Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Comunicação faz o 1º encontro regional em Pato Branco

07/05/2013

Notícias

Por Frei Gustavo Medela

Com o objetivo de buscar maior integração entre as diferentes iniciativas que compõem a Frente de Evangelização da Comunicação, Frei Gustavo Medella, coordenador provincial do setor, reuniu-se, nesta segunda-feira, dia 06 de maio, com toda equipe de trabalho da Fundação Celinauta, de Pato Branco, PR, que abrange as Rádios Celinauta (AM), Movimento (FM) e a TV Sudoeste (afiliada à Rede TV). O encontro se realizou na sede da fundação e teve início às 15h30.

Frente EvangelizaçãoApresentado ao grupo e acolhido pelo presidente da Fundação, Frei Clésio Wiggers, Frei Gustavo inicialmente rezou com todos o “Salmo da Comunicação”. Em seguida, apresentou em linhas gerais as propostas da Província Franciscana da Imaculada Conceição no que diz respeito à Evangelização da Comunicação, área assumida como prioritária no último Capítulo Provincial, em 2012. “Na Frente da Evangelização da Comunicação, nossa meta é avançar cada vez mais num trabalho marcado pelo diálogo, pela aproximação, pela ajuda mútua e pela comunhão”, explicou.

O frade também aproveitou a ocasião para partilhar algumas ações que já vêm sendo realizadas, como a visita a todos os tranalhos de comunicação realizados na Província, como a reunião mensal da Frente de Evangelização da Comunicação em São Paulo, os planos em relação à WebTV Franciscanos, ao programa de rádio Sala Franciscana, projetos de parcerias e outras iniciativas. “Sempre que posso, tenho insistido em duas ideias que, gostaria, fossem sempre recordadas em todas as nossas ações: ‘Nós trabalhamos muito! E trabalhamos bem! O que precisamos é trabalhar mais juntos!’ e ‘Nós podemos discordar, e é bom que haja diferenças. O que não podemos é deixar de nos comunicar’”, destacou o frei.

No momento seguinte, Frei Gustavo partilhou com o grupo as conclusões e propostas apontadas no II Congresso de Evangelização e Missão da América Latina e do Caribe, realizado entre 21 e 27 de abril em Canindé, no Sertão do Ceará, no que diz espeito à comunicação:

CONCLUSÕES

A) Comunicação é mais do que transmissão de mensagens ou informações. Trata-se de uma experiência, de um encontro transformador, que toca o profundo dos corações daqueles que se comunicam.

B) Os avanços tecnológicos na área das comunicações influíram decisivamente no seio da humanidade, dando origem a uma nova cultura, novos modos de relação, de organização do pensamento, de armazenamento da memória. O grande desafio é compreender o modelo de humanidade gestado a partir desta cultura da comunicação e buscar impregná-la do Evangelho de Cristo.

C) A Comunicação é uma dimensão transversal, que perpassam o nosso carisma, nossa espiritualidade e também nossa prática Evangelizadora.

PROPOSTAS

• As entidades priorizem a formação de seus frades para que sejam efetivos evangelizadores da Cultura da Comunicação, conhecendo-a a fundo e de modo profissional.
• As entidades reconheçam a Comunicação como uma Frente de Trabalho prioritária e invistam na formação de frades e leigos para atuarem neste campo.
• Com relação aos veículos de comunicação sob nossos cuidados, as entidades se empenhem ao máximo na busca de um trabalho em rede, com soma total de esforços, energias e potencialidades na Evangelização pela Comunicação.
• Como irmãos menores, pacíficos e humildes, que busquemos contribuir, com todos os nossos esforços, através da produção de material impresso, audiovisual e também com a presença nas redes sociais e na internet, para uma comunicação pelo diálogo, pela paz e pelo respeito à criação.
• Nos ambientes onde atuamos, trabalhar, com todos os nossos parceiros e também em nossas fileiras, a consciência crítica diante dos múltiplos apelos antievangélicos que nascem da Cultura da Comunicação, recorrendo ao apoio de especialistas quando necessário.
• As conferências promovam congressos, encontros, cursos e debates que tratem da questão da comunicação.
Após a exposição, houve espaço para diálogo, com perguntas, observações e questionamentos. Na quarta-feira, dia 08 de maio, Frei Gustavo vai a Curitibanos, onde se encontra com a equipe de trabalho da Fundação Frei Rogério, composta pelas Rádios Coroado (AM) e Movimento (FM). Além de praticamente todos os funcionários, participaram também do encontro Frei Nelson Rabelo e Frei Felipe Gabriel (Felipinho).