Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Geral celebra segunda em São Paulo

08/02/2018

Notícias

Moacir Beggo

São Paulo (SP) – Durante uma semana, de 12 a 17 de fevereiro, o Governo Geral e o Definitório da Ordem dos Frades Menores não terão expediente em Roma. Nesta semana, a Cúria Geral se muda para São Paulo com o Encontro do Ministro Geral e seu Conselho com os frades das Conferências do Cone Sul (Argentina, Chile e Paraguai) e do Brasil.

Em nível mundial, a Ordem se organiza em províncias e custódias, cujos ministros formam conferências por região ou por afinidade linguística (de acordo com as Constituições da entidade, no Art 227). Entre os objetivos estão a colaboração entre as entidades no campo da formação e da evangelização, além da união entre elas pelo bem comum da Ordem. É com estas propostas que desembarcam no histórico Convento São Francisco da Província da Imaculada Conceição, no centro de São Paulo, o Ministro Geral Frei Michael Perry, o Vigário Geral Frei Julio César Bunader e os Definidores: Frei Caoimhín Ó Laoide (Conferência língua inglesa), Frei Ignacio Ceja (Conferências Guadalupana e Cone Sul), Frei Nicodeme Kibuzehose (Conferência Africana); Frei Ivan Sesar (Conferências Norte-Slovena e Sul-Slovena); Frei Jürgen Neitzert (Conferência Europa Central), Frei Lino Gregorio Redoblado (Conferências Asiáticas); Frei Valmir Ramos (Conferências Bolivariana e Brasileira) e Frei Antonio Scabio (Conferências da Itália e Península Ibérica).

Ministro_Geral110218_lado“Estando no Brasil, o Definitório Geral, que tem a missão de animar a Ordem inteira, terá a oportunidade de vivenciar um pouco a eclesiologia e o franciscanismo inseridos numa realidade muito próxima da vida do povo. A Conferência Brasileira já deu passos muito importantes de colaboração, seja no campo da formação ou da evangelização. Normalmente, o relacionamento dos ministros é muito fraterno, sincero, aberto à colaboração. Isto cria um ambiente muito favorável para unir as forças num Brasil tão grande e com tanta diversidade”, acredita o brasileiro Frei Valmir Ramos, destacando a presença sempre muito atuante dos franciscanos no Brasil e o que podem oferecer para toda a Ordem.

O último encontro do Ministro e seu Definitório no Brasil foi em Manaus, em 2011, quando era Ministro Geral Frei José Rodriguez Carballo. “Ao menos uma vez a cada 6 anos as Conferências devem reunir-se com o Definitório Geral tendo a finalidade de: comunicar as questões mais importantes, tratar assuntos relacionados à vida da OFM naquela região; propor assuntos de interesse comum para o Capítulo Geral. Estes encontros permitem ao Definitório Geral conhecer melhor a Ordem espalhada pelo mundo”, detalhou Frei Valmir, que adiantou que na programação os frades visitarão as obras sociais do Serviço Franciscano de Solidariedade em São Paulo, onde há projetos que atendem a população em situação de rua, população que vive e convive com doenças sexualmente transmissíveis, serviço de reciclagem, adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, terceira idade, crianças e idosos. Na sexta-feira, os frades conhecerão o Santuário da Padroeira do Brasil em Aparecida e a cidade de Guaratinguetá, onde nasceu o primeiro santo brasileiro: o franciscano Frei Galvão.

Segundo Frei Valmir, o encontro com as Conferências tem o objetivo também de conhecer as várias realidades em que os frades vivem e atuam. “Sair de Roma significa investir neste conhecimento para ampliar a visão sobre a realidade da Ordem no mundo”, explica.

Para Frei Valmir, as “Diretrizes de animação do Definitório Geral para os anos 2018 e 2019” orientam a Ordem nos seus vários encontros, mas a metodologia do Ministro Geral Frei Michael é inicialmente ouvir. Nos dois primeiros dias, os Ministros Provinciais apresentarão as várias situações das Conferências e das entidades. “Depois, Frei Michael faz uma palestra levando-se em conta o que viu e ouviu com linhas orientativas para a animação da vida e missão dos frades nestas Conferências. Ele também vai colocar o panorama atual da OFM no mundo e as iniciativas mais importantes, sejam para sanar dificuldades, sejam para dar passos de crescimento como Ordem e como Família Franciscana”, adianta o Definidor brasileiro.

O Ministro Geral, Frei Michael Perry, preside a Celebração Eucarística às 7h30 no dia 12 (segunda-feira), na Igreja do Convento São Francisco. O Ministro Provincial anfitrião, Frei Fidêncio Vanboemmel, abre o evento e, em seguida, será feita a apresentação de cada entidade. Frei Michael encerra o evento no dia 16, sábado, com a Celebração Eucarística, também na Igreja do Convento.

O Ministro Geral já está em São Paulo e, neste domingo, concelebrou a Santa Missa das 10h30, presidida por Frei Gustavo Medella, que apresentou Frei Michael aos fiéis. No final da Celebração, ele abençoou os fiéis com a Bênção de São Francisco.

Ministro_Geral110218_meio