Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Conferência Africana da Ordem dos Frades Menores se reúne na África do Sul

20/09/2023

Notícias

Joanesburgo (AS)  – Decorre na África do Sul a 7ª Sessão da Conferência Africana da Ordem dos Frades Menores. O encontro teve início nesta segunda-feira, dia 18, e termina dia 22 de Setembro. Conta com a presença do Definidor Geral para África, Frei Victor Quematcha, e representantes de 12 entidades.

As exposições e comunicações estão sendo feitas em inglês e francês. Em momentos muito particulares também se usa o italiano. Os dois primeiros dias foram reservados à partilha da Vida e Missão das entidades. Entre alegrias, desafios e esperanças, de forma estatística, é visível o florescimento do Carisma Franciscano na África. Igualmente, os Ministros provinciais, Custódios e Presidentes das fundações se alegram com a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA). Os ministros dão graças a Deus e enaltecem o esforço grandioso da Província da Imaculada Conceição do Brasil pela partilha, crescimento e consolidação da Ordem Franciscana em Angola. A FIMDA está entre as entidades com maior número de frades no Continente Africano.

Durante a assembleia vão merecer destaque assuntos como: a releitura das principais comemorações e Jubileus da Ordem, síntese da última reunião da Conferência Africana no Togo (Lomé) – 2022, preparação do encontro do Definitório Geral com a Conferência em janeiro do próximo ano em Nairóbi (Quénia), proteção de menores e vulneráveis, autossustentabilidade financeira das entidades.

Participam desta Conferência: Frei Virgile Agbessi, da Província do Verbo Encarnado – África Ocidental; Frei Fredick, Província de São Francisco de Assis – África do Leste; Frei Gregoire Bowa-Kateta, da Província de Santa Maria dos Anjos – República Democrática do Congo (RDC); Frei Andre Marhabale, da Província de São Benedito Africano – República Democrática do Congo (RDC), Frei Siphelele Paul Gwanisheni, da Província de Nossa Senhora Rainha da Paz – África do Sul; Frei Stéphane Delaveue, da Custódia dos Santos Mártires – Marrocos; Frei Lage Afonso, da Custódia de Santa Clara – Moçambique; Frei Armando Cossá, da Custódia de São Francisco de Assis – Guiné Bissau; Frei Thomas Makamure, da Custódia do Bom Pastor – Zimbábwe; Frei Canga Manuel Mazoa (representando Frei Ivair Bueno de Carvalho Presidente da FIMDA), da Fundação Imaculada Mãe de Deus – Angola; Frei Jerôme, da Fundação da República Centro Africana; Frei Peter Tindo, da Fundação São Francisco de Assis – Sudão Norte e Sul. Ausências da Província da Santa Sagrada Família – Egito, Custódia da Imaculada Conceição – Madagascar; Fundação de Nossa Senhora da África – Congo Brazzaville.

Outrossim, vale dizer que: por Conferência da Ordem dos Frades Menores se entende o organismo da Ordem que reúne Ministros Provinciais, Custódios e Presidentes de Fundação de uma certa região geográfica. Para sua formação e constituição carece no mínimo de 5 entidades. Tem por objetivo favorecer encontros periódicos, partilha da missão evangelizadora, a sinodalidade entre os representantes das Províncias, Custódias e Fundações e colaborar com a Ordem na animação da família franciscana na região em questão. No caso de África, a Conferência se reúne uma vez por ano. Conta com 15 entidades, sendo 6 Províncias, 5 Custódias, 4 Fundações, 3 Presenças Franciscanas.  Dos 54 países que o Continente Africano tem, os fraades estão presentes em 32 países.


Frei Canga Manuel Mazoa