Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fundação de Angola participa da Conferência Africana sobre proteção de menores

16/02/2024

Notícias

De 1º a 16 de fevereiro de 2024 aconteceu, em Nairóbi, capital do Quênia, o encontro da Conferência Africana da Ordem dos Frades Menores sobre a tutela de menores e adultos vulneráveis. O encontro foi organizado pela cúria Geral da Ordem dos Frades Menores, e pela comissão do ofício da Tutela de Menores e Adultos Vulneráveis (TMAV), onde Frei Albert Schumucki é o coordenador e Frei Joseph Conderen, secretário. O facilitador o Padre Stéphane Joulain, dos sacerdotes Missionários de África. Estavam presentes 55 frades vindos de todas as entidades da Ordem dos Frades Menores na África. Representando a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola estavam presentes Frei Ermelindo Francisco Bambi e Frei Santana Sebastião Cafunda.

A casa do encontro

O encontro aconteceu na casa das Imãs  Dimesse Sisters. Um espaço acolhedor, arborizado, belíssima construção. Trata-se de uma casa de encontro pertencente às Dimesse Sisters. Essa congregação foi fundada por um frade, na Italia, em 1579. É um espaço que tem todas as condições necessárias para um frutuoso encontro.

 Abertura

A abertura foi feita pelo Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli. Na ocasião, o ministro deu boas-vindas aos frades, apresentou o programa e incentivou os frades a participar de forma eficaz e frutífera do encontro. No mesmo dia, à noite, o Ministro seguiu sua jornada para a República Democrática do Congo.

Frei Santana Sebastião Cafunda, o Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, e Frei Ermelindo Francisco Bambi.

O encontro

No primeiro dia de trabalho, os frades foram convidados a apresentar as diferentes formas de abuso existentes nos seus países, regiões e culturas. Este trabalho foi feito em grupos por proximidades linguísticas.

No plenário foi destacado que África é um Continente que tem uma longa história de abusos, desde os tempos dos reis; o tráfico de escravos; o colonialismo; as guerras tribais e políticas; a corrupção da parte dos estados; a exploração sexual; casamentos precoces; o trabalho infantil. Falou-se ainda que muitos crianças e mulheres africanas que são levadas para exterior do Continente, com propostas de formação e de emprego, mas, infelizmente, lá tornam-se escravas sexuais e exploradas com o trabalho infantil. Outra preocupação levantada foi a cultura islâmica que tem ganhado espaço na África. É uma cultura muito fechada e “misteriosa”, nela acontecem muitos abusos.   Em suma, o Continente Africano é alvo de muitos abusos.

Por outro lado, vê-se também da parte dos estados e nações, um esforço na criação de leis e normas que a proteção de menores e vulneráveis.  Em quase todos os países se tem visto um esforço dos estados para combater os males dos abusos.

O abuso sexual de crianças e adultos vulneráveis é uma realidade dolorosa que afeta comunidades em todo o mundo. Junto a ele encontramos também o abuso de poder, o abuso psicológico, o abuso espiritual.

Os assuntos tratados

Durante as palestras, foram compartilhadas experiências e estratégias para prevenir e enfrentar os abusos na Igreja e na sociedade.

A proteção das vítimas e a responsabilização dos agressores foram temas centrais das discussões. A vítima deve ser olhada sempre com caridade, sem julgamento, sem lhe atribuir qualquer culpa.

Geralmente, o abusador apresenta sinais. Por isso, a conscientização sobre os sinais de abuso e a importância de denunciar são essenciais para garantir a segurança das crianças e a de adultos vulneráveis .

Tem crescido na África os abusos dentro da Igreja. Muitos abusos aconteceram no passado, hoje, as vítimas já adultas, vão até as autoridade eclesiais fazer as suas denúncias. Por outro lado,  muitos abusos também acontecem em nossos dias e também cresce e a consciência do denuncianismo.

Os assuntos, todos eles na mesma perspectiva, perpassaram a moral, a psicologia, o direito canônico, o direito civil, testemunhos de pessoas que foram abusadas e outras que trabalham que pessoas vulneráveis.

(toque nas imagens para ampliá-las)

Tutela é responsabilidade de todos

A tutela envolve a responsabilidade de cuidar e proteger os mais frágeis, assim como Jesus nos ensina nos Evangelhos.

Os Frades Menores têm um papel fundamental na promoção da justiça e na defesa dos direitos das crianças e vulneráveis, assim como São Francisco teve a coragem de beijar o leproso.

Durante o encontro foram discutidas estratégias para fortalecer a tutela e garantir que as entidades franciscanas estejam comprometidas com a segurança e o bem-estar dos mais necessitados.

Dentre elas, cada entidade deveria elaborar um regimento sobre a tutela de menores e adultos vulneráveis e encaminhar para a cúria Geral.

Todas as entidades devem criar comissões de tutela de menores e adultos vulneráveis.

 

(toque nas imagens para ampliá-las)

Desafios

A formação contínua dos frades, especialmente em relação à proteção de menores, é essencial.

O assunto sobre tutela deve ser tratado desde a formação inicial. As entidades devem ser rigorosas nos critérios para a seleção dos candidatos à vida Religiosa franciscana.

A Conferencia também realçou que as entidades não deveriam estar isoladas. É importante trabalhos conjuntos, sobretudo nos projetos sociais.

Esse encontro dos Frades da Conferência em Nairóbi reafirmou o compromisso franciscano com a justiça, a solidariedade e a proteção dos mais vulneráveis. Que essas reflexões inspirem ações concretas em prol de um mundo mais seguro e compassivo.

Celebrações

Durante os 16 dias, a Eucaristia  era celebrada em diferentes idiomas.  Para destacar, estavam presentes  frades de língua portuguesa, francesa e inglesa. Foi notável os esforços dos irmãos em aprender os novos idiomas. Os Frades angolanos animaram e presidiram a celebração no dia 13, terça-feira de carnaval.

Passeio

O Quênia é conhecido por ser um país com grande potencial turístico. Basta ver as zonas as verdes, as belas praias de Malindi e tantos outros encantos.

O sábado, 10 de fevereiro, foi reservado para conhecer a linda cidade de Nairóbi. Com uma arquitetura moderna, Nairóbi destaca-se como uma das cidades mais lindas, limpas e desenvolvidas da África. Chama atenção o cuidado com o meio ambiente, muito verde!

Tivemos a oportunidade de conhecer a Fraternidade dos Estudantes de Teologia, a Basílica da  Sagrada Família, e, por fim, uma visita guiada no Museu Nacional de Nairóbi. No final do dia visitamos o Provincialado, onde o provincial e a Fraternidade local nos receberam com um delicioso almoço.

Resta-nos agradecer à Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores, a Província de São Francisco do Leste de África pela organização e realização de tamanho encontro.

 

Compromisso

Os frades da Conferência Africana, reunidos em Nairóbi de 1-16 de fevereiro, estamos conscientes de que a tutela de menores e adultos vulneráveis está na essência do carisma franciscano e da Igreja Universal. Por isso, assumimos, com firme coragem, de viver o atual desafio da Igreja, formando frades e outros agentes da pastoral para melhor tutela, e nunca optar pelo silêncio.


Nairóbi 16 de fevereiro de 2024

Frei Ermelindo Francisco Bambi