Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Geral retorna a Roma depois de sua recuperação

27/01/2020

Notícias

Cinco meses após sofrer um grave acidente de bicicleta, o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Michael Perry, está de volta à Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores em Roma, Itália. Acompanhe abaixo a carta do Ministro agradecendo as orações e detalhando os próximos passos de sua recuperação:


Caríssimos irmãos,

O Senhor vos dê a paz!

Desejo confirmar as notícias de meu retorno à Cúria Geral. É muito bom voltar “à casa” e assumir novamente as tarefas que me foram confiadas pelo Senhor e por vós, meus irmãos.

No período da reabilitação, senti fortemente a vossa presença, irmãos, que incessantemente estáveis rezando por mim. Muito obrigado aos irmãos da Cúria Geral e a todos que estiveram em contato comigo por e-mail, por carta, com uma visita fraterna. Temo não ter respondido a todos aqueles que me escreveram: queiram aceitar esta nota como sinal da minha gratidão pelo cuidado afetuoso que manifestaram diante de minhas lutas.

Desejo também agradecer às Damas Pobres (Clarissas), às Concepcionistas e aos membros da Família Franciscana pelo apoio de suas orações. Deus abençoe a cada um de vós na vocação à qual fostes chamados.

Uma palavra especial de gratidão dirijo a Frei Julio Bunader, Vigário Geral, que junto com o Definitório Geral assegurou a direção da Ordem durante a minha ausência. Deus abençoe a cada um de vós e reforce sempre a colaboração e comunhão entre nós que estamos a serviço da Ordem.

Os médicos de Chicago fizeram um trabalho excelente colocando novamente juntos os pedaços de meus ossos. Agora caminho com uma bengala, mas só temporariamente. Já fui capaz de caminhar até três horas seguidas, exercitando e alongando os músculos da perna esquerda, que foi a mais danificada pelo impacto do acidente de bicicleta. Espero logo poder caminhar sem nenhum auxílio, e finalmente, reaprender a andar de bicicleta. Sim, ainda sou um pouco “louco”.

O tempo da recuperação me possibilitou a ocasião para refletir sobre minha vida, minha vocação, sobre a vida dos frades da Ordem, da Igreja, do mundo e de perguntar-me onde estamos caminhando como Frades Menores em tempos de mudança radical. Pude encontrar diversos frades, um biblista e um teólogo, para começar a encaminhar um projeto do assim chamado “Relatório do Ministro geral aos Frades da Ordem”. Minha esperança é que este relatório, que espero enviar à Ordem até o fim de novembro de 2020, provoque uma séria reflexão, análises, discussões, que faça emergir ideias e propostas concretas para ajudar a preparar e a acolher o futuro com inteligência, coragem, esperança e alegria no espírito da Laudato Si’. É claro que isto implica em uma visão ecológica integral, radicada na relação com Deus, com os irmãos, com toda a humanidade e com a criação. Para isto, peço a todos os frades da Ordem que continuem a estudar e a dialogar sobre o material contido nos vários documentos preparados nestes últimos cinco anos, sobretudo sobre o Documento Final do Conselho Plenário de 2018, em Nairóbi, no Quênia.

Deus abençoe a cada um de vós, meus irmãos, que procurais cada dia viver em profunda amizade com Deus; que manifestais o vosso empenho nos valores da fraternidade e da missão em modo simples e concreto; e que, como nós, sonhais juntos o sonho que Deus tem para o futuro da Ordem dos Frades Menores.

Roma, 27 de janeiro de 2020.


Foto: Ministro Geral durante o encontro com os Ministros Provinciais em primeiro mandato, que está em andamento na Cúria Geral.