodigalidade, cortesia, prudência, coragem, gentileza, heroísmo, segredo.

No sábado, dia 6, foi realizada a adoração ao Santíssimo, um momento emocionante, que pôde aproximá-los ainda mais da presença do Espírito Santo. Outra oportunidade interessante foi a customização que eram similares às dos camponeses na época de São Francisco. Após vestir seus trajes cavalheirescos, eles apresentaram-se diante do Frei Vitório com suas virtudes escolhidas. Tiveram a imposição da espada sobre eles, recordando que devem assumir o compromisso de buscarem avançar diante de suas dificuldades e alcançar sua virtude, o que os levará a conseguir todas as demais.

O luau no fim da noite foi um momento de confraternização essencial para criar um ambiente acolhedor e fraterno entre os presentes. A cantoria ficou por conta do Karaokê. Com suas mentes e estômagos devidamente preenchidos foram dormir satisfeitos e com o gás renovado para o último dia de Alverne.

No domingo, 7, às 9h, participaram da Santa Missa organizada pelos próprios jovens, momento crucial para permitirem que os tantos frutos colhidos durante esses dias pudessem assentar em seus corações.

(toque nas imagens para ampliá-las)

Logo após o almoço, realizou-se um momento de mística, trazendo à tona todas as virtudes Cavaleirescas e finalizando com uma adoração ao Santíssimo Sacramento.

Ao final, todos puderam retornar aos seus lares com a mensagem de não permitir que seus aprendizados ficassem somente com eles, mas tendo a missão de transmitir a todos o caminho árduo, mas incansável de São Francisco de Assis e Santa Clara na busca por Cristo, mesmo que haja dificuldades no processo.

O Encontro faz parte do Itinerário Franciscano criado pelo Conselho Provincial de Juventudes, da Província Franciscana da Imaculada Conceição.

Esperamos que eles possam ter perseverança para persistir na caminhada e serem cada vez mais o rosto em que os irmãos vejam o espelho de Deus. Que São Francisco e Santa Clara intercedam por todos!


Equipe de Comunicação do Alverne