Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frente da Comunicação se reúne na USF

30/09/2016

Notícias

com_30092016

A Frente de Evangelização da Comunicação se reuniu nesta quinta-feira, 29 de setembro, no campus de Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF), que está em festa pelos 40 anos de fundação. Os participantes deste encontro regional, que reúne os diferentes serviços desta Província Franciscana da Imaculada Conceição, puderam conhecer as reformas no prédio da Universidade e atividades que estão sendo realizadas para marcar esta data.

O coordenador da Frente de Evangelização, Frei Gustavo Medella, e todos os participantes dos serviços como o Pró-Vocações, Associação Bom Jesus (Curitiba), Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), Sala Franciscana, Sede Provincial e USF foram acolhidos pelo reitor Joel Alves de Sousa Júnior, que falou deste momento festivo da USF, da importância da comunicação hoje e desse “compartilhamento” de informações que a Frente promove. O encontro foi realizado em uma das recém-inauguradas salas Web de Aprendizagem.

Antes da partilha dos trabalhos, Frei Gustavo propôs a reflexão de uma entrevista do filósofo colombiano Luis Ignacio Sierra Gutiérrez, publicada pelo Instituto Humanitas Unisinos, sobre a confluência entre o Evangelho e a comunicação. “As pessoas podem ficar fascinadas pelas tecnologias em si mesmas, e não aproveitar a riqueza que elas proporcionam para aprofundar e enriquecer a questão dos vínculos e relações interpessoais ou interculturais que podem vir de uma tecnologia eletrônica”, alerta o doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos e mestre em Comunicação Social pela Universidade Católica de Louvain la Neuve, na Bélgica.

Segundo o filósofo, estamos atravessando um período da história da humanidade no qual a midiatização tem preponderância. “Temos a possibilidade de formar uma sociedade quase que hipnotizada pela tecnologia, que faz uso dela somente pela novidade”, diz, lembrando que a questão da moda e do status também aparece muito nessas circunstâncias. “Há, porém, as pessoas que querem fazer mais reflexão crítica do processo tecnológico da midiatização. Assim, penso que estamos ainda aprendendo muito sobre o que está havendo”, avalia o mestre em Comunicação.

ed_2798380674111357Frei Medella lembrou que o Papa Francisco pede com insistência para se criar ambientes de encontro. “Como podemos ser promotores dessa boa comunicação?”, perguntou. Segundo o frade, um dos conceitos de evangelizar é provocar e despertar o que o outro tem de melhor. Segundo a coordenadora de Comunicação e Marketing do Bom Jesus, Marília Rogacheski, falta um amadurecimento na sociedade para acolher essa grande gama de informações produzida pelas mídias sociais e o conhecimento para lidar com rapidez desses meios. Marília disse que as instituições de ensino estão diante de um grande desafio. “Hoje, estamos aprendendo a lidar com essa nova comunicação. Um caso simples envolvendo um aluno, e que poderia ser resolvido na escola com tranquilidade e bom senso, toma roporções inimagináveis quando é divulgado no grupo de alunos e pais do Whatsapp”, lembrou.

Segundo o diretor presidente da CNSP-ASF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, é fazendo bom uso das novas ferramentas de comunicação que nasceu o Festival Cultura da Paz, uma atividade que faz parte das festividades dos 40 anos. “Trata-se de uma proposta que rompe com o modelo de sala de aula, propiciando uma gama diversificada de atividades. Tudo acontece no hall de entrada do prédio central, onde a programação é aberta para alunos e professores. Este espaço serviu de atrativo para a cultura do encontro”, explicou Frei Thiago, acrescentando que se trata de uma proposta a ser criada em outros campi por alunos e professores. “Ela não vem de cima”, adianta.

Em termos estruturais, o prédio central está em obras. No mês de agosto, foram inaugurados o Salão Nobre Frei Agostinho Salvador Piccolo (in memoriam), o Anfiteatro Frei Fábio Panini (in memoriam), além das duas Sala Web de Aprendizagem. Outra grande obra é o Centro Tecnológico (CT), com área de 1500 m², para oferecer aos estudantes atividades práticas durante toda a graduação. No total serão sete laboratórios: Termofluídos, Estrutura e Materiais de Construção Civil, Técnicas de Construção Civil, Física e Eletricidade, Topografia e Geociências, Sistema LEAN (Produção Enxuta) e Maquetaria, que atenderão alunos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção e Engenharia Química.

Os próximos encontros regionais estão agendados para 26 de outubro em São Paulo e o 23 de novembro em Cambui, Campinas, encerrando o ano.