Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola tem novo Governo

27/07/2022

Notícias

 

Na tarde deste dia 27 de Julho, quarta-feira, na capela da Fraternidade São Francisco, em Palanca, os frades – sendo 17 professos solenes votantes – elegeram o novo Conselho da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA), para o triênio 2022-2024. O novo Conselho está constituído por: Frei Ivair Bueno de Carvalho, presidente; Frei José Morais Cambolo, Frei Marco Antonio dos Santos e Frei Ermelindo Francisco Bambi, conselheiros.

O Ministro Provincial da Província da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Paulo Roberto Pereira, perguntando a cada um dos frades recém-eleitos se aceitava o ofício a eles confiado, como resposta ouviu: “Sim, aceito com ajuda de Deus e dos irmãos! ”

O novo presidente da FIMDA
Frei Ivair Bueno de Carvalho é natural de Sorocaba (SP), Brasil. Nasceu em 31 de janeiro de 1973. Filho de Aparecido Benedito Bueno e de Therezinha de Carvalho Bueno, entrou na Ordem dos Frades Menores através da Província da Imaculada Conceição do Brasil, em 1993. Fez a Primeira Profissão religiosa em Rodeio (SC), no dia 09 de janeiro de 1998, e Profissão Solene no dia 30 de Julho de 2005. Estudou Filosofia no Instituto São Boaventura, em Curitiba (PR), Brasil, e Teologia no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis (RJ), Brasil. Em 2001 foi enviado como missionário em terras angolanas, trabalhando em Luanda, Malange e Kibala. Retornou ao Brasil por um tempo e regressou a Angola em 2009. Atualmente é guardião da Fraternidade Santo Antônio – Noviciado de São José – em Kibala (Cuanza Sul).

Da esquerda para direita: Frei José Cambolo, Frei Ivair Bueno de Carvalho, Frei Marco Antonio e Frei Ermelindo Bambi.

Último dia da Assembleia Capitular na FIMDA

A Assembleia Capitular na FIMDA terminou hoje, num ambiente fraterno, sereno e festivo. Os frades renderam graças a Deus pela existência e pelo florescimento da Ordem Franciscana em Angola. Também o Capítulo serviu para eleger o novo Conselho da Fundação.

O último dia do Capítulo ficou marcado por momentos como deposição dos ofícios até então assumidos, apresentação dos Estatutos Revisados, votação das propostas do triênio, eleição do novo Governo e leitura do relatório do visitador, Frei César Kulkamp. Na leitura do relatório, Frei Paulo ressaltou a existência do entusiasmo vocacional e espiritual, o zelo apostólico, e o desejo notável de crescimento da identidade franciscana em terras angolanas.

Ressaltou também a existência do acolhimento saudável das diferenças culturais. Por outra, pediu que se evite a divisão no seio das Fraternidades, pois ela é danosa e compromete a qualidade da vida fraterna. Apelou a que se evite a sobrecarga de trabalhos, pois “toda a nossa dedicação pode nos levar ao esgotamento físico ou espiritual, quando não é feita moderadamente. Mas também é necessário evitar o laicismo”, enfatizou.

Na sequência, Frei Paulo pediu que haja maior transparência econômica e maior cuidado nas relações. “É preciso que as nossas relações fraternas gerem vidas para além do formalismo”, para tal “é necessário investir naquilo que nos une e nos cura, e não naquilo que nos divide”, frisou Frei Paulo. Animando os seus confrades, pediu-lhes que arrumassem mais tempo de estar, rezar e estudar juntos, e que cultivassem uma convivência descontraída e leve, evitando tensões desnecessárias.

              (toque nas imagens para ampliá-las)

“Todos nós passamos. A perenidade é um atributo divino. É preciso não perder a consciência fraterna e não se apropriar dos bens comuns. Que nenhum irmão viva isolado, mas viva para e a partir da fraternidade”, pediu o ministro provincial.

“Não podemos viver apartados do mundo real. A crise econômica hoje é mundial. Por isso, temos que mudar os nossos hábitos e melhorar a gestão e a transparência econômica e financeira”, apelou o frade. Frei Paulo lembrou também a necessidade de se pôr em ação o JPIC (Justiça e Paz e Integridade com a Criação), de modo a se poder ter uma pastoral que atenda as pessoas que acorrem às cidades em busca de serviços e melhores condições de vida e os mais vulneráveis da sociedade, para além de dialogar com os organismos do Estado e outras instituições sociais.

O Capítulo terminou com a Celebração Eucarística. Na homilia, Frei Paulo, dirigindo-se aos membros do novo Governo, disse que a missão que irão desempenhar é de servir a todos como irmãos. “Irmãos entre irmãos, sejam ministros, servos dos irmãos”. E olhando para Frei Ivair, novo presidente da FIMDA, apelou: “Frei Ivair, seja dedicado, zeloso no serviço aos irmãos, seja servidor de todos”, e terminou pedindo orações para o novo Conselho. A seguir, convidou o novo presidente a tecer algumas palavras aos irmãos. Frei Ivair frisou que “a vida consagrada é um tesouro encontrado em campo comum. Precisa ser cuidada e animada entre irmãos. Que o Espírito Santo nos conduza em sermos uma Ordem de irmãos, frades menores. Como Francisco, comecemos, porque até agora pouco ou nada fizemos”.


Frei Canga Mazoa, Frei David da Conceição e Frei Tomás Joaquim