Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Igreja da Vila Clementino lota para a ordenação diaconal de Frei Roberto Ishara

15/04/2012

Notícias

A ordenação diaconal de Frei Roberto Ishara lotou a Igreja  São Francisco de Assis, na Vila Clementino, em São Paulo, no segundo  domingo da Páscoa (15/4), às 19 horas. Na presença do Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, do Vigário Provincial, Frei Estêvão Ottenbreit, do Definidor Geral para o Brasil, Fr ei Nestor Inácio Schwerz, do representante do Ministro Geral da Ordem para as Irmãs de Vida Contemplativa, Frei Rafael Blanco e  de bom número de frades das Fraternidades do Regional de São Paulo, Dom Tomé Ferreira da Silva, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal da Região Ipiranga acolheu o pedido de Frei FIdêncio e ordenou diácono Frei Roberto Ishara. Na procissão de entrada, ele entrou na Igreja ao lado de seus pais Mário Yuko e Nely Eiko e acompanhado de seus 4 irmãos, cunhados, e seus 4 sobrinhos. A Família Ishara era só contentamento.
O Bispo ordenante Dom Tomé fez uma brilhante pregação destacando em cinco pontos o significado e missão do diácono na Igreja. O Bispo foi muito feliz ao lembrar a Frei Roberto que ele tem um modelo de santo, entre tantos outros, que perfeitamente viveu esta proposta evangélica na radicalidade: São Francisco de Assis. Convidou-o a buscar em São Francisco de Assis o exemplo de fidelidade ao Evangelho e à Igreja, numa vida simples, de serviço à Igreja e aos irmãos, na simplicidade de quem se coloca na atitude de lavar os pés dos irmãos, no cuidado dos doentes e de modo muito especial na solidariedade com os mais pobres.
Frei Roberto, que foi transferido de Petrópolis, no final de 2011, ao término do curso de Teologia, para a Sede Provincial, foi acolhido no início deste ano de 2012 em nossa Fraternidade e assumiu nosso Projeto Fraterno de Vida e Missão nesta Paróquia de São Francisco de Assis na Vila Clementino. Entre outros trabalhos, ele ajuda na coordenação da Liturgia e catequese e, juntamente com Frei Euclydes Pezzamiglio e um bom grupo de leigos, faz a animação da Pastoral da Saúde e visitação aos doentes nos quase 10 hospitais do perímetro da nossa paróquia. Com sua simplicidade, alegria, cordialidade e vestido sempre com o burel franciscano, podemos bem imaginar o quanto de simpatia Frei Roberto congrega ao seu redor.  Isto ficou evidenciado durante a ordenação diaconal, quando o povo espontaneamente, por várias vezes, aplaudiu Frei Roberto.
No final da celebração de ordenação, Frei Fidêncio , tomando a palavra, apresentou os dois confrades, Frei Alisson Zaneti e Frei Jeferson Broca, colegas de turma de Frei Roberto, que no dia 21 de abril viajaram  para a Missão em Angola. Frei Djalmo Fuck, nosso Pároco, que acolheu o Bispo e apresentou todos os frades no início da celebração, também ao final agradeceu a presença de todos e passou a palavra ao recém-ordenado diácono, que agradeceu a todos. Foi novamente muito aplaudido. A Ordenação Presbiteral de Frei Roberto Ishara será ainda neste ano, no dia 20 de outubro, às 15 horas, na Igreja São Francisco de Assis, junto à Sede Provincial.
Frei Mário Luiz Tagliari